sexta-feira, junho 02, 2006

Quinta parte de entrevista Inédita (em português) de Tohei sensei

Respeito por todas as coisas

- O senhor diz que tudo é feito de Ki, e que quando o Ki circula livre nós estamos em um estado de boa saúde. Objetos e nossas outras posses têm Ki, tomando o mesmo sentido?
- Claro que o Ki circula por todas as coisas. Isso é porque devemos tratar com cuidado de nossas posses. Nesse sentido tudo está vivo, não apenas animais e plantas. As coisas estão vivas e elas são definitivamente afetadas pelo modo como as tratamos. Nós desperdiçamos demais. Deveríamos ter mais cuidado com nossas posses. Nós jogamos as coisas antes de fazer qualquer esforço no sentido de repara-las, reciclar, reutilizar, e cuidar para que durem mais. Um princípio fundamental das artes marciais é tratar as coisas e as pessoas com respeito.

- Qual o segredo para se fazer um bom Kiai?
- Kiai é apenas uma palavra inventadas pelos artistas marciais para o grito focado usados em técnicas de artes marciais. O significado real é estender Ki positivo em tudo o que você faz. Ki de verdade pode ser silencioso, pensando de modo positivo e sendo consciente em suas ações. Mesmo se uma pessoa está atacando você, se você estende um forte Ki, isso envia um poderoso sinal subconsciente dizendo que não há local para outro ataque. Se os pais sempre pensam em como ajudar suas crianças a serem melhor, isso também é Kiai. Quando as crianças se comportam mal, os pais deveriam refletir sobre si mesmos. Eventualmente isso significa que as crianças precisam de mais cuidado, mais Kiai.

- O senhor diz que tem o hábito de sorrir quando está com problemas. O senhor vira a mesa de seu oponente por meio de um ponto de vista positivo de oportunidade, ao invés de um ponto de vista negativo de limitações. Seu caminho de ver as coisas é o oposto das pessoas comuns. Como o senhor desenvolveu esse modo de pensar?
- Nós nascemos em um mundo relativo, um mundo de opostos. Nós vemos as coisas em preto e branco, e esquecemos os tons de cinza. As conexões entre as coisas não são sempre óbvias. Ao contrário das aparências, Galileu disse que a terra move-se ao redor do sol, e é claro que ele estava certo. É fácil seguir cair em determinado modo de pensar quando se está feliz e quando as coisas vão bem, e do mesmo modo, ficar bravo, quando não se segue o próprio caminho. Você vê as coisas diferentes quando se lembra que sob tudo isso, todas as coisas estão conectadas com o Ki, e não temos que ficar bravos com as pequenas mudanças.

- O Aikido leva anos e anos para ser aprendido. As pessoas se espantam ao descobrir quanto tempo leva para aprender a “defenderem-se” usando Aikido. O que pode o estudante aprender nos dojos, que eles podem aplicar imediatamente na vida diária?
- O propósito final do Aikido não é aprender técnicas, mas aprender como unificar mente e corpo. Se não se pode controlar a própria mente, como você pode controlar seu corpo? Se você aplica os princípios do Ki corretamente, você pode facilmente fazer Aikido. O motivo pelo qual o Aikido leva tanto tempo para ser aprendido é que as pessoas se esquecem de aplicar os princípios. Nós também temos mals hábitos a superar. Eu não promovo facilmente as pessoas à shodan porque as pessoas precisam aprender a unificar mente e corpo para algum tempo depois eles serem promovidos. Você pode ser capaz de enganar outras pessoas, mas você sabe o que pode e o que não pode fazer. Não existe isso de crime perfeito porque você não é capaz de enganar o universo. As pessoas pensam que podem escapar violando as leis da natureza, mas como é dito, “ o que vai, volta”. Um dos mal hábitos de minha juventude era beber demais. Eu era jovem e forte o bastante que eu pensava que poderia ir adiante daquele modo, mas os excessos eventualmente o alcançam. Meu médico diz que um copo de vinho por dia faz bem à saúde, então eu ainda aproveito o álcool, mas excessos podem arruinar a saúde. Muitas pessoas jovens, atualmente, pensam que podem abusar ou negligenciar seus corpos sem nenhuma conseqüência. O tempo irá responder.
A falta de respeito é um grande problema nas escolas e famílias atualmente.

Nenhum comentário: