quarta-feira, junho 14, 2006

Respiração Ki é um elixir da vida - Capítulo 4 ( Ki Breathing, Koichi Tohei)

Todo o corpo respirando internamente

Eu explicado a postura correta e mente e corpo unidos no sentido da respiração Ki.
"Extender Ki" significa manter nossa mente plus.
De qualquer modo, quanod estamos adoecidos ou temos algo em nossa mente, é difícil ter a mente plus, mesmo se você tente.
A mente move o corpo. Do mesmo modo, algumas vezes a mente é afetada pelo corpo.
Se você bem pratica os Princípios Ki, mesmo com a saúde comprometida, você estará capacitado a manter a mente plus. Muitas pessoas tornam-se minus quando seus corpos adoecem.

Há um elixir que ajuda-nos a nos manter plus e a mente e o corpo saudáveis. Esse elixir é a respiração.
Humanos podem sobreviver durante algum tempo sem comer, mas se a respiração pá por cinco minutos, você não sobrevive.
Se temos uma respiração incosciente, não sabemos se nossa respiração é correta ou não, o que tem um profundo efeito tanot em nosso espírito como no estado geral de nosso corpo.
Uma pessoas saudável tem uma respiração longa e profunda; uma pessoa doente tem uma respiração fraca e curta.
Uma pessoa espiritualmente estável respira silenciosamente e em ciclos longos; já uma pessoa nervosa respira em ciclos rápidos e respiros curtos.
Nós podemos promover a estabilidade espiritual e preservar a saúde por meio do controle da respiração.

Vamos pensar no significado e na função da respiração.
Humanos se alimentam de comida e a processam transformando-a em energia.
Oxigênio é preciso nesse processo, sendo que nós respiramos oxigênio da atmosfera.
Como produto desse processo, também temos material sem utilidade como dióxido de carbôno, que precisa ser eliminado imediatamente. Nós precisamos desse processo para nos mantermos vivos.

Há dois tipos de Respiração. Respiração externa ou respiração com os pulmões, que pode ser descrito como o processo no qual o ar do ambiente é inalado para os pulmões, e o gás dióxido de carbono nos pulmões é exalado. Respiração interna pode ser descrita como o processo no qual o oxigênio é levado dos pulmões, pelos sistema circulatório, suprindo as células do corpo de oxigênio.
De modo recíproco, o dióxido produzido nas células é absorvido pelo sistema circulatório e levado para os pulmões e então exalado.

Muitos métodos de respiração são ensinados por muitas pessoas. Muitos desses métodos de respiração preocupam-se com a respiração externa.
Eles dizem que o volume de ar que pode ser contido nos pulmões é de aproximadamente 3,000cc- 4,000cc.
Nós podemos trocar um quinto do ar dos pulmões por meio da respiração normal.
Isso significa que nós sempre retemos sujeira, ar velho em nosso pulmões.
É natural respirar profundamente e trocar o ar de nossos pulmões.
Para trocar o ar em nossos pulmões, nós não precisamos de nenhum método ou técnica. Quando queremos renovar o ar de um quarto com ar fresco, nós só precisamos abrir duas janelas e esperar mais ou menos cinco minutos. Do mesmo modo, se nós respirarmos profundamente cinco ou seis vezes, nós podemos liberar todo o ar velho de nossos pulmões, naturalmente.

Não apenas a respiração externa é importante, mas também a respiração interna.
Se o oxig~enio apenas vai para dentro e para fora dos pulmões, você não tem muitos benefícios. Quando o oxigênio é carregado para todo o seu corpo por meio de seus sistema circulatório, você pode se beneficiar pelo oxigênio frenco enviado através de todo o seu corpo.
REspiração Ki realiza a respiração externa e interna ao mesmo tempo. Isso é chamado "Respiração com todo o corpo".
Algumas pessoas ensinam a inalar e exalar durante determinado tempo. Em alguns casos, o número de respirações é determinado.
De qualquer modo, não é tão importante inalar e exalar determinado número de vezes em determinado tempo.
Quanto mais você fizer Respiração Ki, com mais vigor você ficará.

Respirando com mente e corpo unidos

Vamos falar sobre como fazer a REspiração Ki.
A coisa mais importante é praticar com mente e corpo unidos. A postura correta é a postura natural quando você pratica Respiração Ki.
Postura natural significa nossa mente e corpo são um com o Universo. Isto é estar com a postura mais confortável e estável. O problema começa quando você tem dificuldade em entender o que é estar com mente e corpo unidos.
Eu ensinei nos capítulos prévios como fazer isso. Qualquer um pode testar o estado de união de mente e corpo por meio dos testes de Ki.
Antes de começar a Respiração Ki, vamos fazer um exercício simples.
Primeiro, por favor, tensione seu corpo do topo da sua cabeça até a ponta dos dedos dos pés.
Aperte sua testa, encare com firmeza, cerre os dentes com força, tensione seu peito e ombros, tensione seus braços, coloque força no seu baixo abdômen, e tensione suas pernas. Como fica a respiração nesse momento?
Muitos de você podem segurar a respiração sem ao menos perceber. Se voc~e fizer o teste de Ki nesse momento, você saberá que se seu corpo está tenso, sua postura é instável.
Façamos outro exercício. Desta vez, vamos tentar um relaxamento morto. Deixe seus ombros caírem como quando se está desapontado e deixe suas costas dobrarem.
Como está sua respiração neste momento? Sim, é difícil respirar porque os órgãos internos estão pressionados. Do memso modo, você pode sentir que sua respiração fica superficial.
Quando você fizer o teste de Ki, você irá entender que o relaxamento morto é uma postura instável. Muitas pessoas sabem que o relaxamento é important para a saúde. Mas poucas pessoas sabem que existe diferença entre o correto relaxamento e o relaxamento morto.
Quando você faz a Respiração Ki, é importante fazer a Respiração Ki com mente e corpo unidos, e não apenas usando o corpo.

2 comentários:

Anônimo disse...

ACHEI INTERESSANTE E GOSTARIA DE CONHECER MAIS. MORO EM FLORIANÓPOLIS, ONDE ENCONTRO LITERATURA A RESPEITO DA PRATICA DESTA TECNICA DE RESPIRAÇÃO?

AGRADEÇO SE INDICAR .

SIDNEI

Wilson Hideki Sagae disse...

Caro Sidnei,

Existem várias indicações d elivros e outros materiais pertinentes dentro deste blog e do blog irmão Ki Society Curitiba (link na parte direita da página). Dá uma olhada e se não achar, a gente vê se dá um jeito.

abçs,

Wilson