quarta-feira, junho 21, 2006

Palavras de Morihei Ueshiba - O Sensei

“Quando a pessoa compreende a operação da energia em espiral e treina a si mesma na verdade do espírito,criou-se o Aiki.
“Tudo no céu e na terra respira. A respiração é o fio que une as criaturas entre si.
Quando as inúmeras variações da respiração universal podem ser sentidas, nascem as técnicas individuais do Aikidô.
“Agora e sempre, é necessário que nos isolemos entre as profundas montanhas e ocultos vales para restaurarmos o nosso elo com a fonte da vida. Inspira profundamente e deixa-te pairar nos limites do universo; expire lentamente e traze o universo que está dentro de ti para fora. A seguir, inspira toda a fecundidade e vibração da terra. Finalmente, misturar a respiração do céu e a respiração da terra com a tua respiração, tornando-te a própria Respiração da Vida.
“Considera o fluir e o refluir da maré. Quando as ondas chegam e se chocam com a margem, elas se elevam e caem, criando um som. A tua respiração deve seguir o mesmo modelo, absorvendo o inteiro universo no teu ventre em cada inalação.
Saiba que nós todos temos acesso a quatro tesouros: a energia do sol e da lua, o sopro do céu, o sopro da terra e o fluir e refluir da maré...
“Todos os princípios do céu e da terra estão vivendo em ti. A Vida em si mesma é a verdade, e isso nunca muda. Tudo no céu e na terra respira. A respiração é o fio que liga e junta toda a criação. Quando as inumeráveis variações da respiração universal podem ser sentidas, então as técnicas individuais da Arte da Paz nascem.
“O teu coração está cheio de férteis sementes, esperando para brotar. Assim como a flor do lótus brota da lama, esplendidamente, a interação da respiração cósmica faz com que a flor do espírito floresça e dê frutos para este mundo.”

(Compilado por Ivan Marcos Okuyama sensei, in Apostila - Seminário de verão de 2005 - Academia Pesquisa de Aikidô)

Nenhum comentário: