quarta-feira, setembro 24, 2008

Seminário Ki-Aikidô - Koichi Kashiwaya Sensei 8o. Dan

A data confirmada são dias 8 e 9 de novembro.

No final de semana seguinte será em São Paulo.

Logo estarei informando valores e condições.

terça-feira, setembro 23, 2008

Convite a todos

Queridos amigos e amigas do Centro de Desenvolvimento de Ki,

Convidamos todos para compartilhar as boas novas e surpresas do Japão e do Hombu Dojo, trazidas por Deborah e Eder que mostrarão também fotos :

Será no Dojo, no próximo domingo, dia 28 de setembro, às 16 horas.

Tragam comes e bebes para alegrar a festa...!

Esperamos vocês lá.



Uma excelente semana a todos,

Dominique

Seminário de Ki-Aikidô com Koichi Kashiwaya Sensei

Em novembro teremos um seminário com Kashiwaya Sensei. Deve ser na primeira quinzena, provavelmente nos dias 15 e 16. Em breve estarei confirmado a data, horários e valores.

Documentário : Budismo

Amigos,

Aí vai uma dica de documentário sobre o Budismo no Himalaia feito pela National Geographic.

Está no You Tube em duas partes de 10 min cada, em português:

"Este documentário é bastante pessoal para Wade Davis, o antropólogo realiza uma peregrinação espiritual pelos Himalaias do Nepal, olhando para o budismo como uma ciência da mente ao passo em que também tenta decidir se o budismo é o caminho espiritual que ele deseja seguir. A jornada começa no Mosteiro Thupten Choling, onde vive Trulshig Rinpoche, um homem de idade bastante avançada que é um dos professores de Dalai Lama. Rinpoche leva Wade ao local onde ele alcançou a iluminação, situado no topo de uma montanha, em um lugar conhecido como Sengye Phuk, ou A Caverna do Leão. Ali ele ensina Wade sobre As Quatro Nobres Verdades do budismo. Mais tarde Wade se encontra com Matthieu Ricard, um ex-cientista francês que se tornou monge após concluir que a ciência menciona certas questões da vida, mas não explica os motivos."

Namastê,

Leo Morrissy



Terças e Quintas, 18 às 19:30 h. Aulas de Kokyuho

Método de Respiração baseado no sistema criado por Kozo Nishino e no sistema criado por Koichi Tohei..

Cada aula de Respiração consiste de duas partes essenciais:

1. Atividades de consciência corporal buscando Toitsutai (postura que explora a verticalidade, o aprofundar do relaxamento e a implementação do ciclo respiratório).
2. Vários exercícios respiratórios, focados na respiração Sokushin (respirar por meio da sola dos pés).
3. Taiki (método de comunicação não verbal por meio da “troca de energia”).

Todos os exercícios passam por processo de verificação – testes -, certificando a correta direção do aprendizado e do exercício. Cada teste estabelece o grau de equilíbrio, relaxamento e calma do praticante.
Pequenos desesperos compõem o dia. Cada instante e cada hora somados ao tempo que se foi e à ansiedade do tempo que virá constróem sobre nossas costas um edifício de possibilidades. Todo esse acumulo nos torna pesados, cansados, confina-nos ao silêncio de saber ser o próximo movimento dificil por antecipação. Tristeza é um peso no peito; responsabilidade é um peso nas costas; medo é um frio pesado na barriga; terror faz nossas pernas tremerem como se o universo estivesse a desabar sobre nós; depressão nos esvazia de toda energia, histeria nos arremessa a atitudes impensadas como se o peso sobre nós a ser superado, no momento em que nos lançamos, desaparecesse e confirmasse o quanto nossa reação é extrema e além da necessária. Outro dia conto como me dei conta. Outro dia mais calmo detalho o momento em que tantas metáforas se juntaram e me fizeram sentido e direcionaram meu trabalho de pesquisa. Qualquer outro nascer de sol e qualquer outro céu azul. Não agora. Nâo agora pois quero falar sobre o que vou deixar para quem de mim veio e um dia seguirá adiante.

Estou finalmente escrevendo o método de respiração e consciência e uso corporal. As informação, experiências e aulas baseadas em Nishino-Ryu KOkyuho, Shinshin Toitsu Dô, KI-Aikidô, Técnica de Alexander, Yoga Japonesa etc, deixaram de ser tópicos em mim e definiram-se como um caminho de crescimento. Pode ser pretensão de meu momento, quem sabe? Pode ser que daqui alguns dias eu perceba falhas (ah, eu realmente espero que isso aconteça e me estimule assim a seguir estudando). Porém, neste momento estou disposto e animado. Estou escrevendo algo que sei será útil para muito mais gente do que apenas eu.

Não me tornei budista ou cristão; não penso em deus e nem descreio; continuo a ler e buscar ultrapassar minha limitaões e mesmo assim cometo tantos erros e isso me acorda para minhas covardias e fraquezas; ah, universo no qual surgi supondo ser eu e agora me dissolvo...

Leveza.... afinal.