terça-feira, dezembro 22, 2009

O principal objetivo do Ki-Aikidô




Poucas coisas podem ser vistas, ou ouvidas, ou mesmo sentidas, n aplenitude do que realmente são. No geral, nossas percepções estão filtradas por juízos e valores tão díspares e incongruentes que, no dia mais radiante, tornam a sensação mais clara diamante no lodaçal. Ou, para ser mais contemporâneo, pixel na tela de uma TV Telefunken.
O objetivo final do Ki-Aikidô é a unicidade com o Universo. A realização disso não depende de criar ou encontrar algo, mas apenas dar-se conta do óbvio e implementar esse óbvio, eliminando de si as dúvidas contraproducentes. Todos fazemos parte de um contxto. Ou seja, somos parte do contxto assim como o conxto é parte de nós. Ao termos claro que assim é, desse modo nosso corpo se prepara. Nossos sentidos ficam extendidos para perceber a plenitude do contexto no qual estamos inseridos.
A questão é que nosso contexto pode ser uma sala, um relacionamento, um instante, uma vida, o universo. Se escolhemos o contexto mais estreito, assim nossos sentidos e nossos corpo trabalham. Sendo assim, devríamos escolher viver no contexto mais amplo, e assim ter uma vida mais rica.
Alguem poderia objetar: "meus sentidos não alcançam o universo. Ele é infinito". Mas, como pode ter essa certeza? E mesmo que seja verdade. Se os seus sentidos buscam o mais amplo, eles vão alcançar sua máxima capacidade de percepção.
Nas técnicas, o objetivo do AikidÔ é a harmonia como caminho, e ão a harmonia apenas com o parceiro de treinos. Se você tiver alcançado a harmonia com o universo, certamente alcançou a harmonia como caminho e também com seus parceiros.
Aceitar-se como parte do contexto maior, em um processo de troca - fluxo - livre de energia (KI) é um passo importante na realização da unicidade com o universo.