terça-feira, abril 29, 2008

Teste San Dan - trecho

Tetsuzan Kuroda









Okamoto Sensei - Daito Ryu

Para fins de comparação com Shioda Sensei. Não para ver quem é melhor, mas para perceber diferentes modos como é utilizado Aiki.





Shioda Gozo

Shioda Sensei é dos mais interessantes para se observar a característica vertical de seu aikidô. Reconhecido pelo grupo Daito Ryu como sendo um verdadeiro herdeiro do estilo. Aikidô com muitas características da arte de Takeda Sensei.
Outro ponto a atentar é como Aiki é utilizado. O conceito de Aiki como tendo, entre suas características, fazer desaparecer a força do adversário. No vídeo 3 podemos ver o segurança do senador Kennedy exprimentando kokyu dosa.





Vídeo Antigo de Tohei Sensei

Yoshigasaki Sensei

Vídeo antigo de instrução

Vídeos de instrução. É importante lembrar que Tohei sensei sempre deixa claro que um ponto importante do estudo de Aikidô é colocar-se sempre em situação de pesquisa, buscado aprimorar as técnicas e desenvolver os conhecimentos. Evitar simplesmente copiar o que já foi feito mas, ao contrário, entender e aprimorar. Como exemplo pode ser dado o próprio Tohei sensei, assim como Ueshiba Sensei que fazia questão de salientar que ele estava a cada dia desenvolvendo ainda mais o aikidô, e que os alunos não deviam copiar as técnicas feitas em tepos anteriores.