sexta-feira, junho 02, 2006

Oitava parte de entrevista Inédita (em português) de Tohei sensei

A medicina tradicional e abordagens alternativas de saúde

- Entre médicos, há um aumento de interesse no bem estar e na prevenção, e, na medicina, em drogas alternativas e cirurgia. Médicos são profissionais atarefados, e têm pouco tempo de estudar esse tipo de abordagem, e muito menos dizer qual deles são dignos de estudo. O que podemos fazer para ganhar reconhecimento entre médicos e profissionais de saúde em se tratando dos benefícios para a saúde do Ki e do Kiatsu?
- Se uma pessoa é tão ocupada ao ponto de deixar de fazer algo importante, então a primeira coisa que ele precisa aprender é relaxar. De fato, eles não são tão ocupados quanto pensam. Eles apenas se fazem sentir, agir e parece ocupados. Uma certa pessoa passou 20 minutos contando-me como ela era ocupada, e nesse tempo encheu meio cinzeiro, fumando um cigarro após o outro. Eu disse a ele que, se ele tinha tempo para fumar, então devia ter tempo para fazer coisas importantes. As pessoas perdem o senso do que é importante. Se mesmo os médicos estão sob tanto stress que eles não conseguem dormir a noite a não ser sob pílulas, então, definitivamente, é tempo de dar atenção a abordagens alternativas de saúde.

- O maior problema na América, hoje, são os litígios. Pessoas processando outras por motivos reais ou descontentamentos imaginários. E isso é um grande negócio para os advogados. Os dojos de artes marciais não estão imunes, e apólices de seguro não oferecem total proteção. Como o senhor protege a si mesmo no caso de ser processado?
- Primeiro de tudo, se o intreutor mantém total presença de espírito enquanto ensina, a maioria ou todos os acidentes no dojo podem ser evitados. Se as relações com os alunos são boas ele não será processado. Eu também recomendo que meus instrutores aprendam Kiatsu. Se um estudante se machuca, e o instrutor mostra os cuidados adequados, e eles resolvem o problema com Kiatsu, o estudante nunca irá mover processo. Problemas legais em geral são a superfície de problemas mais profundos. Eu tenho ouvido falar de pessoas que foram erroneamente processados dentro de sua vida profissional, e foram capazes de vencer o caso por meio de uma combinação de consciência limpa e senso de integridade mesmo sob pressão.

- A violência sempre fez parte da sociedade, mas recentemente tornou-se uma ameaça real nas escolas, com armas nas mãos de crianças com menos de 10 anos. O que os pais e professores podem fazer para se protegerem a si mesmo e as crianças?
- Primeiro de tudo, você está falando de um problema sério que é a facilidade com que as pessoas obtém uma arma, e deixam essas armas em locais de fácil acesso para as crianças. O maior benefício do treino para as crianças é o auto-controle e a auto-disciplina. Não há nada mais perigoso do que uma criança destemperada. Mesmo na Yakuza japonesa (Máfia), eles raramente machucam outras pessoas, mesmo se ocorrem ameaças, porque eles sabem o bastante, por meio da experiência, para considerar as conseqüências. Crianças não pensam nas conseqüências, e se eles perdem o controle, e perdem a paciência, eles são capazes de qualquer coisa. É melhor se as crianças e seus pais treinam juntos, desse modos todos entendem a importância do respeito mútuo.

Nenhum comentário: