sexta-feira, março 14, 2008

Seminário Kitei taigi

Ohara-sensei deu este seminário para aqueles que estão s epreparando para a competição na região da prefeitura de Kanagawa.

Pontos gerais:

* Boa postura
* Busque manter o foco de seu olhor ao redor do nariz do seu parceiro, mantendo seu campo de visão aberto o bastante para conseguir ver todo o seu corpo
* Ukemi precisa realmente tentar atingir ou agarrar, sem facilitar
* A chave para o nage é criar um ambiente no qual seja fácil seu parceiro se mover. Quando seu parceiro golpeia, sabemos que não devemos ficar no caminho e disputar com ele, colocando força contra força. Muitos de vocês podem pensar que sair do caminho ("se eu não estiver aqui então não haverá problemas") é a resposta, mas o melhor é uma resposta neutra. Nós queremos alcançar o melhor e responder positivamente, para ajudar nosso parceiro a seguir o caminho que ele deseja.

Critérios de Kitei Taigi

Shomenuchi kokyu nage irimi

* Aqui, a resposta positiva é audar seu parceiro a seguir o movimento de golpe diretamente para baixo, no caminho de seu ataque. E se ele está golpeando diretamente para baixo, ele não pode golpear para os lados rumo ao seu corpo ao mesmo tempo - ninguém pode se mover em duas direções ao mesmo tempo.

Yokomenuchi shiho nage irimi

* Encare seu oponente enquanto se afasta, ciente do quão dstante você pode se afastar e quão próximo seu parceiro pode vir com o ataque.
* Suas mãos devem vir juntas à mesma altura como quando trazemos as mãos de nossas laterais para se encontrarem frente ao corpo - não soltas acima, no ar.

Munatsuki koteoroshi

* Não pare o companheiro segurando seus pulsos. Cuide dos ombros no início, ajude o ukemi a seguir adiante e ao redor.

Katatedori ikkyo tenkan

* How to tenkan: arm down straight, not out to the side.
* On raising hands, go forward behind ukemi before turning around.

Katatori nikyo

* Ukemi precisa realmente tentar pegar o ombro, mesmo que nage dê um passo para trás.
* Se ukemi continua indo à frente com a mão na direção do ombro de nage, ukemi irá aplicar nikyo em si mesmo. Então "deixe ukemi empurrar seu ombro" - quanto mais melhor, tanto quanto seja necessário para nikyo ter efeito.
* Como em ikkyo, de um passo adiante às costas de ukemi antes de dar a volta e levá-lo ao chão.

Ushirokubidori sankyo

* Nesta situação, ukemi ataca de um determinad modo, nage desloca a mão para detê-lo e ukemi segura a a outra mão. Nage mantém a unificação de mente e corpo e lidera ukemi.
* Deixe a mão cair quando "ki chega" (não quando "ki move").
* Deixe a mão cair na direção das virilhas, leve-a acima, pegue sankyo, leve para baixo.
* Crie um fluxo ao redor de você, para cima e para baixo para o giro.