quarta-feira, julho 04, 2007

Mover-se usando um ponto no baixo abdômen

Mova-se usando um ponto no baixo abdômen.

Quando você está parado, é fácil perdeber e manter um ponto no baixo abdômen. Quando está em movimento, parece mais difícil. Mas não é bem assim.

Antes de iniciar o movimento, perceba um ponto no baixo abdômen e deixe que ele inicie o movimento. Isso não significa projetar o baixo abdômen à frente, mas sentir um ponto no baixo abdômem movendo-se antes.

Por que isso?

Para que você não se mova e um ponto no baixo abdômen perca relação com todo o corpo.

Utilizar a estrutura quadrada (alinhamento de ombros e ilíacos) ajuda a entender este aspecto. Quando você rgue os ombros, ergua o máximo que puder, até sentir que os músculos queligam ombros aos iliacos estejam alongados. Então, sem deixar o topo da cabeça despencar, "solte" os ombros, relaxando. Deste modo você terá um tronco íntegro, sem formar arcos para frent eou para trás (isso auxilia muito a corrigir posturas durante técnicas e no kokyuho).

Tendo entendido o que é o tronco quadrado (por favor, nas artes e nos exercícios, não torça na cintura, perdendo o quadrado), fica fácil entender porque um ponto no baixo abdômem deve ser mantido (pelo menos quanto à estrutura do corpo). A relação ombros e ilíacos e um ponto no baixo abdômem, mantendo-se integras, permitem que você s emova usando um ponto, sem arcar para a frente, para trás, ou para os lados.

Para deixar de mover-se e parar, primeiro continue a perceber um ponto no baixo abdômem e pare um ponto. deste modo o corpo como um todo irá parar.

Lembre-se, corpo e mente são uma coisa só. Se você deixa de perceber um ponto no baixo abdômem, é sinal que sua mente divagou e a unidade se perdeu. Volte a perceber um ponto (não precisa ser o mesmo ponto, apenas um ponto no baixo abdômem) e siga com os movimentos e posturas.

Mova um ponto no baixo abdômem antes.

Pare um ponto no baixo abdômem antes.

terça-feira, julho 03, 2007

segunda-feira, julho 02, 2007

Terapia Kiatsu

O criador da Terapia Kiatsu - Koichi Tohei - descobriu a terapia Kiatsu quando foi enviado para fora do Japão, durante a II Grande Guerra.

O Kiatsu terapeuta envia Ki a partir da ponta de seus dedos e ativa o poder vital do paciente. Uma vez que seu poder vital tenha sido ativado, ele mesmo - o poder vital - irá curar os problemas.

Estes são alguns méritos da Terapia Kiatsu:

1_ Relaxamento e a habilidade para mudar a mente e o corpo para uma caminho positivo.
2_ Não há rigidez após a terapia Kiatsu.
3_ Implemento da circução sanguínea.
4_ Ajuda a detectar doenças antecipadamente.


Kashiwaya sensei dará um módulo de Terapia Kiatsu durante seu próximo Seminário de Ki em Curitiba. Maiores informações, entre em contato com o Centro de Desenvolvimento de Ki.