quinta-feira, maio 17, 2007

Ki-Aikidô na terceira idade 3

As aulas de Ki-Aikidô são divididas em duas partes. A primeira envolve o treino de desenvolvimento de Ki. O que seria isso? Basicamente um sistema de consciência corporal que leva à unificação de mente e corpo. Originalmente somos um, mente e corpo, mas por causas diversas, acabamos aceitando que mente e corpo são partes individualizadas. As aulas de desenvolvimento de Ki visam reconquistar esse estado de mente e corpo como uma coisa só. E, para garantir que o aluno trilha o caminho correto, são feitos testes. Para o iniciante é ensinado como desenvolver o estado de mente que não se move. Ou seja, a estabilidade e o completo equilíbrio da mente. Como aceitamos que a mente move o corpo, no momento em que a mente não se move, o corpo também ganha total estabilidade. Para o praticante intermediário, é ensinado o uso do seika no itten, ou um ponto no baixo abdômen. a correta utilização do itten permite ao praticante lidar com os pensamentos e emoções e sentimentos e sensações que movem sua mente. A menutenção do itten é tomado, deste modo, como um meio de manutenção de um estado de equilíbrio pleno mente e corpo unificados. Para os praticantes avançados, os testes são tomados como meios de verificar se o praticante perde o itten, ou seja, o instrumento de garantir o pleno equilíbrio e a unificação de mente e corpo.
Ao praticante da terceira idade, assim como a todos os praticantes, o desenvolvimento de Ki leva não apenas à qualidade e efetividade nas técnicas de Ki-Aikidô como permite o entenimento de como manter a unificação mente e corpo na vida diária.

A segunda parte da aula são as artes de Ki-Aikidô propriamente ditas. O que é buscado, aqui, é que o praticante mantenha a unificação mente e corpo enquanto pratica a arte marcial; ou seja, a arte marcial torna-se meio, um teste a mais. Ki-Aikidô vira intrumento de ensino de como manter a unificação mente e corpo em movimento. Estando imóvel, é razoalmente fácil encontrar um estado de unificação e plenitude. A complexidade surge do movimento do corpo em relação ao espaço exterior.

Ao praticante da terceira idade, é pedido que entende que o movimento mais forte é o vertical; aquele que segue a gravidade. E o movimento na horizontal deve ocorrer tendo-se em vista o itten. A manutenção desse ponto n o baixo abdômen dá direção e sentido ao fluxo de Ki.

Ah, em tempo. Se você divide o número um, em duas partes, ainda temos o um ou dois numeros um). Se dividirmos infinitamente o um, continuaremos a ter o um como algo inteiro. A menor da menor parte pode ser contada como um. Para o praticante de Ki-Aikidô, o um fundamental, o menor dos menores, tão dividido a ponto de nem mesmo a imaginação ser capaz de perceber ou supor é o que chamamos de Ki. Ou seja, Ki é a partícula que básica de todas as coisas. Mesmo o pensamento e as emoções são Ki. Aprender a desenvolver o Ki, deste modo, é mais que simples exercício, é lidar com aquilo que dá forma ao Universo e nos leva a compreender que somos um com o Universo. Todos somos feitos de Ki, tudo é feito de Ki. Seja novo ou velho, grande ou pequeno, limpo ou sujo, respeitável ou não, honesto ou não, tudo é Ki e deve ser compreendido como tal.

KI-AIKIDÔ NA TERCEIRA IDADE 2

Houve tempo em que se pensava que artes marciais estavam restritas ao público jovem ou, no máximo, àqueles com sáude privilegiada e que conseguiam ultrapassar os quarenta anos plenos de força e saúde.
Esse ponto de vista, durante muito tempo, afastou das artes marciais aqueles que chegavam à meia-idade, e mais ainda, os da terceira idade.
Por que alguém maduro deveria pensar em uma atividade física voltada para a violência? Esta pergunta povoou durante muito tempo a cabeça daqueles que amavam os conceitos ligados às artes marciais e ao oriente. Pois bem, para o Ki-Aikidô, o conceito de arte marcial continua vivo. Não com o princípio da violência, mas o da não violência, da não-reação. Conquistar um estado de emoção positiva e, a partir daí, descobrir que com a não-reação é possível que esse estado de emoção positiva se mantenha mesmo dentro de situações de pressão e conflito. Por meio da tranquilidade e da emoção positiva encontrar os meios para solucionar os problemas mais complexos.
Os treinos de Ki-Aikidô foram preparados de forma didática para que tais objetivos sejam alcançados e, sem deixar de ser arte marcial, cultivar qualidades que podem ser levados para a vida diária e, desse modo, melhorar a qualidade de vida dos praticantes.
No Ki-Aikidô a arte marcial deixou de ser fim (vitória ou derrota) para se tornar meio. A verdadeira vitória assumida como a vitória sobre si mesmo.

quarta-feira, maio 16, 2007

Ki-Aikidô para Terceira Idade



Não existe limite de idade para aprender sobre Ki e Ki-Aikidô.

Venha praticar e aprenda como aplicar os Princípios do Ki na vida diária. Usando o Ki-Aikido como meio, desenvolva modos de manter uma mente positiva em suas atividades fora do dojo.

Koichi Tohei Sensei



Koichi Kashiwaya sensei



Koichi Kashiwaya sensei ministra cursos de Takegiri - corte de bambu com espada de madeira. No seminário de Desenvolvimento de Ki a ser ibnistrado por Kashiwaya sensei, em agosto de 2007, esperamos poder apreciar uma demonstração.

Calgary Ki Society

Clique no título para assistir diversos vídeos.

segunda-feira, maio 14, 2007

Shinichi Tohei nos EUA, em junho

Maryland, USA, estará recebendo a Ki Society 2007 Conferência Nacional (USA) de Ki, em Spring, MD, de Junho 21 a Junho 24, 2007. A conferência será dada porShinichi Tohei Sensei, Presidente da Ki no Kenkyukai (Ki Society International).

Aulas com George Pretyman sensei

Agradecemos a visita e as aulas e a generosidade de George Pretyman sensei. Foram dois dias de aulas e conversas e risos. Dia a dia estreitamos mais e mais os laços de amizade entre os vários dojôs de Ki-Aikidô e outros muitos amigos que praticam a arte dentro da linha de Koichi Tohei sensei e também de outros grupos. Aikidô é a arte que se traduz pela harmonia e é pela capacidade de levar essa harmonia à vida diária que sabemos o quanto o praticante está crescendo como ser humano e aikidoka.