quarta-feira, junho 14, 2006

Para tornar-se um com o Universo (6) - Koichi Tohei

Viver tranquilo é nosso estado original e natural

O peso de todo objeto, naturalmente, situa´se no ponto mais baixo. Desde que o corpo humano também é um objeto, se ele relaxa completamente, o peso de todas as suas partes naturalmente irá estar no ponto mais baixo.
A vida tranquila (calma) é o estado no qual o peso de um objeto naturalmente situa-se em baixo. Então, se o homem relaxa completamente, ele pode sempre permanecer calmo. Este é o terceiro dos quatro princípios básicos.
Se você relaxa mantendo o pese de seu corpo na parte mais baixa, naturalmente sua mente irá se acalmar.
O cérebro está sempre trabalhando, enquanto você está vivo. Você não pode eliminar as ondas da mente (cerebrais). É impossível não pensar em absolutamente nada.
As ondas cerebrais podem ser acalmadas concentrando-se no infinitamente pequeno (metade, metade, metade).
O corpo humano também é um objeto. Quer dizer, se o ser humano relaxa completamente, é natural que estar calmo.
Você não pode sempre acalmar sua mente quando você escolhe estar calmo. É difícil acalmar sua mente sem realizar o que eu expliquei anteriormente sobre manter o peso em baixo.
Mesmo se eu reze a Deus: "Por favor, mentanha minha mente calma", você não pode estar calmo até que o peso dos objeto (corpo humano) naturalmente situe-se na parte mais baixa.
Como eu expliquei no capítulo referente à correta postura, quando você pratica a postura correta em pé, você se mantém em pé sobre seus dedões dos pés e seu calcanhares fora do chão; relaxando pouse os calcanhares no chão, sem afundá-los. Quando você pratica a postura correta sentado (seiza), você ergue-se sobre seus joelhos e então senta-se com leveza (sem jogar peso nas pernas). Se você relaxa seus ombros e braços, o peso da parte de cima do corpo descansa sobre o ponto um na parte baixa do abdomen, naturalmente.
Essa condição é para relaxar completamente e também para manter o peso em baixo.
Nesse estado, alguém pode testar você levantando seu pé ou braço para então você entender o sentimento correto. Se sua postura é muito estável, essa é atranquilidade (calma) viva.
Se você pratica isso em sua vida diária, seu corpo irá aprender a viver em calma sem pensar (divagar) sobre isso constantemente
Mais tarde, se você apenas disser "ponto um" ("itten"), você pode estar calmo a qualquer momento.

(Este artigo é uma tradução do livro de Koichi Tohei sensei, "Ki breathing (Ki no Kokyuho)". Para ler em inglês, acesse o weblog de Shinichi Tohei sensei)

Nenhum comentário: