sexta-feira, junho 16, 2006

Para tornar-se um com o Universo (1) - Concentre sua mente no ponto um no baixo abdômen - Koichi Tohei

Concentre sua mente no ponto um no baixo abdômen

Todos sabem que isso é importante manter a mente calma. Bem, onde nós acalmamos nossa própria mente?
Esse lugar é o "um ponto no baixo abdômen" o qual eu irei descrever.

As pessoas no oriente, desde os tempos antigos, têm posto ênfase na importância do baixo abdômen (Seika-tanden em japonês) como o local de nascimento da verdadeira força humana.
Eles também tendem a praticar a falsa crença que simplesmente concentrando a força física no baixo abdômen produzirá um poderoso baixo abdômen.
É verdade que o baixo abdômen é importante, no entanto, o baixo abdômen não é o local onde colocar força física. É o local onde acalmar sua a mente.
Se você meramente tensiona seu baixo abdômen, uma reação em cadeia irá causar tensão em seu peito, também. E se você continua com isso por longo tempo, você irá desenvolver dores no estômago e irá experimentar aumento da pressão sanguínea.
Você não deve esquecer que a mente move o corpo.

Como o baixo abdômen envolve o conceito de área, é natural que nós nos concetremos nessa área, e com isso fiquemos tensos.
Por essa razão eu selecionei um ponto no baixo abdômen no qual nós não conseguimos colocar tensão e é um infinitamente pequeno ponto. E o que chamo de "ponto um no baixo abdômen (seika-no-itten em japonês)".
Todos os iniciantes cometem o erro de localizar o ponto um no baixo abdômen alto demais no baixo abdômen. O ponto um é muito mais baixo do que você pensa, aproximadamente na altura do osso púbico.
Isso é vários centímetros abaixo do umbigo.
Acalmando sua mente no ponto um, você pode desenvolver um poderoso baixo abdômen sem ficar tenso. Nós chamamos esse processo "unicidade de mente", ou "mente concentrada". Acalmando nossa mente no ponto um no baixo abdômen, nós podemos desenvolver um poderoso baixo abdômen. E assim estaremos equilibrados.

Para tornar-se um com o Universo (3) - O pote mágico - Koichi Tohei

O pote mágico

Há uma antiga história sobr eum pote mágico.
Um mercador veio vender um velho pote. As pessoas reclamaram porque o pote era muito caro. O mercador respondeu, "Não, ele não é tão caro assim. Este é um pote mágico."
"Que tipo de mágico ele pode realizar?" as pessoas perguntaram. O mercador respondeu, "Coloque alguma coisa no pote."
As pessoas jogaram no pote o que elas tinham por perto e tudo desapareceu. Era realmetne um pote mágico. Tais tipos de potes podem ser muito úteis.

Todos nós temos um tipo de pote mágico no nosso ponto um no baixo abdômen. É um infinitamente pequeno ponto que pode engolir tudo.
Por exemplo, se alguém espalha rumores falsos sobre você, você pode perder sua calma quando você conta isso para seu cérebro. Jogando fora isso (falsos rumores) no seu ponto um, você não precisa ficar destemperado. Reprimir apenas resultaria na raiva vindo mais tarde. Isso tão pouco é bom para a saúde.
Apenas jogue todas as coisas em seu ponto um e sempre sorria.
Se você vive desse modo, mesmo que um raio caia ao seu lado, você não será abalado pelo som ou pelo flash de luz. Tudo será instantaneamente absorvido no ponto um e desaparecerá. Se você faz desse modo, você pode apreciar uma xícara de chámesmo se um raio cair próximo a você. Você não precisa ficar abalado por isso.

Desde que se mantenha o ponto um na vida diária, se está capacitado a se manter perpetuamente em um estado relaxado de corpo e mente. Se desenvolve uma mente inamovível mesmo que o mundo inteiro ao redor esteja em colapso, e uma mente como essa é tão vasta quanto o oceano o qual pode engolfar todas as coisas e permanecer puro, não poluído.
As pessoas neste mundo costumam acreditar que relaxamente significa perda de poder. Esse é o motivo porque eles não conseguem relaxar em uma emergência. Eles tensionam seus corpos imediatamente.
Você irá descobrir a importância do relaxamento em uma emergência, pela primeira vez, quando você perceber que o relaxamento é o mais natural e estável estado.
Muitas das doenças modernas são causadas por problemas nervosos. Stress, irritação, raiva e estado de depressão fazem as menores veias contraírem e perturbam a manifestação do poder vital causando várias doenças.

Para tornar-se um com o Universo (4) - Sempre mantenha o um ponto no baixo abdômen - Koichi Tohei

Sempre mantenha um ponto no baixo abdômen

Algumas pessoas podem espantar-se, "Se eu mantenho um ponto no baixo abdômen sempre, eu não posso fazer nada (mais)". Eu respondo a questão.
Isso parece razoável à primeira vista. No entanto, sempre mantendo um ponto no baixo abdômen não significa sempre pensar no ponto um (itten).
O um ponto no baixo abdômen não é um ponto visível mas o ponto o qual é infinitamente condensado. Mesmo se o ponto um ficar pequeno demais para ser sentido, quando você se concentrar, apenas continue.
Uma vez que você acalme sua mente no baixo abdômen, você pode manter o ponto um no baixo abdômen sem pensar a respeito desde que voc~e pratique a postura correta.
Acalme sua mente no ponto um no baixo abdômen. Sua mente e seu corpo irão tornar-se um com o universo, naturalmente. É importante checar se voc~e acalmou sua mente no ponto um no baixo abdômen antes de qualquer fazer qualquer atividade. Vamos praticar mantendo o ponto um em nossos movimentos diários, quando estamos em pe´, sentados, caminhando.
Eu dou ênfase a isso porque é importante: manter o ponto um não significa estar continuamente pensando conscientemente no baixo abdômen. Se você está com constante foco em seu baixo abdômen, você não estará capacitado a executar corretamente suas atividades diárias.
Quando mantemos o ponto um, nos sentimos relados. Uma vez entendida essa sensação, você pode aplicar essa sensação às suas atividades diárias.
Isso significar agir no seu estado mais natural.
Algumas vezes sua mente pode ser perturbada. Se você sentir que sua mente está perturbada, você pode praticar "Mantenha o ponto um" uma vez mais.
Quando você fica bravo ou excitado, você perde seu ponto um no baixo abdômen. Quando você fica cansado ou enrijece seus ombros, você perde seu ponto um, assim como em muitos outros casos. Nesses casos, você pode se corrigir e manter o ponto um novamente.
A princípio, nós tendemos a perder o ponto um e esquecer isso facilmente. No entanto, praticando manter o ponto um novamente e novamente, você pode manter o ponto um durante longos períodos de tempo. Quando você perder seu ponto um, você perceberá isso imediatamente.
Quando você encarar atividades importantes, você não precisará se desesperar se mantiver o ponto um.

quarta-feira, junho 14, 2006

Para tornar-se um com o Universo (Significado do ponto um no baixo abdômen)- Koichi Tohei

Significado do ponto um no baixo abdômen

Vamos pensar mais profundamente sobr eo ponto um no baixo Abdômen.
O Universo é umcírculo sem limites ou uma esfera sem limite radial. Deste modo, eu posso dizer que eu sou o centro do Universo. Mesmo que eu dê um passo à esquerda, você não pode dizer que o Universo para o meu lado esquerdo ficou um passo menor. O Universo ainda é sem limites.
Mas, se eu digo que estou sozinho no centro do Universo, isso será um erro. Todos estão no centro do Universo.
Um círculo limitado tem apenas um centro mas um círculo sem limites tem tantos centros quanto você quiser.
Buda ensinou isso quando disse: "Tenjo tenga yuiga dokuson", que significa, "Eu sou o meu Senhor através do céu e da terra. Eu não sou o homem do homem, mas meu próprio dono".
Buda também disse: “Banbutsu ni busho ari,” que quer dizer, " Todas as coisas do universo tem potencialmente a qualidade de Buda".
Mas, em tempo remotos, os monges interpretaram erroneamente, produzindo este dizer: "Apenas Buda é sagrado."
O Universo condensado torna-se eu mesmo. E ainda mais condensado vem a ser o ponto um em meu baixo abdômen.
O ponto um não é realment eum ponto tangível, mas o ponto no qual você infinitamente condensa até a metade, metade, metade, em sua mente. Quando isso alncaça o limite de ser pequeno demais para ser visualizado, mantenha a concentração em sua mente e deixe o processo seguir.
O movimento de condensação infinita resulta na qualidade calma. Esse é o exato significado do ponto um no baixo abdômen.
Quando o ponto um é pequeno demais para se sentir, e você para de concentrar-se, isso se tranforma na qualidade de calma morta ao invés da qualidade de calma viva.
A qualidade de calma viva é o estado de estabilidade contendo infinitos movimentos, e a qualidade de calma morta é poder sem movimento.
Eles parecem iguais mas são fundamentalmente diferentes.

Nada pára neste mundo. A mente é o mesmo.
A qualidade de calma morta não segue os princípios do Universo.

(Clique no título para ler em inglês)

Respiração Ki é um elixir da vida - Capítulo 4 ( Ki Breathing, Koichi Tohei)

Todo o corpo respirando internamente

Eu explicado a postura correta e mente e corpo unidos no sentido da respiração Ki.
"Extender Ki" significa manter nossa mente plus.
De qualquer modo, quanod estamos adoecidos ou temos algo em nossa mente, é difícil ter a mente plus, mesmo se você tente.
A mente move o corpo. Do mesmo modo, algumas vezes a mente é afetada pelo corpo.
Se você bem pratica os Princípios Ki, mesmo com a saúde comprometida, você estará capacitado a manter a mente plus. Muitas pessoas tornam-se minus quando seus corpos adoecem.

Há um elixir que ajuda-nos a nos manter plus e a mente e o corpo saudáveis. Esse elixir é a respiração.
Humanos podem sobreviver durante algum tempo sem comer, mas se a respiração pá por cinco minutos, você não sobrevive.
Se temos uma respiração incosciente, não sabemos se nossa respiração é correta ou não, o que tem um profundo efeito tanot em nosso espírito como no estado geral de nosso corpo.
Uma pessoas saudável tem uma respiração longa e profunda; uma pessoa doente tem uma respiração fraca e curta.
Uma pessoa espiritualmente estável respira silenciosamente e em ciclos longos; já uma pessoa nervosa respira em ciclos rápidos e respiros curtos.
Nós podemos promover a estabilidade espiritual e preservar a saúde por meio do controle da respiração.

Vamos pensar no significado e na função da respiração.
Humanos se alimentam de comida e a processam transformando-a em energia.
Oxigênio é preciso nesse processo, sendo que nós respiramos oxigênio da atmosfera.
Como produto desse processo, também temos material sem utilidade como dióxido de carbôno, que precisa ser eliminado imediatamente. Nós precisamos desse processo para nos mantermos vivos.

Há dois tipos de Respiração. Respiração externa ou respiração com os pulmões, que pode ser descrito como o processo no qual o ar do ambiente é inalado para os pulmões, e o gás dióxido de carbono nos pulmões é exalado. Respiração interna pode ser descrita como o processo no qual o oxigênio é levado dos pulmões, pelos sistema circulatório, suprindo as células do corpo de oxigênio.
De modo recíproco, o dióxido produzido nas células é absorvido pelo sistema circulatório e levado para os pulmões e então exalado.

Muitos métodos de respiração são ensinados por muitas pessoas. Muitos desses métodos de respiração preocupam-se com a respiração externa.
Eles dizem que o volume de ar que pode ser contido nos pulmões é de aproximadamente 3,000cc- 4,000cc.
Nós podemos trocar um quinto do ar dos pulmões por meio da respiração normal.
Isso significa que nós sempre retemos sujeira, ar velho em nosso pulmões.
É natural respirar profundamente e trocar o ar de nossos pulmões.
Para trocar o ar em nossos pulmões, nós não precisamos de nenhum método ou técnica. Quando queremos renovar o ar de um quarto com ar fresco, nós só precisamos abrir duas janelas e esperar mais ou menos cinco minutos. Do mesmo modo, se nós respirarmos profundamente cinco ou seis vezes, nós podemos liberar todo o ar velho de nossos pulmões, naturalmente.

Não apenas a respiração externa é importante, mas também a respiração interna.
Se o oxig~enio apenas vai para dentro e para fora dos pulmões, você não tem muitos benefícios. Quando o oxigênio é carregado para todo o seu corpo por meio de seus sistema circulatório, você pode se beneficiar pelo oxigênio frenco enviado através de todo o seu corpo.
REspiração Ki realiza a respiração externa e interna ao mesmo tempo. Isso é chamado "Respiração com todo o corpo".
Algumas pessoas ensinam a inalar e exalar durante determinado tempo. Em alguns casos, o número de respirações é determinado.
De qualquer modo, não é tão importante inalar e exalar determinado número de vezes em determinado tempo.
Quanto mais você fizer Respiração Ki, com mais vigor você ficará.

Respirando com mente e corpo unidos

Vamos falar sobre como fazer a REspiração Ki.
A coisa mais importante é praticar com mente e corpo unidos. A postura correta é a postura natural quando você pratica Respiração Ki.
Postura natural significa nossa mente e corpo são um com o Universo. Isto é estar com a postura mais confortável e estável. O problema começa quando você tem dificuldade em entender o que é estar com mente e corpo unidos.
Eu ensinei nos capítulos prévios como fazer isso. Qualquer um pode testar o estado de união de mente e corpo por meio dos testes de Ki.
Antes de começar a Respiração Ki, vamos fazer um exercício simples.
Primeiro, por favor, tensione seu corpo do topo da sua cabeça até a ponta dos dedos dos pés.
Aperte sua testa, encare com firmeza, cerre os dentes com força, tensione seu peito e ombros, tensione seus braços, coloque força no seu baixo abdômen, e tensione suas pernas. Como fica a respiração nesse momento?
Muitos de você podem segurar a respiração sem ao menos perceber. Se voc~e fizer o teste de Ki nesse momento, você saberá que se seu corpo está tenso, sua postura é instável.
Façamos outro exercício. Desta vez, vamos tentar um relaxamento morto. Deixe seus ombros caírem como quando se está desapontado e deixe suas costas dobrarem.
Como está sua respiração neste momento? Sim, é difícil respirar porque os órgãos internos estão pressionados. Do memso modo, você pode sentir que sua respiração fica superficial.
Quando você fizer o teste de Ki, você irá entender que o relaxamento morto é uma postura instável. Muitas pessoas sabem que o relaxamento é important para a saúde. Mas poucas pessoas sabem que existe diferença entre o correto relaxamento e o relaxamento morto.
Quando você faz a Respiração Ki, é importante fazer a Respiração Ki com mente e corpo unidos, e não apenas usando o corpo.

Para tornar-se um com o Universo (6) - Koichi Tohei

Viver tranquilo é nosso estado original e natural

O peso de todo objeto, naturalmente, situa´se no ponto mais baixo. Desde que o corpo humano também é um objeto, se ele relaxa completamente, o peso de todas as suas partes naturalmente irá estar no ponto mais baixo.
A vida tranquila (calma) é o estado no qual o peso de um objeto naturalmente situa-se em baixo. Então, se o homem relaxa completamente, ele pode sempre permanecer calmo. Este é o terceiro dos quatro princípios básicos.
Se você relaxa mantendo o pese de seu corpo na parte mais baixa, naturalmente sua mente irá se acalmar.
O cérebro está sempre trabalhando, enquanto você está vivo. Você não pode eliminar as ondas da mente (cerebrais). É impossível não pensar em absolutamente nada.
As ondas cerebrais podem ser acalmadas concentrando-se no infinitamente pequeno (metade, metade, metade).
O corpo humano também é um objeto. Quer dizer, se o ser humano relaxa completamente, é natural que estar calmo.
Você não pode sempre acalmar sua mente quando você escolhe estar calmo. É difícil acalmar sua mente sem realizar o que eu expliquei anteriormente sobre manter o peso em baixo.
Mesmo se eu reze a Deus: "Por favor, mentanha minha mente calma", você não pode estar calmo até que o peso dos objeto (corpo humano) naturalmente situe-se na parte mais baixa.
Como eu expliquei no capítulo referente à correta postura, quando você pratica a postura correta em pé, você se mantém em pé sobre seus dedões dos pés e seu calcanhares fora do chão; relaxando pouse os calcanhares no chão, sem afundá-los. Quando você pratica a postura correta sentado (seiza), você ergue-se sobre seus joelhos e então senta-se com leveza (sem jogar peso nas pernas). Se você relaxa seus ombros e braços, o peso da parte de cima do corpo descansa sobre o ponto um na parte baixa do abdomen, naturalmente.
Essa condição é para relaxar completamente e também para manter o peso em baixo.
Nesse estado, alguém pode testar você levantando seu pé ou braço para então você entender o sentimento correto. Se sua postura é muito estável, essa é atranquilidade (calma) viva.
Se você pratica isso em sua vida diária, seu corpo irá aprender a viver em calma sem pensar (divagar) sobre isso constantemente
Mais tarde, se você apenas disser "ponto um" ("itten"), você pode estar calmo a qualquer momento.

(Este artigo é uma tradução do livro de Koichi Tohei sensei, "Ki breathing (Ki no Kokyuho)". Para ler em inglês, acesse o weblog de Shinichi Tohei sensei)

terça-feira, junho 13, 2006

Miyamoto Musashi

As idéias de Tohei sensei não surgiram do nada. Mesmo exercícios que muitos consideram constrangedores, têm sua função e devem ser praticados com seriedade. Miyamoto Musashi
, par aos que não o conhecem, foi um samurai do século 16, cuhas palavras ainda hoje repercutem. Clique no link para ver se reconhece algo da Musashi sensei em Tohei sensei.

domingo, junho 11, 2006

Feliz aniversário, Gilson Arakaki sensei!

Hoje, 12 de junho, Gilson Arakaki sensei está comemorando seu aniversário. Toda a família Ki Society/Ki-Aikido deseja a ele, assim como a seus familiares e alunos, uma feliz comemoração e que a data repita-se por muitos anos.
Aos que desejarem mandar os parabéns e deixar alguma mensagem, pode clicar no comments que posto logo a seguir. Outra possibilidade é mandar um mail para curitibakisociety@grupos.com.br

Zen e respiração

Clique no título para ler.

Extenda o Ki

Excerto de A arte cavalheiresca do arqueiro Zen. Clique no título par a ler.