sexta-feira, abril 13, 2007

Apostila do filme O SEGREDO

Apostila de estudos do filme "The Secret".

INTRODUÇÃO

"O Segredo é a resposta para tudo que foi, tudo o que é e tudo o que será".

O filme The Secret está apenas começando a ficar conhecido no mundo, ele foi lançado dia 26 de março de 2006, e se baseia em descobertas da Física Quântica.
O Segredo sempre existiu ao longo da história da humanidade. Ao ser descoberto foi desejado, cobiçado, suprimido, escondido, perdido e agora recuperado. Agora pela primeira vez na história está sendo revelado ao mundo.
Vários homens e mulheres excepcionais da história da humanidade descobriram e usaram este segredo, mas finalmente todos os fragmentos perdidos e espalhados em várias religiões e filosofias foram reunidos nesta fabulosa e incrível revelação.
A história começou em um dia de 2004 quando Rhonda Byrne descobriu um segredo - Uma das leis do universo - e a partir deste dia sua vida transformou-se. Descobriu Rhonda que quase ninguém conhecia este segredo, embora os conceitos podiam ser achados em quase todas as religiões e filosofias e neste momento um de seus desejos era:

COMPARTILHAR

E assim começa sua jornada de estudos e pesquisas sobre o segredo e suas técnicas de uso.
Muitos podem achar que este é mais um filme, mais uma forma de entretenimento, mas este filme trata-se de entrevistas com pessoas que usaram o poder do pensamento e conseguiram se alinhar ao fluxo para realizarem seus desejos mais profundos e superficiais.
Você pode a partir de agora se imaginar em um jogo, chamado de jogo da vida, chamado de jogo do amor, chamado de jogo da felicidade. E neste jogo você receberá as senhas e segredos de todas as fases tornando você um ser invencível neste mundo.
Edgar Andrade & Márcia Rodrigues

O QUE É O SEGREDO?

"O que é esse poder eu não sei, nem posso dizer, tudo o que sei é que ele existe e funciona."

Resumidamente, o segredo é a lei universal da atração magnética.
Nossa parte não é descobrir o "como" ele funciona nem o "porque", vamos apenas usufruir dessa força do universo. Essa força da atração magnética onde cada pensamento nosso emite uma onda que atrairá sua forma correspondente.
Pensamos na lei da causa e efeito sobre um novo prisma ou sobre uma nova consciência e a partir de agora será a lei do pensar e atrair. Então ficou simples, você deve pensar e este ato gera uma causa e o universo atrai um efeito.
Essa é a verdadeira nova energia, proclamada por tantos e tantos profetas e visionários de nossos tempos atuais e antigos. Este é o começo da tão sonhada "Nova Era".
O momento em que cada ser humano reconhece que a sua felicidade depende única e exclusivamente dele mesmo, dele e de seus pensamentos (desejos).
Todos os seus pensamentos geram ondas magnéticas e isso pode ser comprovado em exames de tomografias magnéticas, eletro-encefalograma e muitos outros modernos métodos de diagnósticos da nossa medicina. Mas são nas pesquisas de Física Quântica que essas ondas magnéticas ficam mais evidentes e podem ser medidas e classificadas em uma tabela de forma, que coincidentemente chamamos de "emoções".
O modo mais simples de se entender o efeito do segredo é imaginar que somos um ímã que atrai objetos, pessoas, ou mesmo acontecimentos.
A energia magnética trabalha o tempo todo, 24 horas por dia sempre atraindo o que pensamos, mesmo que nós acreditemos nela ou não.
E é aqui que temos que dedicar o máximo de nossa atenção e consciência, pois a atração ocorre quer a gente queira ou não queira, a gente saiba ou não, quer seja algo ruim ou bom. E isso ocorre mesmo que nós estejamos pensando em algo do passado, presente ou futuro, o que pensarmos acontecerá no tempo verbal do pensamento.

Algumas questões devem ficar bem destacadas:
- Você não precisa entender como funciona ou o que é a lei da atração ou grande segredo, você deve apenas usufruir dela;
- Existe um tempo de resposta a cada pensamento ou como se diz no filme a lei da atração trabalha em tempo-retardado, sendo assim qualquer coisa que você pensar sempre terá tempo para corrigir;
- A lei da atração trabalha em todos os tempos, o passado, o presente ou futuro, sendo assim se você pensar ou lembrar de algo do passado estará emitindo ondas magnéticas que irão procurar um acontecimento igual ao que você teve no passado.
- A lei da atração não distingue o que é bom ou ruim, negativo ou positivo. Para ela o fato de você pensar significa que você quer. Então não pense no que você não quer.
- A lei da atração é universal sendo assim funciona sempre e para qualquer pessoa.
- Para se saber que a lei da atração está agindo é só prestar a atenção em suas emoções, se elas são positivas estão funcionando, se elas são negativas, você está no caminho errado.
- Os pensamentos estão enviando sinais magnéticos, que atraem sinais semelhantes de volta para você.
- Se você prestar atenção vai perceber que o poder de nossa intenção afeta nosso dia a dia, então abra os olhos e veja.
- Algumas pessoas olham para sua vida e dizem "Isto é o que eu sou" mas isso agora é o que você era! Olhe para sua vida nesse momento, por exemplo, mesmo que você não tenha dinheiro no banco ou os seus relacionamentos, não dão certo, esses momentos não são o que você é, e sim os resultados de seus pensamentos e sentimentos do passado.
- Você deve se colocar num sentimento de realmente estar naquele carro que quer comprar, de realmente ter aquele relacionamento, de realmente ser próspero e ter dinheiro e não de desejar essas coisas ou achar que algum dia as terá, pois esses sentimentos são do futuro e o futuro nunca chega, o passado nunca volta, só existe o presente, então pense no presente e sempre afirmando o que quer.
- Se seu desejo é grande ou pequeno, não importa, o universo que se vire, mas preste atenção a uma provável inspiração, pois às vezes ele não te dá a coisa, ele te dá condições de ter a coisa e aí você tem que fazer a sua parte neste jogo.Quando você tiver a inspiração, você deve confiar nela e agir de acordo com ela.
- Esqueça definitivamente as histórias que "É meu destino", que "Você não tem controle", que "É carma", pois isso foi espalhado pelos líderes do passado que conheciam o segredo e não queria compartilhá-lo.
- Pode ser que as coisas não estejam indo bem e aí você pensa "eu poderia fazer desse jeito, mas eu odeio isso", se você não se sente bem com as ações não faça, pois estará no caminho errado. As emoções são nosso guia de viagem.
- Os pensamentos podem ser conscientes, que são aqueles pensamentos que você imagina, ou inconscientes, que são aqueles que aparecem na sua mente.
- A vida pode ser absolutamente fenomenal, pode e deve ser, aliás é, assim que você passar a usar o segredo.
- O mais importante a se aceitar é que tudo ao seu redor nesse momento da sua vida, incluindo as coisas das quais você reclama, foi você, unicamente você, que atraiu.

- Finalizando "O SEU DESEJO É UMA ORDEM".
NOTA.................A maior evidência da ação do segredo são aquelas pessoas que pensam em doenças e sempre estão doentes ou em volta de pessoas doentes, aquelas pessoas que tudo dá certo e aquelas pessoas que dizem e vivem o ditado que dinheiro chama dinheiro. Nós iríamos mais profundamente, onde doença chama doença, saúde chama saúde, prosperidade chama prosperidade, guerra gera guerra, amor gera amor.....................

COMO USAR O SEGREDO

"Tudo o que nós somos é o resultado daquilo que pensamos no passado".

O processo de criação segue uma seqüência que é a seguinte:
- Pedir o que se deseja. E para pedir você deve escrever, falar, sentir, imaginar, ouvir e ter gratidão; aí sim a lei da atração funciona. O processo de atração só funciona corretamente e rapidamente se passar pelos cinco sentidos (Ver, Fala, Ouvir, Tocar, Sentir) e sempre no presente do afirmativo. Compre um caderno novo que te inspire e comece escrevendo o que você tem e é grato; as coisas que você tem mas não gosta, ignore-as. Este caderno vai ser seu catálogo, nele você deve desenhar o que quer, abaixo do desenho você deve fazer um "X" e coloque seu nome assim como você faria num catálogo da Avon. não recorte as coisas que você quer, desenhe e coloque neste desenho a maior quantidade de detalhes que conseguir. Se puder mande fazer um carimbo e carimbe com a expressão.
"Entrega Imediata, Pedido Urgente".
- Responder. É a hora de ver, ouvir, sentir. Após pedir você deve ficar atento a cada resposta que o universo ou a lei da atração irá te dar, se você prestar atenção nestas respostas irá atrair o seu propósito com maior rapidez e estará no lugar certo na hora exata. Preste atenção e você irá sentir, ver ou ouvir essas coordenadas. E uma ferramenta que você terá para estar no lugar certo são as emoções. São elas que te ajudarão a se alinhar e seguir para a próxima etapa.
- Recepção. É o momento de você se alinhar e ficar no lugar e hora certa; é seguir as coordenadas que suas emoções irão te dar. Lembre-se: emoções boas, caminho e hora corretas; emoções ruins, caminho errado.
O estudo e prática da lei da atração consistem em descobrir o que pode lhe ajudar a gerar os sentimentos de já possuir o que deseja. Pois esse sentimento é do tempo presente e o universo irá corrigir essa falha e te dará, te facilitará ou mesmo te ajudará com caminhos para chegar neste objetivo.
Vá fazer um test-drive do tipo de carro que deseja ter. Vá visitar o tipo de casa ou apartamento que deseje, e conheça este sentimento de ter o que se deseja, guarde-o e crie um desenho e cole em um local que esteja sempre à vista e toda vez que você vir, lembre-se daquele momento, daquele sentimento de quem já tem.
Não adie, não enrole, o universo gosta de super velocidade, ele não pára pra pensar, nem pensa duas vezes, então, AJA!
Essa é a sua parte. E o melhor momento para começar é AGORA. Você será atraído às coisas e estas serão atraídas a você.
Apenas suba o primeiro degrau, dê o primeiro passo.
Sobre o tempo de demora? Depende apenas da sua forma de pedir e se alinhar, quem geralmente gosta de pensar, de se culpar, de dar mais créditos a crenças absurdas somos nós, o universo apenas faz o gênio da lâmpada quando concede os desejos, não pergunta se você tem certeza, qual o tamanho, isso é difícil apenas diz: O SEU DESEJO É UMA ORDEM.
Muitas pessoas se sentem estacionadas ou aprisionadas pelas circunstâncias atuais na vida delas. O que deve se aprender de imediato é que você não é mais a mesma pessoa de quando começou a ler essas palavras.
Às vezes numa realidade, e de quem não sabe do segredo, as pessoas ficam estacionadas nas mesmas realidades, de trabalho, saúde, relacionamentos, isso porque não compreendem que oferece a maior parte da sua atenção ao que se está acontecendo, essa não é a atitude de quem conhece o segredo. Pois se você está olhando e dando atenção a uma situação, você está pensando nela e a lei da atração lhe dá mais dessa situação. Todos os acontecimentos diários de nossa vida devem ser vistos de uma forma vantajosa, e principalmente se não é para resolver neste momento não fale, não pense, não ouça e nem sinta essa situação, coloque uma música que seja um tema de vitória para você e se você não tem uma, crie, comece a ouvir e se apegar em uma música que deste momento em diante signifique vitória.
Vamos a uma prática, o que você pode fazer neste momento para começar a mudar a sua vida? Simples comece fazendo uma lista das coisas pelas quais você é grato por ter tido no passado. Agora comece fazendo uma lista das coisas que você é grato por ter hoje, mesmo que isso seja apenas as roupas que você esteja usando ou até mesmo o fato de ler esta apostila. Pronto!
Você acaba de mudar de energia, acaba de mudar a freqüência de seu cérebro, de seus pensamentos, de suas ondas magnéticas e agora você está pronto para começar a visualizar. Quando você está visualizando, quando você tem aquela imagem na sua mente, neste momento só veja isso, depois passe ao sentir o prazer em ter aquilo e perfeito!! Você aprendeu a pedir. Muitos acham que se tiverem pensamentos positivos e visualizarem o que querem já será o suficiente, mas se você estiver fazendo isso e não sentir, não manifestará o poder da atração. É assim que funciona. É assim que funciona. É assim que funciona. É assim que funciona. É assim que funciona. É assim que funciona. É assim que funciona.
Você pode começar do nada, partindo de nenhuma alternativa, o caminho de início ou saída será construído, mas você só irá ver alguns metros à sua frente.
Decida o que quer, acredite que você pode ter, acredite que você merece, acredite que seja possível para você, lembre-se o que você já tem e então feche os olhos, visualize, sinta as emoções de já ter tal coisa. Então siga.
"Tudo o que nós somos hoje é o resultado daquilo que nós pensamos no passado".


O SEGREDO DO DINHEIRO

"Tudo o que a mente de um homem pode imaginar ela pode alcançar".

Então chegamos a um ponto chave, "Como eu posso atrair mais dinheiro?" ou "Como eu posso ter mais riqueza e prosperidade?" , se você ainda pensa assim deve começar a ler novamente esta apostila ou ver o filme pois o "COMO?" é responsabilidade do universo , é lei da atração , é do seu gênio da lâmpada ou qualquer nome que você queira dar. ESSA NÃO É A SUA PARTE NESTE JOGO. Se continuar pensando no "Como" vai perder o jogo da vida.
É dinheiro que você quer, então é só pedir e visualizar já o tendo, pegue seu extrato do banco e escreva nele o valor que você quer ter no fim do mês, no fim do ano, dê seu prazo e fique receptivo para as mensagens do como que o universo te dará, seja por horas extras de trabalho, seja por uma herança, por uma comissão ou até um jogo da sorte. NÃO PENSE NO COMO E NO CAMINHO, APENAS PENSE NO QUE QUER E QUAL O VALOR E PRAZO.
É simples, pense que já tem o dinheiro e o que faz, não fará com ele e sempre terá dinheiro, pense em pagar dívida e sempre terá dividas, pense, sinta, visualize e então seu desejo é uma ordem.
Muitas pessoas querem duplicar seus ganhos, suas rendas, mas quando se presta atenção nas suas ações, elas não fazem as coisas que podem levar a tais objetivos. Elas até podem seguir as regras da lei da atração, mas no seu dia a dia, acabam pensando "Puxa eu não tenho dinheiro para comprar isso". Então: O SEU DESEJO É UMA ORDEM. Pior ainda se você ficar irritado por não ter dinheiro suficiente, você está ativando o sentimento e suas ondas magnéticas irão atrás de mais e mais momentos de irritação por falta de dinheiro. Você não pode querer ter dinheiro e viver reclamando ou fofocando que não tem, já diziam muito tempo atrás que:
"Não se pode servir a dois mestres, ao mesmo tempo".

"Valorize suas crenças e filosofias para nunca se livrar delas e de seus efeitos" Como, por exemplo;
- Pessoas ricas são aquelas que exploram as outras;
- Dinheiro é coisa suja, ruim, do demônio;
- Se você tem dinheiro é do mal ou fez pacto;
- Dinheiro não cresce em árvore;
- Eu não sou sócio do banco nem sou um;
- Precisa trabalhar duro para conseguir dinheiro;
- Você consegue fazer isso, mas eu não;

Agora que você já conhece os princípios do segredo, já é possível perceber que estes ditados populares foram criados para esconder o segredo.
No que diz respeito a criar riqueza, saiba que é parte de um jogo metal, onde existe você no campo de batalha, onde sua mente e suas crenças são seus inimigos.
A vida deve ser abundante em todas as áreas. Não se deve buscar a riqueza e o sucesso para conseguir felicidade, se fizer isso não terá fluxo magnético. Pense com certeza o que você quer.
Duas formas testadas de se realizar o desejo de ter mais dinheiro, é pegar uma nota de qualquer valor, e escrever nela mais alguns zeros (ou seu holerite) e colá-la no teto acima de sua cama, para quando você acordar todos os dias, olhar para ela e começar seu jogo mental, primeiro lembrar de tudo que é grato do seu passado, depois do seu momento atual, agora visualize a sua situação desejada, sua conta bancária, seu cofre seja o que for e libere aquele sentimento de quem já tem o que se deseja e pronto, levante-se e siga seu dia, se neste decorrer desse dia você se lembrar da nota no teto ou mesmo do seu desejo, refaça este procedimento e fique atento a qualquer inspiração que o universo pode te apontar.
A segunda é parecida, embora mais abrangente, pegue uma cartolina e corte em circulo, triangulo, ou outra forma que te agradar e desenhe uma por uma das coisas que você deseja, e cole também no teto acima de sua cama, esse é o sistema chamado de quadro de visão, que pode ser usado com um pedido ou quantos desejar.

SEGREDO DAS RELACÕES

"Se você se sentir emocionalmente vazio antes de iniciar um relacionamento, sentirá exatamente a mesma coisa depois que estiver dentro dele".

Apaixonar-se é uma experiência mágica e poderosa. Cada beijo, cada conversa, cada um dos momentos do início parece tão perfeito, tão certinho... Mas logo isso tudo se transforma em um "relacionamento", e eis-nos trazidos de volta à terra diante da realidade desafiadora de compartilhar nossa vida com outra pessoa. E à medida que aquelas primeiras semanas encantadas vão se convertendo em meses, descobrimo-nos um dia perguntando:
"Essa é a pessoa para mim?".
E depois geralmente aparecem essas:
- Como pude ser tão cega (o)?
- Eu me sentia tão segura (o)?
- Nós nos amávamos, mas não conseguíamos concordar em nada.
É sempre muito mais fácil olhar para trás e distinguir com clareza coisas que não podíamos ver antes.
Mitos amorosos também são crenças que muitos de nós mantemos a respeito do amor e do romance, e que realmente nos impedem de atrair a pessoa e situação realmente desejada.
Tais crenças e idéias são desenvolvidas a partir da televisão e cinema, leitura romântica e falta de ensino ou experiência.

Os mitos falsos e fatais sobre o amor:
- O verdadeiro amor conquista tudo. Mesmo que ele beba, mesma que nossa vida sexual não seja grande coisa, mesmo que ele(a) me critique, que briguemos sempre, que sejamos de religião diferente, etc...
- Quando for realmente um amor verdadeiro, você saberá no momento em que encontrar a pessoa. Você espera um momento fantástico, pois parecia muito tranqüilo para ser um amor real e duradouro. Você espera pela química da primeira vista, que geralmente é erotismo.
- Existe apenas um único e verdadeiro amor. Você acredita ou ouve falar que ele é único e cria uma fantasia da alma gêmea.


- O parceiro perfeito preencherá todas as suas necessidades. Basicamente, espero que você preencha todas as minhas necessidades senão você não serve, mesmo você sendo uma pessoa maravilhosa, mesmo a gente sendo compatível, mesmo você aceitando todos os compromissos.

Os maiores erros que cometemos no início de um relacionamento.
- Não perguntamos o suficiente. Pode ser que não seja romântico, pode até parecer uma entrevista, mas com os inúmeros casos de gravidez indesejada, HIV e relacionamentos obsessivos pode até virar uma questão de vida ou morte. Pode até ser que não queremos saber da verdade, afinal depois de se estar desesperado ou por falta de opção, qualquer coisa serve e a realidade sabotaria a fantasia de príncipe encantado ou até queremos esconder alguma coisa.
- Assumimos compromissos prematuramente. Quando você conhece uma pessoa, compartilha com ela seus valores e crenças, isso é normal. Em uma atitude prematura você corre o risco de desistir de seus interesses ou atividades ou assume um envolvimento às atividades da outra pessoa que verdadeiramente não te atraem.

Os tipos de relacionamentos que não dão certo.
- Você ou o parceiro(a) se preocupam mais com o outro(a) do que consigo.
- Você ou o parceiro(a) estaria apaixonado(a), pelo potencial ou imagem pública do outro(a).
- Você ou o parceiro(a) estariam em uma missão de salvamento.
- Você ou o parceiro(a) estariam juntos por motivos alheios, como ser rebelde ou falta de opção.
- Você ou o parceiro não estão disponíveis para um relacionamento.

Seis qualidades para procurar em um parceiro(a).
- Compromisso com o crescimento pessoal. O parceiro tem como meta sempre aprender tudo que puder para se tornar uma pessoa melhor e um cônjuge melhor.
- Abertura emocional. Abertura emocional de um parceiro lhe permite acesso a seu mundo interior.
- Integridade. Alguém que seja honesto com você e com os outros, antes de qualquer coisa ele precisa ser honesto consigo mesmo.
- Maturidade e responsabilidade. Existem pessoas que não estão preparadas para assumir um relacionamento com compromisso.
- Atitude positiva diante da vida. Os relacionamentos se tornam muito fáceis quando se está ao lado de uma pessoa positiva.
- Auto-estima elevada. Seu parceiro só poderá amá-la(o) o tanto quanto se ama.

E finalmente chegamos ao ponto com relação à lei da atração. Em um relacionamento, é preciso entender primeiro como e porque se esta entrando nele.
Uma pessoa com baixa estima por si ama com o objetivo de se sentir bem consigo mesma. Quanto mais se amar menos você irá praticar abusos físicos e emocionais contra si, e não deixará que os outros te maltratem.
Como você pode esperar que os outros gostem de sua companhia se você mesmo não gosta dela?
E tudo isso são questões muito importantes para se entender a lei da atração e como você atrai as coisas. Você trata a si mesmo como você espera que os outros lhe tratem?
Você se tornará a solução para si mesmo. Será seu mestre, seu guia, seu próprio professor. E agora comece a dar mais tempo e energia a si mesmo, só você pode se entender, se compreender de verdade. E a partir daí poderá doar aos outros, mas não se doar e sim doar o que apreendeu.
Quer que as pessoas se apaixonem por você? Simples; é só você se apaixonar por você mesmo antes. Pois quando você ama a si mesmo você pode amar a outros.
Você deve se focar na melhor parte de cada pessoa que lhe cerca. Faça até mesmo uma lista dos pontos positivos que te agradem nas pessoas com as quais você passa muito tempo.
Na privacidade da sua própria mente, você deve pensar, lembrar e sentir apenas as coisas que você mais gosta dessas pessoas e elas irão apresentar apenas esses pontos positivos para você. Quando elas estiverem com atitudes que não se encaixam com o sua, vocês passarão a se desencontrar, isso serve para conhecidos, colegas, amigos, parentes e até seu companheiro(a). Simplesmente a lei de a atração irá colocá-los em lugares diferentes nestes momentos.
Se você conhecesse o seu potencial para se sentir bem, não iria pedir a ninguém para ser diferente ao seu lado.Você se libertaria de todas as necessidades de mudar o mundo, o seu parceiro, os seus filhos...
Quando você compreender por que fez as escolhas amorosas que fez no passado, estará livre para fazer novas e melhores escolhas. Suas crenças, filosóficas ou programações mentais inconscientes são responsáveis por grande parte do sofrimento na sua vida amorosa.
"Aqueles que se lembrarem de seu passado com sentimentos negativos, estão condenados a repeti-los novamente."


O SEGREDO E A SAÚDE

"A mente pode ter diferentes níveis, mas não tem limites".

A grande maioria das pessoas atribui à sorte, ao azar, ao acaso ou um poder superior ou mesmo inferior a causa e o comando de tudo que lhes acontece na vida.
É importante reconhecer que o estado de nosso corpo atual é o produto dos nossos pensamentos e sentimentos do passado. Mas o que é saúde? Para você, o que é saúde?
Alguns pensarão simplesmente na ausência de doenças ou de sintomas desagradáveis, outros pensarão no funcionamento harmônico entre corpo e mente.
Mas..."Saúde é a tranqüilidade, é uma condição em que um indivíduo é capaz de realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e mudar ou enfrentar o ambiente".
Depois de inúmeras pesquisas com placebo, descobriu-se que a mente humana é o fator mais poderoso na arte da cura.
Todas as doenças são o resultado de uma coisa, "stress", seja físico, mental, emocional e espiritual.
Nossa fisiologia cria doenças para que nós saibamos que nós estamos fora demais do equilíbrio. É um alarme do corpo, uma forma de nos chamar a atenção.
Então a pergunta é: - Se a pessoa tem uma doença manifestada é possível se curar?
Bem se estamos a partir de agora substituindo o nome doença por alerta a resposta é sim, podemos desativar o sistema de alerta, mas o alerta é de que setor? De qual função?
Podemos até descobrir, mas o como e o por que são responsabilidades do universo, a nós cabe estar receptivos às respostas e resolver.

A cada um de nós se coloca a um ritmo diverso à vida. Algumas vezes estamos mais "elétricos", outras, mais lentos. No entanto, temos um ritmo próprio, adaptável às diversas situações de vida. A saúde ou doença depende diretamente de como nos relacionamos com nosso próprio ritmo e também do respeito a ele.
Quando falamos de ritmo, indiretamente nos referimos ao processo de Stress.
O Stress é uma reação do organismo a estímulos externos ou internos, relacionados à necessidade de lutar, fugir, parar ou começar.
A doença surge muitas vezes como um alerta do corpo à necessidade de mudar o ritmo.
Doenças não sobrevivem em um corpo que está emocionalmente saudável.
Se você estiver em um estado de doença e se focar nela, pensando, reclamando e sentindo-a, você estará dando mais poder a ela e irá atrair mais doenças.
Pensamentos mais felizes geram uma bioquímica interna de felicidade e criam um corpo feliz e mais saudável.
Nada é impossível para o corpo resolver, o corpo elimina milhões de células e cria novas células, em minutos, dias, semanas, e em poucos meses nós teremos um corpo físico totalmente novo.
Então remova o stress fisiológico do corpo e ele fará o que foi dito para fazer,


"AUTOCURAR-SE".
Precisamos ter cada dia mais consciência de nossas vidas e consciência é um processo individual, cada um vive e sente suas próprias experiências de acordo com o que pensa da vida. À medida que ampliamos esse tal de conhecimento assumiremos mais responsabilidade sobre nossos atos. Responsabilidade é o poder de você ser você mesmo, de ser responsável por si.


O SEGREDO E O MUNDO

"Quando uma sociedade inteira seguir o fluxo, que mundo maravilhoso esse será."

Fica muito claro que existem muitas pessoas que vivem em grandes condicionamentos. Elas enxergam coisas que elas próprias acham maravilhosas e dizem: "Nós queremos ajudar nisso, nós votaremos naquilo, nós apoiamos isso doando nossa energia, tempo e dinheiro".
Quando elas enxergam coisas que elas não querem, dizem: "Nós precisamos fazer algo a respeito, precisamos nos livrar disso".
Mas é necessário perceber que conforme se rejeita algo indesejado, estamos dando poder e força a esse algo. Lembre-se de que quando se foca em alguma situação a lei da atração te traz mais dessa situação, pois a mente acredita que o que se está pensando é importante e deve ser repetido.
É estranho à primeira vista, mas movimentos antiguerra criam mais guerra, movimento antidrogas criam mais dependentes, já movimentos pela paz cria-se paz, atividades culturais criam mais cultura e integração social. Sempre se deve focar, pensar, dar atenção e lembrar do que se quer.
Tudo bem em saber o que está acontecendo, mas saber o que acontece é uma coisa e se envolver, emocionalmente, mentalmente, fisicamente e até espiritualmente são outra coisa; aprenda a ver e saber sem envolver sentimentos, sem dar justificativas e principalmente sem rejeitá-las. Pois, quanto mais falarmos sobre o que não queremos, mais dessa situação será criada, em resposta à lei da atração que "pensa" que gostamos disso pelo simples fato de darmos atenção a essas situações.
"Nós estamos aqui para criar ao nosso redor um mundo de nossa escolha, ao mesmo tempo em que temos que permitir que o mundo que outros escolheram também exista, mesmo que estes possam parecer menos justos que o nosso".
Há uma mentira se espalhando entre os que conhecem a lei da atração, que se todos no mundo descobrirem o segredo, o universo irá falir, falhar e que não existirá prosperidade a todos. Isso é uma gigantesca mentira, veja bem, se todos quiserem o mesmo carro, da mesma cor, não ficaria mais fácil e barato para a indústria construir tudo igual? Imagina então ao universo.


Nem todos querem as mesmas coisas, então sempre existirá de tudo, sempre existirá bondade mais do que o necessário para todos e mais e mais aparecem idéias criativas para melhorar o mundo.
As pessoas são diferentes e cada uma tem um desejo diferente.
Tudo isso fica claro em uma mente que está consciente da sua própria natureza infinita.
"Essa é a beleza do segredo".
"Existe mais que o suficiente para todos"


O SEGREDO E VOCÊ.

"SIGA A SUA ALEGRIA E O UNIVERSO ABRIRÁ PORTAS PARA VOCÊ ONDE ANTES SÓ HAVIA PAREDES".

Quando nós olhamos ao redor, até mesmo do nosso próprio corpo, o que nós vemos é apenas a ponta do iceberg.
Pense nisso por um momento: olha para a sua mão. Sua mão parece sólida, mas na verdade ela não é. Se você a visualizar em um microscópio específico, o que você verá será uma massa de energia vibrando, chamada de átomos.
Tudo é feito da mesma matéria-prima, quer seja a sua mão, o mar, ou uma estrela.
"Tudo é energia".

É simples: existe o universo, a nossa galáxia, o nosso planeta, onde há indivíduos e dentro de cada corpo existem órgãos, onde há células, onde há moléculas, onde há átomos, que são energia. (elétrons negativos, prótons positivos e nêutrons sem carga aparente).e tudo no universo é energia... e é mesmo... então estamos todos conectados, nós apenas não percebemos isso.
Não existe um "lá fora" e um "aqui dentro". Tudo no universo está conectado, é apenas um campo de energia.
Sabe uma das coisas que a física quântica descobriu? "Não se pode ter um universo separado da mente".


Você é um ser espiritual, que gera um campo de energia que está próximo a outros campos parecidos, que está operando em um campo de energia ainda maior.
Você é a "energia fonte". As pessoas trabalham para se manter bem fisicamente, mas o corpo lhe distrai e lhe faz esquecer de que você realmente é um ser eterno, você é a força de Deus, você é uma parte de Deus. Por isso somos Deuses criadores.

A questão que eu peço para que você considere é: os resultados que você tem na sua vida são o que você realmente quer? Eles são valorosos? Caso não sejam, agora seria o momento adequado para mudar isso, porque você tem o poder de fazê-lo.

"TODO O PODER VEM DE DENTRO E ESTÁ, PORTANTO, SOBRE NOSSO PRÓPRIO CONTROLE".

Muitas pessoas se sentem como vítimas da vida. Muitas se prendem aos eventos do passado como, por exemplo, um abuso na infância, uma família desequilibrada.

E daí?
O que realmente importa é o que você vai fazer agora. O que você escolhe agora. Você pode manter o foco nas coisas ruins que já lhe aconteceram ou mudar o foco. Quando as pessoas mantêm o foco no que elas querem, o que elas não querem perde a força, o que você quer se expande e o que você não quer desaparece.
Você é o criador da sua própria experiência, você gerencia os seus próprios pensamentos que criam a sua realidade.
Outra beleza da lei da atração é que você pode começar onde você está. Você pode começar a pensar e gerar dentro de si mesmo um sentimento de harmonia, de felicidade e a lei passará a responder a isso.
Você passará a acreditar em outras coisas como, por exemplo, que há mais do que o suficiente para todos no universo, que tudo dá certo para você e até mesmo que você não envelhece, e sim rejuvenesce.
E você pode se libertar de padrões hereditários, códigos culturais, crenças sociais e provar, de uma vez por todas, que o poder dentro de você é maior do que o poder que está no mundo.
Há algum limite para isso? Absolutamente não. Nós somos seres ilimitados. Nós não temos limites. As capacidades, os talentos, os dons e o poder que está dentro de cada indivíduo nesse planeta é ilimitado.
Você viverá em uma realidade diferente, em uma vida diferente e as pessoas olharão para você e dirão: "O que você faz de diferente de mim?". A única coisa que é diferente, é que você trabalha com o "SEGREDO".

APRENDER, DESAPRENDER E REAPRENDER...
Embora só podemos apreender conscientemente uma pequena quantidade das informações que o mundo nos oferece, percebemos e reagimos inconscientemente a muitas outras coisas.
Segundo um ponto de vista, apreender é uma habilidade que se divide em quatro estágios:
1) Primeira Parte - Incompetência - Inconsciente: É quando não sabemos fazer algo, e não sabemos que não sabemos.
Ex: Uma pessoa que nunca dirigiu um carro não tem a mínima idéia do que fazer.
2) Segunda Parte - Incompetência - Consciente: É quando descobrimos que não sabemos fazer algo.
Ex: Quando se começa a aprender a dirigir e logo descobre suas limitações.
3) Terceira Parte - Competência - Consciente: É quando se aprende o básico e nos sentimos aliviados.
Ex: Quando se aprende, pode-se dirigir o carro, mas precisamos de muita concentração.
4) Quarta Parte - Competência - Inconsciente: Todos os pequenos padrões que aprendemos com tanto esforço juntam-se numa harmônica unidade de comportamento.
Ex: Quando a pessoa pode dirigir, ouvindo radio, conversando, vendo a paisagem.
Nossa mente consciente estabelece o objetivo e deixa que a mente inconsciente cuide dele, liberando a atenção para outras coisas. Isso é o hábito, uma tarefa que devemos adquirir com a lei da atenção, criar o hábito de usá-la sempre e não só quando se precisa de algo especifico.


Nota dos autores da apostila:
“Nós, Márcia e Edgar, acreditamos que você é grande, que existe algo de magnífico a seu respeito. Não importa o que esteja acontecendo na sua vida neste momento, porque isso já é passado, foi antes de você conhecer o segredo e não importa quão jovem ou quão velho você ache que você seja, quando você passar a pensar apropriadamente, esse poder interior começará a emergir e tomará conta da sua vida, irá lhe alimentar, lhe vestir, lhe guiar, lhe proteger, lhe direcionar, sustentará a sua existência, se você o permitir. Isso é o que nós sabemos e o que temos certeza, simplesmente por que testamos o segredo e ele funcionou, é por isso que vocês estão aqui!”.
“Foi VOCÊ quem atraiu isso para a sua vida, e é sua a escolha de agarrar e utilizar isso ou não”.
Grandes abraços estelares.

(agradecimeto aos autores)

terça-feira, abril 10, 2007

Aikido hoje: uma visão geral

por Stanley Pranin
Aikido Journal #107 (1996)
Traduzido por André Fettermann de Andrade

Recentemente recebi a minha cópia do Aikido Journal 106 e, enquanto a folheava, senti um certo orgulho no fato da revista estar sendo editada continuamente por vinte anos e tenha ocupado um lugar de importância dentro da comunidade internacional de aikido. Desnecessário dizer o quanto agradeço a colaboração de diversos shihan que nos apoiaram durante todos esses anos. Também expresso a minha grande admiração pelos nossos leitores, muitos dos quais são verdadeiramente dedicados ao seus estudos de artes marciais e que integraram esse conhecimento ao seu estilo de vida.

Ao mesmo tempo, não pude deixar de notar que muitos dos artigos são voltados a instrutores e praticantes com experiência. Talvez nós estejamos assumindo com muita freqüência que os leitores do Aikido Journal tenham um certo conhecimento em comum que inclui um mínimo de conhecimento sobre a história do aikido e do Daito-ryu, familiaridade com os nomes dos principais professores e um certo conhecimento das técnicas. Mas suspeito que mais e mais dos novos leitores são novatos em artes marciais e podem acabar de alguma forma se sentindo oprimidos pela quantidade e profundidade de detalhes apresentados em nossas páginas. Conseqüentemente, resolvi preparar uma visão geral do foco principal dessa publicação – a arte do aikido. Para aqueles leitores que possam considerar isso antiquado, por favor, me perdoem.

Aikido é uma arte marcial japonesa moderna criada por Morihei Ueshiba (1883-1969). Ela é original como arte marcial no ponto em que coloca grande ênfase em princípios éticos que são incorporados à execução das técnicas. Embora Morihei Ueshiba já estivesse ativo por mais de vinte anos antes da Segunda Grande Guerra, geralmente considera-se que a arte tenha chegado a sua forma moderna nos anos que se seguiram ao fim da guerra.

As raízes técnicas do aikido derivam, em sua grande parte, do Daito-ryu aikijujutsu. Esta arte de jujutsu por sua vez se originou de várias tradições mantidas entre os guerreiros do clan Aizu. O currículo do Daito-ryu foi modernizado e disseminado por Sokaku Takeda começando no final do século XIX e conta-se que tenha sido ensinada a algo em torno de 30 mil pessoas. Morihei Ueshiba foi um dos principais alunos de Takeda e cujo sucesso ajudou a inspirar um revival de interesse sobre a escola Daito-ryu.

Ueshiba também foi bastante influenciado por Onisaburo Deguchi (1871-1948) da seita religiosa Omoto. O fundador do aikido absorveu uma grande quantidade de ensinamentos da Omoto e a visão de Ueshiba de um Universo em harmonia dinâmica se aproxima bastante da doutrina dessa religião.

O aikido começou a desfrutar de um constante crescimento em popularidade tanto no Japão quanto no resto do mundo no início dos anos 50. Ueshiba, que nessa época já passava dos setenta anos, não foi um dos participantes principais na disseminação do aikido no pós-guerra. Crédito pela rápida propagação da arte deve ser dado primariamente a indivíduos tais como Koichi Tohei, Gozo Shioda, Minoru Mochizuki, Kenji Tomiki e Kishomaru Ueshiba.

Essas são figuras centrais e são também responsáveis pelo desenvolvimento dos principais estilos de aikido que hoje existem. A linhagem de praticamente qualquer linha de escola de aikido pode ser traçada de volta até pelo menos um desses professores pioneiros. Vamos agora voltar nossa atenção para as cinco maiores tendências do aikidô que são baseadas nos ensinamentos desses professores citados anteriormente.

Primeiramente o Aikikai Hombu Dojo. O “Hombu Dojo”, como é conhecido por dezenas de milhares de praticantes no mundo todo, é a continuação direta da escola pré-guerra de Ueshiba conhecida como Kobukan Dojo. É de longe a maior das organizações de aikido, com milhares de escolas afiliadas por todo o mundo. A principal escola é presidida pelo Segundo Doshu (lit., "Líder do Caminho") Kisshomaru Ueshiba (n. 1921), o terceiro filho do fundador. O sucesso tão cedo do Aikikai e sua propagação internacional são principalmente devidos aos esforços de Koichi Tohei (veja entrevista nessa edição) e outros shihan do início do aikikai. Tohei fez viagens frequentemente ao Havaí e aos Estados Unidos continental além de ter escrito uma série de livros populares que foram traduzidos nas principais línguas européias.

Após a morte do fundador em 1969, seu filho, Kisshomaru, assumiu a liderança do Aikikai e em 1974 Tohei se desliga. As principais contribuições do Doshu foram na área da administração no crescimento da arte e na modificação e simplificação do seu currículo técnico. Na escola Aikikai, as técnicas e métodos empregados pelo fundador foram descontinuados em favor de novos métodos pedagógicos. A aikikai não enfatiza o lado marcial das técnicas do aikido favorecendo ao invés um foco na arte como uma disciplina de automelhoramento com objetivo de desenvolver membros produtivos para a sociedade.

Em acréscimo à sua grande base de alunos, a Aikikai conta com o apoio de vários grupos proeminentes de negócios e instituições políticas. Essas conexões com a elite da sociedade japonesa se remetem aos anos pré-guerra quando Morihei Ueshiba contava dentre os seus alunos e pessoas que o apoiavam muitas figuras dos mundos político, militar e dos negócios.

A Aikikai também formou muitos dos principais shihan que atuam sob a sua organização e que tem diversos seguidores próprios. Pessoas como Shigenobu Okumura, Morihiro Saito, Sadateru Arikawa, Hiroshi Tada e Shoji Nishio estão entre os mais antigos. Ausentes dessa pequena lista ainda estão Rinjiro Shirata, Kisaburo Osawa e Seigo Yamaguchi que já faleceram. A geração seguinte de instrutores inclui nomes como Masatake Fujita, Seishiro Endo, Seijuro Masuda, Masando Sasaki, Norihiko Ichihashi e Nobuyuki Watanabe. A essa lista deve ser incluído o nome de Moriteru Ueshiba, o filho de Kisshomaru, que é o atual Dojo-cho e o próximo Doshu. Moriteru tem viajado extensivamente como embaixador do aikido e também escreveu diversos livros sobre a arte.

Uma organização chamada International Aikido Federation (IAF) (Federação internacional de aikido, em português) foi fundada pela Aikikai em 1976 em meio a muita fanfarra. A IAF adotou uma estrutura piramidal complicada e um elaborado conjunto de regulamentos. Contudo, a federação falhou ao tentar se estabelecer como uma entidade separada do Hombu Dojo e eventualmente acabou não funcionando direito. Embora a IAF continue existindo no nome, nunca conseguiu ter nenhuma influência política real.

Recentemente a Aikikai tem adotado uma postura bem de acomodação, organizacionalmente falando. Como conseqüência, um grande número de grupos independentes os quais por uma razão ou por outra haviam anteriormente se separado do Hombu Dojo, foram aceitos de volta em seus quadros após anos de isolamento.

A segunda maior organização de aikido em termos de número de praticantes geralmente considera-se ser o Yoshinkan aikido. Essa escola de aikido foi iniciada por Gozo Shioda (1915-1994) no início dos anos 50. Shioda foi um dos melhores alunos de Ueshiba nos anos pré-guerra e seu estilo é caracterizada por sua eficácia, técnicas tipo jujutsu e uma metodologia bem definida de ensino. Shioda é o autor de muitos livros sobre o Yoshinkan aikido e fez diversas viagens ao exterior.

Como a Aikikai, a Yoshinkan é bem relacionada nos círculos políticos e dos negócios e isso tem sido um fator positivo no seu crescimento. O controle político efetivo da organização está nas mãos de um conselho de diretores. O mais importante shihan após a morte de Shioda chama-se Kiyoyuki Terada. Outros professores bastante conhecidos incluem Kyoichi Inoue, Takefumi Takeno, Tsutomu Chida e Hiromichi Nagano.

