quarta-feira, maio 31, 2006

Segunda parte de entrevista Inédita (em português) de Tohei sensei

- O senhor pode nos explicar o processo que o levou às artes de Aikido e o desenvolvimento do sistema de exercícios de Aiki, exercícios para saúde, e mais recentemente o exercício rítmico de unificação (Oneness), e como todos eles estão relacionados com Aikido?
- Após minha primeira viagem ao Hawaí, em 1953, eu voltei muitas vezes para ensinar em cada uma das ilhas, tanto quanto na ilha principal. Quando eu retornava ao dojo, muitas vezes encontrava as pessoas sem lembrar ou concordar com aquilo que eu tinha ensinado anteriormente. Isso me fez parecer que muitas das artes do Aikido eram muito difíceis de serem feitas, particularmente quando trabalhadas com diferentes parceiros. Então eu criei e ensinei uma série de Aiki Taissô, ou exercícios que você poderia fazer sozinho, usando moviemntos básicos das técnicas de Aikido. Isso fez as técnicas fáceis de serem lembradas, especialmente por todas aquelas pessoas que vinhas às minhas aulas, jovens e idosos. Se você pratica algo durante tempo o bastante, você irá lembrar. NO entanto, poucas pessoas tinha tempo para devotar-se unicamente ao aprendizado de Aikido. Incomodava-me que mesmo aqueles exercícios não eram o bastante para as pessoas manterem as lembranças (do que havia sido ensinado) entre as minhas visitas. Eles podiam fazer correto enquanto eu estava lá, mas com o passar do tempo eu vi que na óutra vez (visita seguinte) eles já tinham perdido aquilo (que ensinei). Aquilo simplesmente não se fixava (não ficava na mmemória). Então me ocorreu o que eu estava deixando passar. Se o segredo é que a mente move o corpo, então seguir só pelo movimento do corpo não é o bastante. Para resolver esse problema eu cvoloquei pessoas tentando fazer o mesmo movimento em cada exercício duas vezes, e surpreendentemente isso funcionou cada vez. Mesmo os iniciantes eram capazes de coordenar mente e corpo, e ser muito estáveis quando testados após fazerem o mesmo movimento duas vezes. No primeiro movimento a menta não estava totalmente direcionada para a ação; mas no segundo movimento a mente e o corpo estavam unificados. Uma vez perdida, na segunda vez encontrada. Minha esposa insistiu que eu tinha desenvolvido isso como um exercício rotineiro que poderia ser feito com música, chamando-o de Onenees Rizumuu Taissô - Exercício Rítmico de Unificação. Mesmo hoje em dia alguns de meus alunos não são capazes de entendê-lo, pensando que é um exercício substituto para pessoas que não praticam Aikido. De fato, é realmente um atalho para implementar o Aikido. O exercício treina-o a relaxar e manter o ritmo correto, o qual é a chave para fazer do Aikido uma técnica efetiva. Esse é o motivo porque nós requeremos a todos os estudantes que aprendam-no antes do teste de shodan. Você não precisa convencer ninguém, com palavras. Fazendo um teste de Ki antes e depois, você pode ver por você mesmo como funciona bem.

- Como o passar do tempo, o senhor fez muitas mudanças nas artes do Aikido. Mudanças importantes no modo de arremessar ou como fazer as chaves de articulação, isso para torná-las mais consistentes (de acordo) com os princípios do Ki. Pode uma pessoa que pratica outro estilo de Aikido, ou mesmo outra arte marcial como Judô ou Karatê, aplicar os princípios do Ki nas técnicas as quais eles têm sido ensinados?
- Claro que os pricípios do Ki podem ser aplicados em qualquer arte marcial, mesmo em qualquer esporte, dança ou outra forma de exercício. Há quatro princípios básicos: Mnatenha o ponto Um, Relaxe completamente, Mantenha o peso embaixo, Extenda Ki. Nenhum deles é restrito ao Aikido, e, de fato, todos eles podem ser aplicados para qualquer coisa que você faça no dia a dia. Eu ensinei esses princípios básicos para o profissional de baseball Sadaharu Oh, e ele quebrou o recorde mundial de home runs. Os princípios básicos do universo aplicam-se para tudo o que você faça. O motivo porque as pessoas obtém resultados fracos é porque tentam ir contra os princípios da natureza. Se você lembrar dos princípios e aplicá-los subconscientemente, eles trabalharam para você todas as vezes. No entanto, as pessoas têm o mal hábito de esquecer os fundamentos tão logo façam algum progresso. Esse é o motivo porque você deve se manter treinando.

Nenhum comentário: