quarta-feira, junho 21, 2006

Palavras de Morihei Ueshiba - O-Sensei

“A vitória que buscamos é sobressairmos a todos os desafios e lutar até o fim cumprindo a nossa meta. No Aikidô nunca atacamos. Se você atacar primeiro para ganhar vantagem sobre alguém, isso é prova de que o seu treinamento não foi o suficiente e, na verdade, você é quem foi vencido.
“Primeiro de tudo, você deve pôr a sua vida em ordem. Em seguida, você deve aprender como manter um relacionamento ideal dentro de sua própria família. Depois disso, você deve lutar para melhorar as condições no seu próprio país e, finalmente , viver em harmonia com o mundo como um todo.
“Masakatsu Agatsu, Katsu Hayabi” é o lema do Aikidô. Quer dizer “A Verdadeira Vitória é a Vitória sobre Si Mesmo aqui e agora.
“Todos os dias da vida humana contêm alegria e ódio, dor e prazer, escuridão e luz, crescimento e decadência. A cada momento é delineado o grande plano da natureza- não se negue nem se oponha à ordem cósmica das coisas. Aguarde alegremente por cada dia e aceite o que ele lhe oferecer”.
O- Sensei
(Compilado por Ivan Marcos Okuyama sensei, in Apostila - Seminário de verão de 2005 - Academia Pesquisa de Aikidô)

Palavras de Morihei Ueshiba - O-Sensei

“Uma jornada de mil quilômetros começa com um passo. A nossa vida é o conjunto desse movimento no tempo. Não importa se você viverá mil anos, porque só pode viver nesse momento. Não o passado,não o futuro, mas o agora é o tempo da vida. O tempo passado perdeu-se para sempre;o tempo futuro nunca chega. A luz contém a sombra e nas sombras há luz. Assim também, na vida, encontramos a morte, e na morte a vida. Ambas são inseparáveis.
“Não fuja para o passado nem sonhe com o futuro. Viva o presente,esse instante e encontre nele seu verdadeiro eu.
“Agora é agora. Ontem é lembrança, amanhã esperança,mas não realidade. Não há separação entre passado,presente e futuro pois tudo está contido neste instante, nesta realidade, o momento decisivo para a reação sem hesitações. Humildade e sentimento de principiante impedem que estagnemos.“
O-Sensei
(Compilado por Ivan Marcos Okuyama sensei, in Apostila - Seminário de verão de 2005 - Academia Pesquisa de Aikidô)

Palavras de Morihei Ueshiba - O Sensei

“Quando a pessoa compreende a operação da energia em espiral e treina a si mesma na verdade do espírito,criou-se o Aiki.
“Tudo no céu e na terra respira. A respiração é o fio que une as criaturas entre si.
Quando as inúmeras variações da respiração universal podem ser sentidas, nascem as técnicas individuais do Aikidô.
“Agora e sempre, é necessário que nos isolemos entre as profundas montanhas e ocultos vales para restaurarmos o nosso elo com a fonte da vida. Inspira profundamente e deixa-te pairar nos limites do universo; expire lentamente e traze o universo que está dentro de ti para fora. A seguir, inspira toda a fecundidade e vibração da terra. Finalmente, misturar a respiração do céu e a respiração da terra com a tua respiração, tornando-te a própria Respiração da Vida.
“Considera o fluir e o refluir da maré. Quando as ondas chegam e se chocam com a margem, elas se elevam e caem, criando um som. A tua respiração deve seguir o mesmo modelo, absorvendo o inteiro universo no teu ventre em cada inalação.
Saiba que nós todos temos acesso a quatro tesouros: a energia do sol e da lua, o sopro do céu, o sopro da terra e o fluir e refluir da maré...
“Todos os princípios do céu e da terra estão vivendo em ti. A Vida em si mesma é a verdade, e isso nunca muda. Tudo no céu e na terra respira. A respiração é o fio que liga e junta toda a criação. Quando as inumeráveis variações da respiração universal podem ser sentidas, então as técnicas individuais da Arte da Paz nascem.
“O teu coração está cheio de férteis sementes, esperando para brotar. Assim como a flor do lótus brota da lama, esplendidamente, a interação da respiração cósmica faz com que a flor do espírito floresça e dê frutos para este mundo.”

(Compilado por Ivan Marcos Okuyama sensei, in Apostila - Seminário de verão de 2005 - Academia Pesquisa de Aikidô)