Livro: Ki in daily life p. 115 a 116 - BE CANDID
1- Tenha a mente como um espelho
Não somente durante o treinamento de ki,, porém quando se está aprendendo qualquer coisa, a sinceridade é essencial. Algumas pessoas são incapazes de aprenderem qualquer coisa devido a experiências anteriores fracassadas. Essas pessoas possuem o que chamamos de maus hábitos. Elas julgam as coisas baseadas na sua limitada experiência e pensam que o que lhes serve é correto e o que não lhes serve é errado. O progresso não ocorre desta forma.
Considere um copo cheio d’água. Se colocarmos mais água dentro dele a água irá derramar e somente um pouco restará dentro do copo. Uma vez que o copo esteja vazio, ele será preenchido com muita água nova. Se sua cabeça estiver cheia com várias coisas, não entrarão coisas novas que você queira aprender. Sendo franco com a mente como um espelho é uma boa forma para esvaziar sua cabeça de coisas inúteis. O aprendizado com Ki é a disciplina que permite um grande progresso na mudança de um mundo que enfatiza o corpo para um mundo que centraliza no espírito, de um mundo que pensa em dualidades, para um que pensa em absolutos, de um mundo de conflito para um de paz. Seria como se passasse de um mundo de ondas de sons para um supersônico.
Se você não utilizar toda humildade ao estudar ki, este não irá permanecer consigo.
Algumas pessoas decidem em seus corações de uma vez por todas que não irão acreditar no que qualquer pessoa diga. Talvez pensem que se elas não forem desconfiadas alguém irá enganá-las Tudo possui interpretação boa e ruim. Desconfiança constante encoraja somente interpretações negativas e a incapacidade de pensar bem até mesmo para as coisas boas.
Entretanto é perigoso acreditar em tudo que se ouve porque você não pode saber onde tal credulidade irá liderá-lo. Porém a pessoa que está convencida que pode duvidar de tudo no mundo deve conduzir uma vida de desconfiança dela mesma.
Uma jovem professora encontrada por Tohei Sensei nos EUA perguntou-lhe para contá-la sobre ki. Tohei Sensei explicou-lhe da idéia que a mente controla o corpo e o princípio do braço indobrável. Então foi estendido o braço da professora o mais tenso e estendido possível, e Tohei Sensei dobrou o braço. “Você pode dobrar meu braço porque sou muito fraca”. “Muito bem” disse Tohei sensei, “Desta vez não tensione seu braço, mas pense com todo seu ser que sua força espiritual está fluindo milhares de quilômetros adiante.” Ela parecia fazer o que foi pedido, mas Tohei Sensei podia ainda dobrar seu braço. Tohei sensei estava tentando compreender o fato. Era capaz de dobrar o braço porque ela não conseguia pensar como havia sido pedido. Quando lhe foi pedido para pensar sinceramente naquilo que estava fazendo ela disse que assim o fazia, porém em várias tentativas Tohei Sensei sempre foi capaz de dobrar seu braço. Portanto, como maiores explicações seriam infrutíferas, Tohei Sensei pediu para outra mulher que estava próxima para ajudá-los. Tohei Sensei pediu-lhe que tensionasse seu braço. Ela assim o fez e a professora era capaz de dobrá-lo. A seguir, Tohei Sensei pediu a uma nova assistente para relaxar o braço e concentrar e sua força espiritual fluindo milhares de quilômetros para a frente. Então Tohei Sensei solicitou à professora para tentar dobrar seu braço, o que não lhe foi possível. A Segunda mulher disse, “Isso é maravilhoso, entendo exatamente.” A professora insistiu que ela não podia dobrar o braço da outra pois esta era mais forte, apesar da professora ser a maior das duas. Tohei Sensei disse que a professora foi capaz de dobrar seu braço pois ela o havia tensionado, e a professora respondeu, “Ela deixou dobrar o braço de propósito.” Apesar da Segunda mulher negar a afirmação, a professora se recusava teimosamente em acreditar. Não havia sentido tentar prosseguir com as explicações. Tohei Sensei poderia ter continuado se a conversa fosse em japonês, porém seu inglês era insuficiente para prosseguir com a tarefa.
A Bíblia ensina que aqueles que acreditam são abençoados. Pessoas do tipo dessa professora estão convidando infelicidade a elas mesmas. Tohei Sensei tenta imaginar que tipo de psicologia ela ensina na sala de aula. Seu copo d’água está cheio de água e nenhuma água nova pode entrar.
Apesar desta professora ser um caso extremo, seu tipo é comum em uma maior ou menor extensão. Pessoas deste tipo estão atrasando seu próprio progresso. Pensamentos positivos são diferentes que negativos, entretanto muitas pessoas confundem os dois. Se tirarmos nossas máscaras e pensarmos diretamente, poderemos dizer para nós mesmos o que é correto e o que é errado. É bom estudar e aprender , mas não há sentido atrasar o progresso de alguém pelo uso da imaginação nos caminhos da desconfiança. No treinamento de ki uma pessoa sincera com a mente como um espelho progride velozmente para aquela razão.
(trad. Kendi Chikude_
Conheça os 5 princípios do aprendizado com Ki
.
Um comentário:
é incrivel como a sociedade consegue manter a maioria das pessoas sempre ''cegas''
felizmente existem pessoas que se preocupam em ensinar esse tipo de coisa
Postar um comentário