quinta-feira, junho 14, 2007

Ouvir os outros com atenção

por Shinichi Tohei

O propósito deste topo de artigo é praticar e validar os princípios de Ki (A mente move o corpo) os quais são o fundamento do Ki-Aikido em sua vida diária. Então, não há significado em apenas ler e não praticar isto.

O método fundamental para capacitar-se é a prática. No entanto, não apenas pratique, também é importante validar que as mudanças que estão ocorrendo são resultado da prática.

É fáci perder o que você parendeu sem a prática. Por outro lado, você nunca perde o que aprendeu por meio da prática e da validação. Então, por favor, leia, pratique e valide os conteúdos de meu artigo pelo menos quatro vezes por mês.

O Ki-Aikidô tem cinco princípios para Aikidô com Mente e Corpo Unidos:

1. Ki está estendido
2. Conheça a mente de seu oponente
3. Respeite o Ki de seu oponente
4. Coloque-se no lugar de seu oponente
5. Aja com confiança

Nõs não podemos praticar Ki-Aikidô sem seguir esses princípios..

Se você tentar arremessar seu parceiro de modo forçado, a mente do parceiro irá resistir. É muito difícil arremessar uma pessoa cuja mente está resistindo.

Para liderar a mente de seu parceiro e arremessa-lo, é importante interagir com seu parceiro do modo que os cinco princípios sugerem.

Se você tem uma mente egoísta que diz, "Eu vou arremessar você", você irá se chocar com seu parceiro. Desse modo é impossível liderar seu parceiro. No entanto, se você aceita seu parceiro, você pode liderá-lo muito facilmente. Conhecer esse sentimento, é o melhor para experenciar isso. Então, por favor frequente os seminários no Hombu dojo ou em uma Sociedade de Ki próxima a você.

Esses princípios também são válidos em todos os casos de sua vida diária.

Por exemplo, vamos dizer que existe alguma cosia que voc~e queira que os outros entendam. Se você criar pressão para convence-los, isso é o mesmo que arremessar allguém de modo forçado. Certamente suas mentes irão resistir. E uma vez que suas mentes estão resistindo, você não pode mais liderá-los. Isso é o mesmo que se chocar com os outros, fazendo com que você não seja capaz de arremessá-los.

Mesmo que você tenha fluência de fala, se você pressiona para convencer os outros, eles não irão tentar te entender. Se você quer que os outros te entendam, você primeiro precisa aceitá-los. Basicamente, dizemos "Escute os outros primeiro".

Se você diz, "Oh, isso é uma coisa fácil de ser feita!" então, por favor, olhe com mais cuidado para você mesmo. Você realmente dá ouvidos para sua família e amigos? Pode sua família e amigos concordar que voc~e os escuta com cuidado? É possível que apenas você pense que escuta os outros bem, mas os outros não tenham a mesma impressão?

Nós, seres humanos, não escutamos os outros tão bem quanto pensamos. Aqueles que descobrem isso serão aqueles que irão escutar os outros melhor.

"Escutar os outros com atenção" não significa apenas escutar os outros sem as palavras.

Quando eu era pequeno, eu costumava discutir com minha mãe. Nos confrontávamos constantemente. Ambos, eu e minha mãe, concentrados em fazer o outro entender. Desse modo, nenhum de nós entendia o outro. Nossas discussões ficavam pesadas. Nós dávamos ao meu pai (Koichi Tohei sensei) uma boa dose de problemas.

Um dia eu chamei meu pai. Ele me disse, "Escute os outros primeiro. É o que você deve fazer a partir de agora". Meu pai acrescentou, "Escute sua mãe em silêncio até ela acabar".

Depois daquilo eu tive a chance de conversar com minha mãe. Eu lembrei das palavras de meu pai e comecei a escutar minha mãe em silêncio, até que ela terminou. No entanto, o resultado foi que minha mãe ficou ainda mais raivosa e eu fiquei ainda mais estressado. Eu fiz o que meu pai me falou mas a situação ficou pior.

Eu relatei isso para meu pai, "Eu fiz o que você me disse, o entanto, a situação ficou ainda pior".

Então, meu pai disse com um sorriso, "Isso é compreensível. Isso é porque seu rosto não concordava com ela!"

Então, finalmente, eu comecei a entender que escutar os outros significa aceitar outras mentes. Depois daquilo, eu tentei entender as palavras de minha mãe com todo o meu coração. Como resultado, as preleções de minha mãe ficaram muito curtas. Eu pude liderá-la bem.

Minha mãe não é uma pessoa fácil. Por isso, algumas vezes eu ainda falho em liderá-la. No entanto, há menos discussões entre nós.

Do mesmo modo, eu comecei a não me chocar com os outros quando eu fazia uma tecnica de Ki-Aikidô.

Aceitar e respeitar a mente de outras pessoas, e então liderar os outros em nossa vida diária, é o mesmo que arremessar os outros no dojô.

Deste modo, eu arremesso os outros todos os dias em minha vida diária, não apenas no dojô.

Esse é o significa de "ter alegria (satisfação) quando arremessa, e ter alegria (satisfação) quando é arremessado".

Vamos praticar e validar o seguinte:
Primeiro, escute os outros com atenção. O que você quer dizer vem a seguir. (Isso significa não apenas aceitar suas idéias, mas aceitar totalmente suas mentes)

O ponto a ser validado é:
Como resultado de escutar completa e cuidadosammente e os outros, como eles reagem a essa mudança?
Você consegue falar o que você quer para os outros como resultado dessa mudança?

Nenhum comentário: