sexta-feira, junho 01, 2007

A voz da experiência

(por Sr. Akio Kataoka)

Pouco depois de começar a treinar nas escolas Nishino, um certo nível de aplicação prática dos ensinamentos é alcançada. Essencialmente, nossa vida diária se modifica.
A coisa importante não é o expandir da consciência, mas os multifacetados poderes do corpo. Por exemplo, meu quadril estava deslocado na manhã de terça-feira, comigo necessitando de uma bengala para caminhar. Mas quando na quinta-feira eu estava caminhando acelerado, eu me dei conta que recuperações rápidas são possíveis independente da idade, e assim os poderes do corpo ficaram óbvios para mim.

Isso poderia ser chamado de recuperação natural, mas hoje em dia isso está longe de ser comum, e qualquer pessoa pode se dar conta que todo o nosso poder natural de recuperação pode ser enormemente amplificado por meio do desenvolvimento do Ki. Isso significa que nosso corpo, sem qualquer processo de expansão da consciência, pode disparar uma ilimitada atividade vital em cada célula, por meio do precesso de transmissão e recepção. Sendo assim, todos os elementos do corpo estão linkados em um sistema de inter-conexões, abrangendo o sistema nervoso, o sistema circulatório, as glândulas endócrinas, o sistema linfático e outros.

O Método de REspiração Nishino (MRN) Estabelece nosso Ki como o angente intermediário que linka esses sub-sistemas e nossa consciência. Resumindo, por meio do Ki todos os nossos sistemas são renovados e restaurados. Então, nossos poderes naturais de auto-recuperação se manifestam por meio da potencialização de nosso sistema imunológico, e o potencial para normalização da capacidade de nosso sistema imunológico pode também ser julgado pela observação de fatores externos como os níveis de contentamento, estilo de vida e como o futuro é encarado, tudo isso influenciando o que virá.

Mesmo que nosso entendimento ainda esteja dando os primeiros passos, esse é um estudo de interesse ilimitado, e sob a direção de Kozo Nishino sensei, a procura da "inteligência física" torna-se ainda mais estimulante.

Sr. Akio Kataoka nasceu em 1935. GRaduou-se em Educação, na Universidade de Tóquio. É representante do Conselho Científico Japonês, Professor Emérito da Universidade Tsukuba, Presidente do Sistema de EStudos de Esportes da Universidade Kokushikan, Doutor em Educação, Presidente da Sociedade Japonesa de Educação Física assim como presidente honorário da Asian Physical Education Sports Science Association.

A voz da experiência

A era da Slow Food e do Método de Respiração Nishino

(por DR. Toshihiro Nukiwa)

O que é o Método de Respiração Nishino (MRN)? Eu tenho praticado esse método por mais de 14 anos. Eu fui levado a acreditar que o que eu realmente aprendi todo esse tempo foi sobre meu próprio corpo. Que tipo de corpo é este? Eu tenho sido maravilhado pelo que este corpo possa ser, um tipo de "arquétipo". Essa palavra foi primeiro usada por Carl Gustav Jung, um dos gigantes da psicologia do século 20, para descrever o conteúdo de um profundo substrato do inconsciente humano. De um modo análogo, eu tenho sido levado a sentir que sob o corpo óbvio que entendemos na vida diária, há um corpo desconhecido em níveis mais profundos. O resultado cumulativo do plano evolutivo de nosso corpo pode ser visto como um tipo de inconsciência física, o qual pode ser considerado um corpo arquetípico, no sentido de Jung.

O MRN oferece a chave para acordar esse corpo arquetípico. KOzo Nishino sensei criou um método que restaura aquele estado original de frescor, no qual a grande potencialidade de nosso corpo é posto à descoberto. Assim como entramos no século 21, nós estamos sendo levados a reconhecer a importância da sensibilidade e discernimento na escolha dos melhores ingredientes para uma cozinha saudável, o qual tem sido nomeada movimento "Slow food" (alimentos morosos). O processo de aprendizado do verdadeiro corpo, nos termos do MRN é parecido com o senso de renovação gradual advogado na apreciação da Slow Food.

As primeiras mudanças aparecem depois de vários meses de treinamento, quando nossos corpos começam a responder à práatica de "Taiki". Após aproximadamente um ano de trabalho, nossos corpos estão prontos para as profundas mudanças que acontecem nos anos seguintes, novamente nas marcas de seis e dez anos. Nesse ponto, a energia do "Taiki" pode ser sentida mutualmente fluindo e expandindo diretamente ao longo do vívido eixo da coluna vertebral nossa e de nosso parceiro. Essa sensação única pode ser sentida por qualquer pessoa. No entanto, nesse ponto da história do estudo da psicologia humana, nossa habilidade para explicar o fenômeno não chegou tão longe.

O MRN é extremamente agradável. Por um lado deriva do prazer e liberação provocada pela prática. É uma pratica de mútuo respeito entre todos os parceiros. Nas duas pricipais escolas em Tóquio e em Sendai, na Universidade Tohoku, topos praticam desse modo. Todos Têm gradualmente mudado com o passar do tempo e da prática. Essas sessões são meus momentos mais felizes, quando eu me sinto liberto de todas as preocupações da vida diária.

O resultado de recuperar o corpo "arquetípico" pode ser experenciado individualmente, o que mostra que o método foi criado para engendrar resultados reproduzíveis, aplicáveis a todos. Vamos praticar e apreciar as deliciosas mudanças que esperam por nós, por nossos próprios corpos!


Dr. Toshihiro Nukiwa é Professor da Universidade Tohoku, Instituto de Desenvolvimento, envelhecimento e Câncer. GRaduou-se na UNiversidade de Tóquio, na Faculdade de Medicina. Continua sua pesquisa médica no Instituto Nacional de Saúde (National Institutes of Health (NIH)), Bethesda, MD, Estados Unidos. Sua pesquisa (Tratamento de Câncer no Pulmão e Fribrose pulmonar) foi publicado em diversos veículos de divulgação científica, incluindo prestigiosos jornais de medicina. Ele serve como mebro do conselho editorial de jornais profissionais e acadêmicos nos Estados Unidos e em outros países. Trabalha em pesquisas de ponta tanto na crínica médica quanto na pesquisa acadêmica em biologia molecular, além de::
Member of Directors of the Japanese Respiratory Society
Councilor of the Japanese Cancer Association
Member of Directors of the Japan Lung Cancer Society of Gene Therapy
Expert Member in the Committee of Ministry of Health, Labor and Welfare
Group leader of the Taskforce for the Diffuse Pulmonary Diseases of the Ministry of Health, Labor and Welfare

terça-feira, maio 29, 2007

Hanmi

No geral, a técnicas iniciam-se em hanmi e, nas transições, o corpo está completamente de frente (quadrado) para o parceiro.

1. Frente à frente com o parceiro, posicione-se em hanmi e ofereça o punho esquerdo para que ele o segure em katatetori (importante a mão estar na mesma linha que o itten).
2. desloque o pé da frente (tsugi ashi) e, sem mover o punho seguro, posicione-se de modo que voc~e fique perpendicular ao parceiro e seu punho fique na frente do seu itten (a ponta de seus dedos apontarão, de forma natural, na direção em que você está vindo).
3. complete o movimento de tenkan, mantendo o corpo quadrado à frente (cuide para não puxar ou empurrar o parceiro).
4. Posicione-se em Kaisho (quadrado e pés paralelos, na direção oposta a que chegou em 2), com os braços erguidos e os dedos apontados para dentro (relaxados).

Cuide para ser testado em cada uma das posições e perceba como seguindo a direção do Ki do parceiro, mantendo-se completamente relaxado, você irá liderar seu parceiro, permitindo que a técnica seja concluída (pode ser Katatedori ikkyo tenkan).

Note como, sem necessidade de objetivar sair da frente do parceiro, o movimento de hanmi para queadra e para kaisho o levará a evitar obstruir o caminho do parceiro.

Anotações de aula

Observar como nos exercícios de aiki-taissô e Oneness, a utilização do corpo obedece parâmtros básicos, sendo um deles a simetria entre ombros e ilíacos, formando um quadra que não deveria se inclinar, ajudando a estabelcer uma boa vertical para a queda dos braços e para o movimento de kusshin.

1. Praticar Udefuri e Udefuri Chouyaku, como preparação para Katate-kosatori.
2. No momento em que estiver em banzai, certificar que pés estão paralelos e a descida de Itten ocorra na vertical.
3. Enquanto faz a transição para o segundo banzai, certifique-se que o ponto no baixo abdômen esteja claramente localizado e não mude de posição.
4. Obedeça a velocidade da gravidade (ou de Oneness) durante e técnica.

domingo, maio 27, 2007

Anotações de aula

Aquecimento
- Flexibilidade
- ushiro ukemi
- Ushiro ukemi tachi agari

Oneness
- Cuidar dos movimentos na vertical, seguindo a linha da gravidade;
- nos movimentos de braço, verificar se as costas (inter-escapular) não incline nem um mlímetro para trás;

- Trabalhar postura de toitsutai, para estabelecer vertical e dentro da postura erguer os braços em banzai e deixar que caiam, seguindo a gravidade, até que as pontas dos dedos toquem as coxas.

Aiki taissô
(observar vertical e não jogar ki para trás. Certificar que ombros e iliacos estejam alinhados, formando um quadrado. Antes de deslocar o itten, garantir que o quadrado seja claro para um observador logo à frente)
- Funakogi;
- ikkyo undo;
- zengo undo;
- happo undo.