quinta-feira, junho 01, 2006

Quarta parte de entrevista Inédita (em português) de Tohei sensei

Terapia Kiatsu

- O senhor desenvolveu o Método de Cura com Ki chamado terapia Kiatsu . Qual a diferença do Kiatsu para o Shiatsu e de outras formas de massagem orientais?
- A maior diferença é ser baseado em princípios de Ki ou não. Se você insiste em fazer as coisas contra os princípios da Natureza, você vai acabar ficando exausto ou doente. O maior erro da maioria das pessoas é assumir que o terapeuto é quem vai curar o paciente. Mesmo os médicos tendem a esquecer da força vital quando tratam dos pacientes. É a energia vital dos próprios pacientes que os cura, e o que todo terapeuta faz é estimular o fluxo de Ki, que vai curar o paciente. Quando a pessoa está fraca ela precisa de ajuda. O Kiatsu pode ajuda-los a ficar sobre os próprios pés. De qualquer modo, a pessoa irá alcançar melhores resultados se eles tomarem a responsabilidade de sua própria saúde mental e física. Uma larga porcentagem das doenças são causadas pelo agravamento do stress. A melhor coisa que você pode fazer para a sua saúde é aprender como relaxar e desenvolver um Ki forte.

Definição de Ki

- A marca e o princípio central da Ki Society é o Ki. O senhor poderia explicar o Ki para uma criança?
- Ki é uma palavra japonesa que descreve a energia natural do universo. Nós podemos experimentar isso diretamente como nossa força vital, Que nos mantém saudáveis e felizes. Em japonês, a palavra “ikiteru” significa estar vivo, “iki o shiteru” significa respirar, e e mesmo que os caracteres sejam diferentes, ambos contém o som Ki. Originalmente a língua japonesa não tinha um sistema de escrita, e nós adaptamos o sistema de escrita chinês para a nossa linguagem. O caracter para Ki é chinês, mas originalmente a palavra Ki existe em japonês antes do caracter ser adotado. Em minha primeira visita ao Havaí, em 1953, eu perguntei aos meus estudantes se eles tinham uma palavra equivalente em inglês. Eles procuraram no dicionário e não puderam vir com uma, então eles começaram a usar a palavra japonesa Ki, e hoje todos a usam. Crianças reconhecem isso instintivamente. São os adultos que querem que seja definido em palavras.

Benefícios de treinar Ki-Aikido

- De que modos treinar Ki-Aikido protege a saúde e promove o bem estar físico?
- Nós falamos sobre Ki como uma energia que circula livremente entre nosso corpo e o universo. Uma pessoa saudável é chamada “genki”, tendo um Ki forte. Se o seu corpo está desordenado com stress e tensão, isso irá afetar de modo negativo a sua saúde. Aikido é um balanceado exercício para todo o corpo que mantém a juventude e a forma física, tnato quanto é um excelente modo de desenvolver um Ki forte.

O maior mal entendido quanto ao Ki

- Qual é o maior mal entendido quando se trata de Ki?
- O maior erro é pensar que o Ki é algo mágico ou sobrenatural. De fato, o Ki é uma coisa natural como o ar e a água. Algumas pessoas ensinam como eles podem “usar o Ki” para fazer pessoas cair sem que sejam tocadas, mas isso tende a funcionar apenas entre estudantes e alunos. Eu ensino as pessoas a serem naturais, e nada mais que isso. Eu faço demonstrações quando ensino, que algumas pessoas podem considerar extraordinárias, como deixar seu corpo não erguível mesmo por várias pessoas fortes, ou estar tão equilibrada que ninguém consegue tira-lo do lugar. De qualquer modo, nenhuma dessas coisas é sobrenatural, e todos os meus estudantes são capazes de faze-los. Isso não requer um assistente que irá cooperar para que o truque funcione. Esse é o motivo pelo qual eu sempre chamo pessoas da platéia, quem eu nunca vi antes, para as demonstrações. Pessoas que assistem sem entender podem chamar de sobrenatural, mas eu nunca me promovi com esse termo.
Muitas pessoas assumem como fato que se alguém empurrar seus corpos, não há outra escolha que não seja mover-se ou aceitar. De fato, se você está relaxado e unificado mente e corpo é relativamente fácil redirecionar a força que vem para o ponto Um (Itten) e tornar-se estável como uma rocha, mesmo se vários homens fortes tentarem empurra-lo. A mesma coisa acontece quando recebem pressão mental. Eles se convencem que estão exaustos e literalmente levam a si mesmos, por meio de discurso, a um estado de exaustão. Isso só é natural porque a mente segue o corpo. Esse é o motivo porque eu não permito que meus estudantes ou crianças usem palavras negativas. Isso é pedir por problemas. As pessoas jovens, hoje em dia, têm o mal hábito de dar desculpas. “Sim, mas…”, “Eu não posso”. Como você pode dizer que não pode sem ao menos tentar uma vez? Se você pensa que alguma coisa é difícil, a coisa mais importante a fazer é achar uma solução, não simplesmente desistir. Por que se convencer que se está encurralado? Muitas pessoas desistem ao primeiro sinal de oposição.

Nenhum comentário: