quarta-feira, maio 31, 2006

Terceira parte de entrevista Inédita (em português) de Tohei sensei

Competição de Taigi

- O senhor estabeleceu um sistema de competição no estilo olímpico, único no Aikido, usando as artes do Taigi. Qual é o motivo de fazer isso, e qual é seu propósito final com as competições de Taigi?
- Ueshiba sensei ensinou que o Aikido é baseado no não conflito, e por causa disso ele baniu as competições do Aikido. No entanto, se o não conflito e mal interpretado isso pode levar como fugir dos problemas, escapar. O ponto verdadeiro disso é que, ante um conflito quem está realmente relaxado é o mais forte. Nas competições comuns você coloca tensão contra tensão, e o mais forte vence. Mas o vencedor de hoje encontra seu algoz amanhã. Ninguém é invencível. Na verdade, o Aikido não coloca tensão (força) contra tensão, ele supera a tensão coordenando (harmonizando) e conduzindo. De fato, se você nunca testar seu conhecimento em competições, como vai saber se desse modo funciona ou não? Competições comuns tornam possível às pessoas praticarem sob condições seguras ou “fixas”, mas com o risco de desenvolverem mals hábitos que não irão ajuda-las nas ruas, quando o atacante não estiver seguindo as mesmas regras. O real significado do não conflito é relaxar em face do perigo, respeitar o Ki do oponente e liderar rumo a uma conclusão sem danos.
A competição de Taigi não é uma oportunidade de ver quem é mais forte, mas testar-se, demonstrar, e performar as artes do Aikido, frente a uma audiência e juízes que julgarão de acordo com critérios definidos. A coisa mais popular que estamos observando é Fudoshin (estabilidade, equilíbrio), Modulação e Ritmo, e expansão de Ki (amplitude, beleza). Há dezenas de outros critérios que dizem respeito especificamente a técnica, mas há aqueles mais importantes. Seus hábitos durante a prática diária ficam muito claros sob a pressão de uma competição de Taigi. Mas isso é um tanto diferente de uma luta de competição.
Se você lidera (conduz) uma pessoa para onde ele quer ir, ele o seguira satisfeito.Se o faz para seu benefício, ele não irá resistir. Mas se você egoisticamente deixa os outros para trás, é claro que eles irão resistir e você terá conflitos. Esse é um problema atual, com todos ensimesmados, sem se preocupar com as conseqüências de seus atos para os outros e para o meio-ambiente. Esse é o resultado de centenas de anos de materialismo, que colocou o corpo antes da mente. Os 5 princípios do Shin Shin Toitsu Aikido também aplica de modo direto a arte de liderar (conduzir) pessoas. O Ki está estendido, Conheça a mente de seu oponente, Respeito mo Ki de seu oponente, Coloque-se no lugar de seu oponente, e Lidere com confiança. Nós mostras isso passo a passo no modo como ensinamos cada arte do Aikido; mas isso funciona do mesmo modo para negócios ou vendas. Se os executivos das companhias fazem desse modo, os empregados irão trabalhar felizes e arduamente. E é do mesmo modo para os pais e professores. O propósito primário do Aikido é treinar e desenvolver Ki e a competição de Taigi dá a oportunidade de testar e demonstrar isso em alto nível.

Nenhum comentário: