sexta-feira, novembro 17, 2006



Mônica Infante dá aulas no Centro de Desenvolvimento de Ki. Laura Miranda é aluna de Ki-Aikidô. Vamos assistir o uso do Ki em um belo trabalho de arte.

segunda-feira, novembro 13, 2006

Oneness Rizumuu Taissô

Oneness é o exercício ritmico de unificação. Clique no título e veja vídeos mostrando os movimentos.

peso em baixo

Muita gente busca relaxar apenas onde se sente tenso, comprimido. No geral, é uma atitude saudável que, no entanto, não traz todo o conforto esperado.
Quando você quer que alguém relaxe completamente, primeiro você dá a ele apoio. Com mo corpo e com a mente acontece o mesmo. Antes de relaxar, primeiro dê apoio.
Aqui faz sentido manter o peso embaixo. Ao invés de comprimir a parte de baixo do corpo (qualquer que ela seja), antes, busque que a perte logo abaixo esteja apoiando onde existe a tensão. Tendo esta certeza, relaxe e respire profundamente, e usufrua do conforto.

HAKAMA

O Hakama é uma calça semelhante a uma saia usada por alguns aikidoistas.É uma peça tradicional do vestuário samurai. O gi normal usado no aikido, assim como em outras artes marciais tais como o judo e o karate, eram originalmente roupas de baixo. Seu uso é parte da tradição de muitas escolas de aikido.
O hakama era originalmente usado para proteger as pernas dos cavaleiros de escoriações, etc.
Assim como as proteções de couro usadas pelos cowboys.
Como era muito difícil conseguir couro no Japão, usava-se um tecido grosseiro como substituto. Depois que os samurais deixaram o uso dos cavalos e se tornaram soldados que se locomoviam a pé,eles continuaram a usar aquela proteção porque os distinguia e identificava facilmente. Existem diferentes estilos de hakama.O tipo usado usado hoje em dia pelos artistas marciais - com "pernas".
É chamado um joba hakama (aproximadamente como um traje de equitação). Há um hakama semelhante a uma saia tubo, sem pernas, e um terceiro que é uma versão mais comprida do segundo.
Era usado em visitas ao Shogun ou ao Imperador e tinha de 3,5 a 4,5 metros de comprimento sendo dobrado repetidas vezes e colocado entre os pés e as costas do visitante.
Isso exigia que andasse em shikko para sua audiência e tornava extremamente improvável que eles pudessem esconder uma arma ou levantar rapidamente para executar um ataque.

As sete pregas do hakama (5 na frente e 2 atrás) têm o seguinte significado simbólico :

1.Yuki = coragem, valor, bravura
2.Jin = humanidade, caridade, benevolência
3.Gi = justiça, retidão, integridade
4.Rei = etiqueta, cortesia, civilidade
5.Makoto = sinceridade, honestidade, realidade
6.Chugi = lealdade, fidelidade, devoção
7.Meyo = honra, reputação, glória ou reputação, dignidade, prestígio.

Em muitas escolas somente os faixas pretas usam hakama enquanto que em outras todos os praticantes usam.
Em alguns lugares as mulheres já podem começar sua pratica usando o hakama, mais cedo que os homens, sendo o pudor feminino a explicação geralmente dada para esta situação - lembremos que um gi era originalmente uma roupa de baixo...

O'Sensei era bastante enfático que TODOS usassem o hakama,
mas ele vinha de um tempo e cultura não muito distantes do uso do hakama como um traje formal.
"A maioria dos estudantes era muito pobre para comprar um hakama, mas eram obrigados a usá-lo. Se eles não pudessem obtê-lo de um parente mais velho, poderiam pegar o tecido de cobertura de um futon velho, cortá-lo, tingi-lo e dá-lo a uma costureira para que fizesse um hakama.
Porém, como eram obrigados a usar tintura barata, após algum tempo o padrão colorido original do futon começava a aparecer e fiapos começavam a soltar do tecido do hakama."

Saito Sensei, sobre o uso do hakama antigamente, no dojo de O'Sensei.
"No Japão do pós-guerra muitas coisas eram difíceis de conseguir, incluindo tecidos. Devido a esta escassez,nós treinávamos sem hakama.Nós tentamos fabricar hakamas das cortinas usadas nos blackouts nos ataques aéreos, mas devido a sua longa exposição ao sol ao longo dos anos, as áreas dos joelhos se transformavam em pó assim que começávamos a praticar swari waza. Nós estávamos constantemente remendando aqueles hakamas.
Foi naquelas condições que alguém veio com uma sugestão : "Por que não dizemos que é incorreto o uso do hakama até que você se torne shodan ?". Essa idéia foi levada adiante como uma regra temporária para evitar despesas. A idéia de aceitar a sugestão nada teve a haver com tornar o hakama um símbolo de graduação em dan."


(clique no título e vá a página da Associação Brasiliense de Aikidô, onde está texto original)