sexta-feira, junho 02, 2006

Nona parte de entrevista Inédita (em português) de Tohei sensei

Crime e Justiça

- O que o senhor pensa de filmes do gênero Western e Samurai.?
- Eu gosto deles porque são de fácil entendimento, uma forma de puro entretenimento, um bom espetáculo. Nos antigos filmes de Samurai, você conseguia diferenciar os bons dos maus, diferente dos filmes modernos cujos enredos são pouco claros, onde os maus vencem e escapam sem que seus crimes tenham conseqüências. Eu também aprecio assistir filmes de samurai pelo mesmo motivo que gosto de Kabuki. Você pode dizer com um rápido olhar se as pessoas estão com e mente e corpo unificados, e isso é uma coisa bela e excitante de se ver nas pessoas. Se eles não o fazem, eu mudo de canal. Eu costumo assistir westerns do passado, mas não os de hoje. Os atuais possuem enredos implausíveis e personagens não convincentes. Os homens maus que estão detidos subitamente escapam sem nenhum esforço. Os heróis vencem apenas pela boa aparência!

- O senhor ensinou Ki-Aikido para a polícia, FBI, e Serviço Secreto. Como o senhor os ensinou a manter a calma e deter pessoas perigosas, ou alguém que está drogado e fora de controle?
- Se a pessoa é perigosa, está drogada ou fora de controle, a única coisa a se fazer é aprisiona-la a força. Eles estão temporariamente fora de si, então não faz sentido conversar a respeito de direitos humanos. Se eles estão colocando outras pessoas em risco, eles precisam ser detidos, e após voltarem a si, dialoga-se.

Os olhos como uma janela para a alma

- Em uma obra-prima como o retrato da Mona isa de Leonardo da Vinci, os olhos parecem seguir ou acompanhar você enquanto você se move pela sala. Eu tenho percebido o mesmo como a fotografia do senhor no Dojo. Como o senhor desenvolveu essa visão que abrange tão largo campo de visão?
- Isso é algo natural, como os nossos olhos refletem o que eles vêem. Quando voc~e encara algo, coloca tensão no rosto e comprime o foco. Olhos suaves (relaxados) mantém-se sobre tudo. Isso não é nada especial, apenas o resultado natural do olhar relaxado. Nos esportes as pessoas têm a idéia errada quendo lhes é dito para “manter os olhos na bola”. Esse é um bom modo de perde-la. Quando você relaxa seus olhos você pode ver de um modo amplo, e seu corpo faz o resto.

- O senhor fala da importância de ler rápido e amplamente para desenvolver flexibilidade mental. O senhor pode explicar melhor como fazer isso?
- É claro que é uma boa idéia fazer isso, e uma técnica fundamental que você pode aprender na escola. O problema hoje é que há muito mais livros do que antes, mas não tantos que são dignos de serem lidos. De fato, você ler todas as palavras da maioria dos livros é séria perda de tmepo. Leitura rápida, ou fazer uma varredura nas páginas com os olhos suaves é um bom modo de rapidamente absorver o conteúdo. Se isso realmente valer a pena, você pode voltar e ler novamente para absorver o que precisa.

- Como uma pessoa pode aprender a parar de fumar ou perder peso?
- Eu ensino um método que aprendi de meu professor Tempu Nakamura, descrito em detalhes em meu livro Ki in Daily Life (Ki na vida diária).A idéia básica é usar um espelho para dar a si mesmo uma forte afirmação antes de ir dormir. Isso mergulha no seu subconsciente e trabalha enquanto você dorme tanto quanto durante o dia, ajudando você a superar os maus hábitos pu formar hábitos melhores. Muitas pessoas tentam usando afirmações e não t~em sucesso porque eles usam palavras como “Eu estou ...” sem subconscientemente acreditar no que diz. É melhor olhar para o espelho e dar o comando a si mesmo como se estivesse falando com outra pessoa, “ você está...”. Para ter sucesso você também precisa persistir usando a técnica, não simplesmente desistir após uma ou duas tentativas. Toma tempo mudar hábitos subconscientes que se formaram durante anos. Você deveria fazer isso todas as noites antes de ir para a cama, e então ir direto deitar sem outras distrações. Fale a si mesmo no espelho, “Você odeia tabaco!”. Gradualemten esses pensamentos virão à sua mente todas as vezes que pegar um cigarro, e no devido tempo você irá perder o interesse. É importante focar na mudança de um hábito de cada vez. Para corrigir um hábito antigo pode levar até seis meses, mas freqüentemente demora menos. Não é fácil, como gostaríamos, quebrar um mau hábito. Gradualmente você assumirá melhor auto-controle, e poderá abandonar maus hábitos mais rapidamente, mesmo os mais críticos. Tentações não o carregam para todos os lados tão facilmente quando você usa sua vontade. Eu tive o hábito de fumar durante anos, mas quando eu decidi abandonar, eu me convenci que eu realmente não gostava daquilo, então foi fácil parar. A mesma abordagem funciona bem com outros hábitos.

Nenhum comentário: