quarta-feira, junho 06, 2007

Shinshin Toitsu Aikido no JICC – Demonstração dinâmica e palestra

Por Shiori Okazaki

(Embaixada do Japão - EUA)

Dr. Shaner falando no JICC.


Você é um praticante de Aikidô ou alguém que está interessado em artes marciais?

Você deseja livrar-se das emoções negativas, como preocupação, frustração e raiva, em suas atividades na vida diária? Ou, talvez, você é alguém apenas tentando encontrar equilíbrio em uma agenda sobrecarregada.

Sejam quais forem os seus interesses, é provável que você tenha apreciado a visita de Dr. David Shanners ao JICC no dia 13 de julho. Nesse dia, o doutor Shaner, mestre do aikidô de sétimo grau, proferiu uma animada palestra e uma demonstração de Shinshin Toitsu Aikidô, com boa receptividade da platéia.

O aikidô, uma arte marcial moderna fundada na década de 1920, não é agressiva. É uma combinação de exercício físico e mental que ensina aos estudantes a harmonizar-se com seu Ki, ou força interna vital. Em vez de ataques, os praticantes submetem o oponente redirecionando a energia do ataque.

O Shinshin Toitosu Aikido é um estilo de aikidô fundado por Koichi Tohei, mestre faixa preta de décimo grau, que ensina essa arte. Shinshin Toitsudo significa, literalmente, em japonês "percebendo a unidade de mente e corpo". Consiste em cinco disciplinas trabalhadas juntas para ajudar os praticantes a experimentar, por si próprios, a unificação de mente e corpo.

O aikidô é uma dessas disciplinas, mas também há o aprendizado de meditação ki, respiração ki, e mesmo uma forma de cura e terapia através do ki chamada de Kiatsu Ryoho.

O doutor Shaner começou a palestra falando das imagens estereotipadas que as pessoas têm das artes marciais. "Atirar as pessoas por aí, já era. Não é disso que se trata, a vida não é isso", disse ele.

Shinshin Toitsu Aikidô é muito mais, é a combinação de uma forma de pensar com movimento físico. Shaner explicou a idéia que está por trás do Shinshin Toitsudo como "viver em conformidade com princípios universais". "É como viver com o vento nas costas", - ele disse – a crença que "não importa o que aconteça, terei a força do universo por trás de mim".

Ele enfatizou a importância do "self" estimulando a audiência. "Não há nada no universo que o impeça de realizar seus sonhos. Isso tem a ver com a sua mente. A única coisa que impede você de realizar seus sonhos é você mesmo".

Demonstrou o quanto pensar e concentrar afetam as pessoas, pedindo a uma mulher para subir ao palco. Pediu-lhe que pensasse com seu centro (apontando para a área próxima do umbigo) e então a empurrou, ela não se moveu. Mas quando ele pediu-lhe para pensar com o alto da cabeça, ela perdeu o equilíbrio ao ser empurrada. Isso demonstra o quanto qualquer um pode experimentar de estabilidade natural, equilíbrio e ritmo quando está calmo e relaxado (pensando com seu centro). Em contraste, estando sob stress e tensão, "nossa mente sobe" (pensamos com o alto da cabeça), então percebemos imediatamente a perda de nossa estabilidade e força naturais.

Ele também disse que o melhor meio de se relacionar com um oponente em uma luta, ou com alguém com quem estamos tendo um problema pessoal, em casa ou no trabalho, é tendo "compaixão e conexão" com essas pessoas. "Você e eu não somos seres separados. Eu crio separação quando sinto raiva, ódio e diferença", observou ele. Para demonstrar isso, ele pediu a um homem do auditório que o empurrasse. Quando o homem o empurrou, dr. Shaner foi fácilmente deslocado alguns passou para trás. Mas, quando dr. Shaner saiu do seu lugar e parou ao lado do homem, este viu-se, subitamente, empurrando o vazio.

Usando essa demonstração física como exemplo, dr. Shaner ajudou a platéia a entender diretamente que a melhor forma de dirigir-se a um oponente é "conduzindo primeiro sua mente". Isto é, você deve mudar seu pensamento quando encara qualquer problema ou conflito e estabelece "primeiro o auto-controle". Sua primeira tarefa é acreditar profundamente que "Eu devo respeitar a opinião da outra pessoa", ele disse. E explicou que, nesse exercício simples e fácil de entender, ficou literalmente do mesmo lado do homem, tentando ver as coisas a partir da perspectiva dele. Desse modo, ambas as pessoas podem resolver o problema de novas formas, de novas perspectivas.

Isso é uma metáfora, diz dr. Shaner "para lidarmos com problemas e conflitos na vida diária. A solução do problema começa conosco mesmo, especificamente na nossa mente."


Além destes dois exemplos, o doutor Shaner utilizou diversos exercícios com o auditório para ilustrar seus pontos. Em muitas ocasiões, ele pediu à platéia para ficar de pé e praticar os movimentos, com a ajuda de alguns de seus estudantes de aikidô que estavam espalhados entre o público.

Pessoas da platéia, que encontraram outras pela primeira vez, conectaram-se, à medida em que trabalharam juntas em um grupo. Praticando, elas mesmas, os movimentos parecia dar-lhes uma melhor compreensão do que se dizia.

Shaner sensei é o instrutor chefe da Eastern Ki Federation e treinou Shinshin Toitsudo com o mestre Koichi Tohei durante mais de 38 anos. Ele teve uma audiência pessoal com sua Majestade o Imperador Akihito na Residência Imperial do Japão. Com PH.D. em Filosofia Japonesa, é professor e catedráticos do Departamento de Filosofia da Furman University, na Carolina do Sul. Sua experiência como professor ficou evidente com sua palestra dinâmica.

Com tópicos que variaram de filosofia à vida pessoal do conferencista, passando por demonstrações de aikidô e até um pedido para movimentos específicos, a sessão de perguntas e respostas que sucedeu à palestra proporcionou uma das mais animadas respostas da platéia vistas no JICC.