quinta-feira, junho 14, 2007

Yoga Japonesa (Shin-Shin Toitsu Dô)

A prática da Yoga Japonesa foca no desenvolvimento da coordenação da mente e corpo: um estado de calma relaxada que pode ser mantida em movimento e em descanso. A Yoga Japonesa, também conhecida como Desenvolvimento de Ki, é chamada no Japão de Shin Shin Toitsu Dô - O caminho da Unicidade de Mente e Corpo. Esse prática originou-se com Tempu Nakamura, que viajou para os Hi,malaias em 1916, quando passou três anos em treinamento. Ao retornar ao Japão, ele começou a ensinar o que tinha aprendido, de um ponto de vista japonês. Há influências do Zen, Shinto e artes marciais. Koichi Tohei, o principal professor de Shin-Shin Toitsu Do, desenvolveu aind amais os métodos de ensino de Tempu Nakamura. KOichi Tohei é conhecido por integrar esses métodos à pratica de Aikidô.

Esta prática é muuito compatível com outras formas de Yoga tanto quanto com treinos de artes marciais. Ele incluí treinos detalhados nas seguintes áreas.

* Postura
Boa postura promove um equilíbrio dinâmico de mente e corpo. Uma postura apropriada utiliza todos os músculos do corpo sem sobrecarregar grupos musculares específicos.

* Meditação
Aprenda a dar atenção ao trabalho de sua mente para desenvolver foco e concentração.

* Respiração
Respiração é um das mais básicas atividades do corpo. Nós ensinamos uma profunda, relaxada e completa respiração, a qual é ótima para a saúde em geral. Uma prática de respiração atenta implementa a habilidade da mente liderar o corpo.

* Técnicas de visualizzação
A mente lidera o corpo. Usando nossa imaginação de um modo positivo implementa nosso treino e nossa vida.

* Calma e relaxamento
Por meio de técnicas específicas, experenciamos individualmente o poder da calma e do relaxamento. Os métodos usados em classe podem e devem ser aplicados na vida diária.

* Flexibilidade e movimento
Simplicidade, flexibilidade suave de solo e sequencias de movimentos rítmicos são ensinados e praticados. Eles são usados para descobrir e expressar calma e relaxamento em movimento.

A Yoga Japonesa usa técnicas de visualização, meditação, respiração, flexibilidade e movimentos ritmicos para ensinar como mente e corpo estão conectados e interagem por ser uu. O treino de Ki trabalha com a premissa que a mente lidera o corpo. A prática desenvolve confiança e disciplina, o qual leva a um grande relaxamento e estabilidade física. Um suave empurrar é usado para testar a estabilidade dos estudantes em várias posturas e em movimento. Esses "testes de Ki" povidenciam uma forma de biofeedback, revelando a qualidade e a profundidade do relaxamento físco e da calma da mente. Cada teste ajuda o estudante a cultivar um real relaxamento que pode e deve ser usado na vida diária. Nosso treino usa posturas e movimentos para implementar um estado positivo de mente, enquanto, ao memso tempo, mostra como uma visão positiva da realidade implementa a postura e os movimentos

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei o Shin-Shin Toitsu Dô bem interesante , na verdade é o que estava procurando!
Sou judóca e estou estudando mais a fundo as artes marciais japonesas,e me deparei com o "BUDÔ"que em boa parte trata-se de equilibrio mental.
Pois é oque preciso aprimorar,por que sou pouco impusivo.
Gostaria saber mais,me chamo Fabio Sanchez
EMAIL:fabiosanchez_77@hotmail.com