A Yoshinkan criou a International Yoshinkai Aikido Federation (IYAF) em 1990. Em contraste a Aikikai, a Yoshinkan adotou um sistema mais frouxo e não hierárquico para a sua organização e tem tido sucesso em receber um constante fluxo de dojos independentes em sua rede.

Shinshin Toitsu aikido é a organização criada por Koichi Tohei em 1974 quando se separou da Aikikai. Freqüentemente referenciada como “Ki Society”(Sociedade Ki), como o termo implica, esse grupo enfatiza o conceito do ki como a força dinâmica no universo. Este princípiodo ki guia a prática das técnicas contidas no currículo da Ki Society. O grupo de Tohei também incorpora técnicas de cura pelo ki como parte dos seus ensinamentos. Tem uma rede nacional de dojos no Japão e várias filiais no exterior. É controlada de forma centralizada pelo quartel general representado pelo seu dojo localizado em Shinjuku, próximo ao Aikikai Hombu Dojo.

Tohei é autor de vários livros sobre aikido e de assuntos relacionados ao ki e é uma das figuras mais conhecidas do aikido internacionalmente. Como mencionado anteriormente, seu papel na difusão do aikido no Japão e no exterior quando ainda era parte da aikikai foi fundamental. Contudo, devido a animosidade aguda que envolve sua partida da organização principal, o nome de Tohei foi retirado dos anais da história da Aikikai e como resultado muitos dos praticantes hoje sequer ouviram falar dele.

Voltemos agora nossa atenção ao Tomiki aikido. Os princípios e a prática do aikido desse grupo são baseados nos ensinamentos de Kenji Tomiki (1900-1979). Tomiki foi um dos primeiros alunos de Ueshiba e um importante judoca antes de ser apresentado ao aikido. Foi também um homem bastante letrado tendo se formado em uma das mais importantes escolas de ensino superior do Japão, a Universidade de Waseda.

Tomiki se tornou professor da universidade depois da guerra e foi ali que ele desenvolveu suas teorias originais sobre o aikido as quais eram fortemente influenciadas pela filosofia de Jigoro Kano, o fundador do judô. Tomiki planejou uma série de técnicas e regras que permitiam ao aikido ser praticado como esporte. A sua idéia era dar aos alunos uma forma de medir objetivamente seu progresso através de competições abertas.

Tomiki escreveu intensamente sobre suas teorias em diversos livros e ensaios. Ele conseguiu diversos grupos no Japão e no exterior os quais incorporam a competição em seu treinamento. No entanto, a metodologia de Tomiki foi rejeitada integralmente pela comunidade aikidoísta, a qual considerava suas teorias diametralmente opostas aos ensinamentos éticos do fundador, Ueshiba.

Competições locais e internacionais entre os dojos de Tomiki aikido ainda são realizadas regularmente e o número de afiliados ao grupo tem crescido constantemente junto com o sucesso do aikido de uma forma geral. Os principais nomes hoje no Tomiki aikido são Tetsu Nariyama e Fumiaki Shishida e a tomada de decisões está nas mãos do conselho diretor da Japan Aikido Association.

Outra grande escola da arte é chamada Yoseikan aikido. Foi fundada por Minoru Mochizuki (n. 1907), outro dos alunos iniciais de Ueshiba e um famoso competidor de judo. Mochizuki foi enviado para estudar no Kobukan Dojo por Jigoro Kano em 1930. Além de aikido e judo, Mochizuki também estudou Katori Shinto-ryu e carate. A inovação de Mochizuki foi o desenvolvimento de uma arte composta, incorporando elementos de todas as escolas as quais ele tinha estudado. Como resultado, o Yoseikan aikido tem um vasto currículo técnico o qual leva-se muitos anos para dominar.

Mochizuki também é muito teórico em sua metodologia e escreveu vários ensaios tocando em uma grande gama de assuntos relacionados às artes marciais. Ele também teve um papel importante na propagação do aikido internacionalmente. Mochizuki é creditado como a primeira pessoa a ensinar o aikido no exterior, tendo passado dois anos na França começando em 1951 onde ensinou judô e aikido. O Yoseikan tem um limitado número de seguidores no Japão, mas é muito forte na Europa, principalmente na França. Também tem um pequeno mas dedicado grupo na América do Norte.

Embora a lista acima cubra os principais estilos de aikido praticados hoje, há um grande número de pequenos grupos independentes que merecem ser mencionados. O Tendokan aikido fundado por um ex-instrutor da Aikikai chamado Kenji Shimizu tem um forte dojo em Tóquio e um grande número de seguidores na Europa, principalmente na Alemanha. Shimizu também é co-autor do best-seller intitulado Zen and Aikido(O zen e o aikido).

Takashi Kushida um antigo instrutor de Yoshinkan, opera na América do Norte uma organização chamada de Yoshokai, com vários dojos afiliados. O Seidokan aikido foi fundado por Rod Kobayashi, antes integrante da Ki Society, e tem um forte contingente de escolas, especialmente no oeste dos EUA. Shizuo Imaizumi tem sua base em Nova Iorque foi instrutor da Aikikai e da Ki Society que agora opera um grupo conhecido como Shin Budo Kai.

Há diversas organizações independentes na Inglaterra, França, Alemanha e Escandinávia. Muitos desses grupos europeus já recusaram expressamente filiar-se a qualquer autoridade japonesa devido a experiências negativas anteriores.

Meu grande temor ao escrever o texto acima é que eu possa ter negligenciado a citação a importantes individuos. Com certeza sou culpado disso e já peço desculpas antecipadamente se de alguma forma ofendi alguém. A arte cresceu de tal forma em extensão que é praticamente impossível para alguém se manter totalmente atualizado com tudo o que ocorre no aikido. Ainda assim é esse constante florescimento do aikido que permitiu que milhares de vidas de pessoas fossem tocadas positivamente e o seu envolvimento por sua vez permitiu um nível de enriquecimento da arte sempre em crescimento.

jogi 2

Ki-Aikido Rio de Janeiro

Seminário de Kenjiro Yoshigazaki sensei, Sérvia 2006

Ki-Aikidô na Sérvia

O segundo vídeo tem imagens muito interessantes de pessoas de idade praticando artes, assim como crianças.