quinta-feira, maio 18, 2006

MORIHEI UESHIBA
Vibrações da Alma da Ordem Universal
Por Morihei Ueshiba
O Aikido é o movimento divino das vibrações da alma da ordem universal. Todas as vibrações do Universo são realizadas através do Aiki, e devem gerar energias sem limite. Todas as vibrações da ordem universal devem aprender com o Universo, retornar ao centro do Universo e tornar-se um com o Universo. Elas também devem proceder à frente juntamente com os movimentos do Universo. Nesse modo, se cria a ordem universal dentro de seu próprio corpo.

A ordem universal absorve completamente o corpo físico através das vibrações da alma do Universo. A extensão disso é a harmonização do coração das pessoas desse mundo. Em outras palavras, ligas a paz à harmonia dentro de si, é uma extensão da orcem universal. Não é nem necessário dizer que a guerra e a luta vão contra essa ordem, porque elas ameaçam a ligação (Musubi) da ordem universal. Conectar tudo com a paz e a harmonia é Aiki. Pessoas que tentam ligar o mundo com a paz e a harmonia, são chamados Pessoas Verdadeiras (Shin-Din). O Aikido pode, num sentido, ser chamado de caminho de desenvolvimento das Pessoas Verdadeiras. Para que se atingir isso, o desenvolvimento do Ki, a Sabedoria, a Virtude, o Corpo Físico e a Sensatez, são importantes.

Através do treinamento da alma da vibração universal, seu coração é naturalmente reconstruído, resultando na possibilidade da criação do verdadeiro ser. É por isso que o Aikido é chamado de técnicas de purificação (Misogi no Waza). As técnicas de purificação ajustam o grande espírito do amor e da proteção universal, enquanto defendem a ordem universal dos deuses universais e todas as coisas, e ao mesmo tempo permite que se complete a sua missão física.

É essencial que o que está descrito acima seja executado sobre a forma de espírito de Masakatsu, Agatsu, Katsu Hayabi. A ordem universal dos deuses e de todas as coisas é a lei que expressa a forma divina das extraordinárias obras do Universo. Tudo isso tem origem em uma única fonte. É por isso que é importante se treinar o Aikido, enquanto se observa ao mesmo tempo a verdadeira forma dos deuses universais e de todas as coisas, e cria suas fundações sobre o seu grande eu, do centro do que está descrito acima. Esse processo resulta na abertura de seus olhos e o melhor treinamento do Aikido se tornará possível. Em adição, é importante que se tenha um coração reflexivo durante os treinos, enquanto progride espiritualmente. O resultado disso será o desenvolvimento de um corpo harmonioso, e um corpo e espírito que são um só.

Aqueles que praticam o Aikido verão que se torna importante o retorno aos deuses universais e a todas as coisas através do Budo. É o que significa de observar a forma verdadeira que vem dos deuses universais e de todas as coisas. Aplicar as técnicas do Aikido através dessa forma de verdade, significa ser possível criar em acordo com os princípios do Aiki. É, sendo assim, importante ser sensível mesmo as menores mudanças do Universo. Isso, por sua vez, acentua o significado de se agarrar a verdadeira forma dos deuses universais e de todas as coisas. Sem se conhecer essa manifestação verdadeira , é impossível de se tronar um com a verdade do universo. Pois, para o indivíduo, isso quer dizer que ele não será capaz de completar sua missão nesse mundo.

Para se obter essa verdade, é necessário se praticar a verdade do universo atraves do Aiki. Com eu sempre digo, “A Maravilhosa beleza do Universo é a criação de Deus e a única casa de tudo que existe”. Nós temos que lutar para criar um mundo verdadeiramente esplêndido. Ao praticarmos a vibração da alma da ordem universal, a energia sem limites tem o poder de unir o mundo na paz e na harmonia.

Texto extraído do jornal The Aikido - nº 04 - de 1991

Tradução feita pelo Instituto Takemussu