sexta-feira, junho 01, 2007

A voz da experiência

A era da Slow Food e do Método de Respiração Nishino

(por DR. Toshihiro Nukiwa)

O que é o Método de Respiração Nishino (MRN)? Eu tenho praticado esse método por mais de 14 anos. Eu fui levado a acreditar que o que eu realmente aprendi todo esse tempo foi sobre meu próprio corpo. Que tipo de corpo é este? Eu tenho sido maravilhado pelo que este corpo possa ser, um tipo de "arquétipo". Essa palavra foi primeiro usada por Carl Gustav Jung, um dos gigantes da psicologia do século 20, para descrever o conteúdo de um profundo substrato do inconsciente humano. De um modo análogo, eu tenho sido levado a sentir que sob o corpo óbvio que entendemos na vida diária, há um corpo desconhecido em níveis mais profundos. O resultado cumulativo do plano evolutivo de nosso corpo pode ser visto como um tipo de inconsciência física, o qual pode ser considerado um corpo arquetípico, no sentido de Jung.

O MRN oferece a chave para acordar esse corpo arquetípico. KOzo Nishino sensei criou um método que restaura aquele estado original de frescor, no qual a grande potencialidade de nosso corpo é posto à descoberto. Assim como entramos no século 21, nós estamos sendo levados a reconhecer a importância da sensibilidade e discernimento na escolha dos melhores ingredientes para uma cozinha saudável, o qual tem sido nomeada movimento "Slow food" (alimentos morosos). O processo de aprendizado do verdadeiro corpo, nos termos do MRN é parecido com o senso de renovação gradual advogado na apreciação da Slow Food.

As primeiras mudanças aparecem depois de vários meses de treinamento, quando nossos corpos começam a responder à práatica de "Taiki". Após aproximadamente um ano de trabalho, nossos corpos estão prontos para as profundas mudanças que acontecem nos anos seguintes, novamente nas marcas de seis e dez anos. Nesse ponto, a energia do "Taiki" pode ser sentida mutualmente fluindo e expandindo diretamente ao longo do vívido eixo da coluna vertebral nossa e de nosso parceiro. Essa sensação única pode ser sentida por qualquer pessoa. No entanto, nesse ponto da história do estudo da psicologia humana, nossa habilidade para explicar o fenômeno não chegou tão longe.

O MRN é extremamente agradável. Por um lado deriva do prazer e liberação provocada pela prática. É uma pratica de mútuo respeito entre todos os parceiros. Nas duas pricipais escolas em Tóquio e em Sendai, na Universidade Tohoku, topos praticam desse modo. Todos Têm gradualmente mudado com o passar do tempo e da prática. Essas sessões são meus momentos mais felizes, quando eu me sinto liberto de todas as preocupações da vida diária.

O resultado de recuperar o corpo "arquetípico" pode ser experenciado individualmente, o que mostra que o método foi criado para engendrar resultados reproduzíveis, aplicáveis a todos. Vamos praticar e apreciar as deliciosas mudanças que esperam por nós, por nossos próprios corpos!


Dr. Toshihiro Nukiwa é Professor da Universidade Tohoku, Instituto de Desenvolvimento, envelhecimento e Câncer. GRaduou-se na UNiversidade de Tóquio, na Faculdade de Medicina. Continua sua pesquisa médica no Instituto Nacional de Saúde (National Institutes of Health (NIH)), Bethesda, MD, Estados Unidos. Sua pesquisa (Tratamento de Câncer no Pulmão e Fribrose pulmonar) foi publicado em diversos veículos de divulgação científica, incluindo prestigiosos jornais de medicina. Ele serve como mebro do conselho editorial de jornais profissionais e acadêmicos nos Estados Unidos e em outros países. Trabalha em pesquisas de ponta tanto na crínica médica quanto na pesquisa acadêmica em biologia molecular, além de::
Member of Directors of the Japanese Respiratory Society
Councilor of the Japanese Cancer Association
Member of Directors of the Japan Lung Cancer Society of Gene Therapy
Expert Member in the Committee of Ministry of Health, Labor and Welfare
Group leader of the Taskforce for the Diffuse Pulmonary Diseases of the Ministry of Health, Labor and Welfare

Nenhum comentário: