quarta-feira, janeiro 31, 2007

Movimentos espirais

Por favor, não confundir movimentos espirais com os movimentos circulares amplos utilizados dentro do Aikidô popularizado dentro da AIKIKAI.

SYSTEMA - método de luta russo

Interessante material de pesquisa.
Mikhail Ryabko, o organizador do método, coloca o absoluto relaxamento e a respiração como chaves para o funcionamento. Systema é utilizado pela força especial de segurança russa. Interessante observar os conceitos de relaxamento, associados à respiração e a movimentações espirais. O documentário está em russo, caso alguém possa traduzi-lo, será muito bem aceito.



Gozo Shioda, Yoshinkan Aikidô



domingo, janeiro 28, 2007

jogi 2

Para fins de pesquisa, podemos e devemos utilizar os recusrsos da internet para expandir nossos horizontes. Abixo seguem 3 vídeos de Akira Hino sensei. Observem, por favor, a utilização do relaxamento como meio de execução dos movimentos e técnicas.





relaxamento espiral

Muitas vezes trabalhamos o relaxamento em linha (seguindo de um ponto a outro do corpo, como linha reta), porém, o verdadeiro relaxamento ecorre em espiral, portoda a circunferência dos membors, tronco e cabeça. O entendimento correto do relaxamento em espiral permite não apenas liberdade de movimento como aumento da estabilidade. Em termos mecânicos, quando algum membro usa o movimento espiral, sua capacidade de gerar força aumenta em pelo menos 20%. Isso sem esforço desnecessário, apenas com o movimento natural.

Okamoto Seigo, representante de uma das linhas mais conhecidas de Daito-ryu

POr favor, observem o uso do relaxamnto, micro-movimentos espirais e respiração.







Koichi Tohei sensei, seminário na Flórida, EUA, em 1965