terça-feira, maio 30, 2006

O encontro de Kenshiro Abe e Ueshiba O-sensei

Cansado de viajar e vislumbrando um trabalho difícil adiante, o jovem rapaz procurou um lugar para sentar naquele trem lotado. Acomodando-se perto daquele senhor franzino, sentou-se na parte de trás e lateral do vagão.
"Não lhe conheço?", perguntou o senhor próximo a ele. Suspirando, o rapaz olhou para a cara enrugada daquele sujeito e respondeu: "Eu acho que não". "Engraçado, tenho certeza de que eu o conheço", retrucou o senhor. "Qual o seu nome?". O rapaz levantou-se e olhou seu novo companheiro de viagem mais diretamente. Dessa vez, com olhar ameaçador, ele anunciou com orgulho e arrogância: "Meu nome é Kenshiro Abbe, campeão japonês de Judô". O senhor sorriu. "Ah, sim! Eu sabia que já tinha visto você antes". "Por favor, você pode ficar quieto", pediu Abbe, retornando ao seu lugar. "Eu tenho uma competição amanhã e preciso descansar". "Claro", disse o senhor. Mas, enquanto o trem seguia viagem pela estrada de ferro entrecortado pelo vento, e com o balanço que lhe é peculiar, o sujeito continuou tagarelando incessantemente. Até que, finalmente, Abbe levantou-se novamente e o encarou. "Cala essa boca, velho! Eu preciso dormir". "Se eu sou só um velho e você esse tal campeão de Judô que você diz ser, talvez você possa quebrar o meu dedo. Eu fico quieto se você quebrar o meu dedinho", disse o velho. Achando que se o fizesse ficaria livre do velho, o rapaz verificou o dedo que lhe havia sido ofertado. Cansado e irritado, ele agarrou o dedo do velho e torceu para quebrá-lo. O que se seguiu não foi o estalo curto e seco de um dedo sendo quebrado. Ao contrário, o que se viu foi um rapaz voando, caindo estatelado no chão daquele vagão e expelindo todo ar contido nos seus pulmões. E o pior, ele foi imobilizado. Depois de alguns instantes, o velho o libertou. "Quem é você?", perguntou Abbe, maravilhado.
"Eu sou Morihei Ueshiba, fundador do Aikido". Abbe, ainda no chão do vagão, curvou-se para ele e perguntou se ele poderia ir ao seu dojô (Local de treinamento) para treinar. Ele foi aceito como estudante e ficaria com Ueshiba por dez anos.

(trecho do livro Histórias do GRande Mestre, livro escrito por Susan Perry)

Nenhum comentário: