terça-feira, maio 29, 2007

Hanmi

No geral, a técnicas iniciam-se em hanmi e, nas transições, o corpo está completamente de frente (quadrado) para o parceiro.

1. Frente à frente com o parceiro, posicione-se em hanmi e ofereça o punho esquerdo para que ele o segure em katatetori (importante a mão estar na mesma linha que o itten).
2. desloque o pé da frente (tsugi ashi) e, sem mover o punho seguro, posicione-se de modo que voc~e fique perpendicular ao parceiro e seu punho fique na frente do seu itten (a ponta de seus dedos apontarão, de forma natural, na direção em que você está vindo).
3. complete o movimento de tenkan, mantendo o corpo quadrado à frente (cuide para não puxar ou empurrar o parceiro).
4. Posicione-se em Kaisho (quadrado e pés paralelos, na direção oposta a que chegou em 2), com os braços erguidos e os dedos apontados para dentro (relaxados).

Cuide para ser testado em cada uma das posições e perceba como seguindo a direção do Ki do parceiro, mantendo-se completamente relaxado, você irá liderar seu parceiro, permitindo que a técnica seja concluída (pode ser Katatedori ikkyo tenkan).

Note como, sem necessidade de objetivar sair da frente do parceiro, o movimento de hanmi para queadra e para kaisho o levará a evitar obstruir o caminho do parceiro.

Nenhum comentário: