domingo, dezembro 28, 2008

Ano velho e ano novo, palavras que se repetem e indicam movimento. Vida que segue na certeza de que o tempo toma conta de todos como uma babá apaixonada pelo primeiro namorado - sem se dar conta dos bebês que se descuidam em aventuras ingênuas.

O ano encerra e posso dizer, apesar de todas as distrações e dificuldades e acidentes e percalços continuamos a seguir adiante. Agora com a vantagem de termos certeza de estarmos crescendo. A cada dia o dojô melhora em número de alunos e na qualidade das pessoas que conosco seguem na jornada. É, de fato, um motivo de alegria.

Para o ano que chega temos novidades. Além da vinda de Ishikawa sensei, teremos novos horários de atividades. Gilson Arakaki sensei também volta do Japão. Ainda sem definir onde ficará instalado, o que sabemos é que, com certeza, estará sempre nos visitando. Como bom amigo que é, vai nos ajudar a melhorar a parte técnica e social. Há tanto para aprendermos e tanto mais que apenas se aprende por meio do convívio! É apenas interagindo uns com os outros, das mais diversas formas que pomos em prática o conhecimento recebido e, deste modo, ele torna-se nosso. Ano que vem, tenho certeza, teremos muitas dificuldades e as superaremos como sempre. Digo isso com satisfação pois já passamos por muitas trovoadas e furacões. E cada vez saímos melhores do que éramos.

A todos, um ano de muito aprendizado. Que da dor possamos extrair, juntos, o sumo do aprendizado.