sexta-feira, junho 15, 2007

Mude seus hábitos mudando sua mente subconsciente

por Shinichi Tohei

Uma curta preleção:
O propósito deste tipo de artigo é praticar e validar os princípios de Ki (a mente move o corpo) os quais são o fundamento do Ki-Aikidô em sua vida diária. Então, não há significado em você apenas ler e não praticar.

O método fundamental de capacitar-se a qualquer coisa é a prática. Porém, não apenas pratique, também é importante validar que as mudanças que ocorrerem se deram como resultado de sua prática.

É fácil perder o que você aprendeu sem a prática. Por outro lado, você nunca perde aquilo que você aprendeu através da prática e da validação. Então, por favor, leia, pratique e valide os conteúdos de meu artigo pelo menos quatro vezes por mês.

--------------------------------------------------------------------------------

Mude seus hábitos mudando sua mente subconsciente

Sua personalidade é expressadaem suas técnicas de Shin-Shin Toitsu Aikidô.

As técnicas de alguém que tende a ser apressado serão apressadas. As ténicas de alguém que tende a ser tenso serão tensas. Mesmo se você imitar a forma, isto será evidente.

Isso é verdade não apenas para personalidades negativas. Personalidades positivas também são expressadas. Isso não é surpreendente desde que "a mente move o corpo". Você pode nunca exceder em qualidade seu Shin-Shin Toitsu Aikido se você apenas se concentrar na técnica. Você pode chegar a um alto desempenho apenas mudando sua personalidade.

Quando eu dei este conselho aos meus estudantes, eu perguntei, "A sua personalidade é algo com a qual você nasceu?

O que você pensa sobre isso? Muitos sentem "você não pode mudar sua personalidade", e ainda querem mudar seus hábitos. Eles entram em contradição.

"Personalidade" é uma "coleção de hábitos". Hábitos são um conjunto de comportamentos baseados em como percebemos e respondemos às coisas.

Uma "personalidade" envergonhada é um tipo de hábito onde você encontra racionalizações para não fazer alguma coisa, desse modo não há ação. Mas você não pode resolver a "personalidade" de ser envergonhado olhando para seu espírito.

Nesse caso é importante dizer para si mesmo "eu posso fazer isso" e entãO estabelecer o hábito de agir. Isto que dizer, você precisa estabelecer hábitos para ambos, sua mente e seu corpo.

É verdade que nascemos com com uma particular disposição a uma personalidade. No entanto, esta não é a história inteira. Se você é uma pessoa que pode mudar seus hábitos, você pode mudar sua personalidade.

O que signigica isso "mudar seus hábitos"?

"Mudar seus hábitos" não significa "parar com os hábitos ruins". A maioria das pessoas se espanta quando alguém consegue parar com um hábito ruim. Isso é o que faz a mudança de hábitos tão difícil.

Por favor, imagine por um momento que tinta está sendo adicionada a um copo de água.

Quando você adiciona tinta, a água torna-se turva. É difícil extrair a tinta que tornou a água turva. NO entanto, se você adiciona água limpa ao copo, pouco a pouco, eventualmente, a água no corpo aproxima-se de se tornar clara novamente.

Mals hábitos são como a tinta na água. Pode ser difícil remover mals hábitos. No entanto, é definitivamente possível aprender novos bons hábitos. Aplicando sua mente subconsciente, e com um paciente aprendizado, você pode minimizar seus hábitos ruins.

Isto é o que eu quero dizer com "mudando seus hábitos".

O mesmo pode ser dito do treino de Shin-Shin Toitsu Aikido.

Apesar de haver muitas pessoas tentando arduamente corrigir maus hábitos, isso é muito difícil de conseguir. Provavelmente é desencorajador quandos mals hábitos não podem ser corrigidos imediatamente. De qualquer modo, ná há necessidade de se desencorajar. Você simplesmente precisa adquirir novos hábitos de execução dos movimentos apropriados. Uma vez que você consiga isso, seu progresso será incrivelmente rápido.

A fim de mudar hábitos, você precisa começar com pequenas coisas, não importa quão pequena seja, antes de conseguir mudar as coisas grandes. Quando você está ápto a mudar seus hábitos por meio de seus próprios esforços, isto te leva a uma grande auto-confiança.

Quando você alcança isso, você ganah a convicção de que "você pode mudar seus hábitos". E então, mudando seus hábitos dá origem a muita satisfação.

Não importa se você tem sucesso ou não. De momento, eu gostaria que vocês mudassem seus hábitos na vida diária. Eu vou compartilhar com vocês o como fazer para mudar hábitos no próximo artigo.

Vamos praticar e validar o seguinte.

{coisas para praticar}

1. Tente lembrar se você calça primeiro seu pé direito ou seu pé esquerdo. Se você não consegue lembrar, experimente agora.
2. Se você calça primeiro seu pé direito, torne um hábito calçar seu pé esquerdo primeiro. Se você calça seu pé esquerdo antes, torne um hábito calçar o pé direito primeiro.
3. Defina três modos de ajudar-se a fazer isso, e então coloque em prática.

{coisas para validar}

1. Verifique se você consegue alcançar o objetivo sem usar um esforço consciente.
2. Reflita sobre a técnica que foi efetiva no estabelecimento do novo hábito.

quinta-feira, junho 14, 2007

Yoga Japonesa (Shin-Shin Toitsu Dô)

A prática da Yoga Japonesa foca no desenvolvimento da coordenação da mente e corpo: um estado de calma relaxada que pode ser mantida em movimento e em descanso. A Yoga Japonesa, também conhecida como Desenvolvimento de Ki, é chamada no Japão de Shin Shin Toitsu Dô - O caminho da Unicidade de Mente e Corpo. Esse prática originou-se com Tempu Nakamura, que viajou para os Hi,malaias em 1916, quando passou três anos em treinamento. Ao retornar ao Japão, ele começou a ensinar o que tinha aprendido, de um ponto de vista japonês. Há influências do Zen, Shinto e artes marciais. Koichi Tohei, o principal professor de Shin-Shin Toitsu Do, desenvolveu aind amais os métodos de ensino de Tempu Nakamura. KOichi Tohei é conhecido por integrar esses métodos à pratica de Aikidô.

Esta prática é muuito compatível com outras formas de Yoga tanto quanto com treinos de artes marciais. Ele incluí treinos detalhados nas seguintes áreas.

* Postura
Boa postura promove um equilíbrio dinâmico de mente e corpo. Uma postura apropriada utiliza todos os músculos do corpo sem sobrecarregar grupos musculares específicos.

* Meditação
Aprenda a dar atenção ao trabalho de sua mente para desenvolver foco e concentração.

* Respiração
Respiração é um das mais básicas atividades do corpo. Nós ensinamos uma profunda, relaxada e completa respiração, a qual é ótima para a saúde em geral. Uma prática de respiração atenta implementa a habilidade da mente liderar o corpo.

* Técnicas de visualizzação
A mente lidera o corpo. Usando nossa imaginação de um modo positivo implementa nosso treino e nossa vida.

* Calma e relaxamento
Por meio de técnicas específicas, experenciamos individualmente o poder da calma e do relaxamento. Os métodos usados em classe podem e devem ser aplicados na vida diária.

* Flexibilidade e movimento
Simplicidade, flexibilidade suave de solo e sequencias de movimentos rítmicos são ensinados e praticados. Eles são usados para descobrir e expressar calma e relaxamento em movimento.

A Yoga Japonesa usa técnicas de visualização, meditação, respiração, flexibilidade e movimentos ritmicos para ensinar como mente e corpo estão conectados e interagem por ser uu. O treino de Ki trabalha com a premissa que a mente lidera o corpo. A prática desenvolve confiança e disciplina, o qual leva a um grande relaxamento e estabilidade física. Um suave empurrar é usado para testar a estabilidade dos estudantes em várias posturas e em movimento. Esses "testes de Ki" povidenciam uma forma de biofeedback, revelando a qualidade e a profundidade do relaxamento físco e da calma da mente. Cada teste ajuda o estudante a cultivar um real relaxamento que pode e deve ser usado na vida diária. Nosso treino usa posturas e movimentos para implementar um estado positivo de mente, enquanto, ao memso tempo, mostra como uma visão positiva da realidade implementa a postura e os movimentos

Ouvir os outros com atenção

por Shinichi Tohei

O propósito deste topo de artigo é praticar e validar os princípios de Ki (A mente move o corpo) os quais são o fundamento do Ki-Aikido em sua vida diária. Então, não há significado em apenas ler e não praticar isto.

O método fundamental para capacitar-se é a prática. No entanto, não apenas pratique, também é importante validar que as mudanças que estão ocorrendo são resultado da prática.

É fáci perder o que você parendeu sem a prática. Por outro lado, você nunca perde o que aprendeu por meio da prática e da validação. Então, por favor, leia, pratique e valide os conteúdos de meu artigo pelo menos quatro vezes por mês.

O Ki-Aikidô tem cinco princípios para Aikidô com Mente e Corpo Unidos:

1. Ki está estendido
2. Conheça a mente de seu oponente
3. Respeite o Ki de seu oponente
4. Coloque-se no lugar de seu oponente
5. Aja com confiança

Nõs não podemos praticar Ki-Aikidô sem seguir esses princípios..

Se você tentar arremessar seu parceiro de modo forçado, a mente do parceiro irá resistir. É muito difícil arremessar uma pessoa cuja mente está resistindo.

Para liderar a mente de seu parceiro e arremessa-lo, é importante interagir com seu parceiro do modo que os cinco princípios sugerem.

Se você tem uma mente egoísta que diz, "Eu vou arremessar você", você irá se chocar com seu parceiro. Desse modo é impossível liderar seu parceiro. No entanto, se você aceita seu parceiro, você pode liderá-lo muito facilmente. Conhecer esse sentimento, é o melhor para experenciar isso. Então, por favor frequente os seminários no Hombu dojo ou em uma Sociedade de Ki próxima a você.

Esses princípios também são válidos em todos os casos de sua vida diária.

Por exemplo, vamos dizer que existe alguma cosia que voc~e queira que os outros entendam. Se você criar pressão para convence-los, isso é o mesmo que arremessar allguém de modo forçado. Certamente suas mentes irão resistir. E uma vez que suas mentes estão resistindo, você não pode mais liderá-los. Isso é o mesmo que se chocar com os outros, fazendo com que você não seja capaz de arremessá-los.

Mesmo que você tenha fluência de fala, se você pressiona para convencer os outros, eles não irão tentar te entender. Se você quer que os outros te entendam, você primeiro precisa aceitá-los. Basicamente, dizemos "Escute os outros primeiro".

Se você diz, "Oh, isso é uma coisa fácil de ser feita!" então, por favor, olhe com mais cuidado para você mesmo. Você realmente dá ouvidos para sua família e amigos? Pode sua família e amigos concordar que voc~e os escuta com cuidado? É possível que apenas você pense que escuta os outros bem, mas os outros não tenham a mesma impressão?

Nós, seres humanos, não escutamos os outros tão bem quanto pensamos. Aqueles que descobrem isso serão aqueles que irão escutar os outros melhor.

"Escutar os outros com atenção" não significa apenas escutar os outros sem as palavras.

Quando eu era pequeno, eu costumava discutir com minha mãe. Nos confrontávamos constantemente. Ambos, eu e minha mãe, concentrados em fazer o outro entender. Desse modo, nenhum de nós entendia o outro. Nossas discussões ficavam pesadas. Nós dávamos ao meu pai (Koichi Tohei sensei) uma boa dose de problemas.

Um dia eu chamei meu pai. Ele me disse, "Escute os outros primeiro. É o que você deve fazer a partir de agora". Meu pai acrescentou, "Escute sua mãe em silêncio até ela acabar".

Depois daquilo eu tive a chance de conversar com minha mãe. Eu lembrei das palavras de meu pai e comecei a escutar minha mãe em silêncio, até que ela terminou. No entanto, o resultado foi que minha mãe ficou ainda mais raivosa e eu fiquei ainda mais estressado. Eu fiz o que meu pai me falou mas a situação ficou pior.

Eu relatei isso para meu pai, "Eu fiz o que você me disse, o entanto, a situação ficou ainda pior".

Então, meu pai disse com um sorriso, "Isso é compreensível. Isso é porque seu rosto não concordava com ela!"

Então, finalmente, eu comecei a entender que escutar os outros significa aceitar outras mentes. Depois daquilo, eu tentei entender as palavras de minha mãe com todo o meu coração. Como resultado, as preleções de minha mãe ficaram muito curtas. Eu pude liderá-la bem.

Minha mãe não é uma pessoa fácil. Por isso, algumas vezes eu ainda falho em liderá-la. No entanto, há menos discussões entre nós.

Do mesmo modo, eu comecei a não me chocar com os outros quando eu fazia uma tecnica de Ki-Aikidô.

Aceitar e respeitar a mente de outras pessoas, e então liderar os outros em nossa vida diária, é o mesmo que arremessar os outros no dojô.

Deste modo, eu arremesso os outros todos os dias em minha vida diária, não apenas no dojô.

Esse é o significa de "ter alegria (satisfação) quando arremessa, e ter alegria (satisfação) quando é arremessado".

Vamos praticar e validar o seguinte:
Primeiro, escute os outros com atenção. O que você quer dizer vem a seguir. (Isso significa não apenas aceitar suas idéias, mas aceitar totalmente suas mentes)

O ponto a ser validado é:
Como resultado de escutar completa e cuidadosammente e os outros, como eles reagem a essa mudança?
Você consegue falar o que você quer para os outros como resultado dessa mudança?

Ki no Sato



Tohei sensei atacado por sugano sensei


Tohei sensei atacado por Sugano sensei


Tohei sensei durante aula


Tohei sensei randori


Tohei sensei aplicando tecnica em Terry Dobson


Koichi Tohei sensei aplicando técnica em Mitsuge Saotome sensei