segunda-feira, maio 29, 2006

Ensine o que você aprendeu

5- Ensine o que você aprendeu

Livro: Ki in daily life p. 119 - BE BOTH PUPIL AND INSTRUCTOR

Tohei Sensei gostaria que você entendesse que enquanto você ainda está aprendendo você estará também ensinando.
Apesar de você ter aprendido algo somente pela metade, os pontos positivos entrarem em uma orelha e saem pela outra, no caso do princípio de ki da união de mente e corpo, o ato de virar o pescoço ou dobrar o dedo pode ter um grande significado e fazer uma grande diferença no efeito de uma técnica. Em algumas vezes, apesar de você não ser capaz em derrubar seu oponente por mais que se tente, uma mudança no jeito de dobrar seu dedo tornará a derrubada de seu adversário tão fácil que não nos percebemos , uma vez que essas modificações envolvem mudanças direcionais no fluxo de ki e são muito importantes.
Caso você aprenda algo com a idéia de se apressar para casa e ensinar para seu irmão ou qualquer outra pessoa você prestará atenção especial, escutar cuidadosamente e estar seguro de que você tenha dominado muito bem. Se você sempre praticar com a idéia em mente que algum dia você poderá ensinar o que está aprendendo seu progresso será mais ainda mais rápido.
Apesar do treinamento em ki ser o aprendizado das regras do universo colocando-as em prática, a maioria das pessoas desconhecem essas regras. Se você aprender uma delas hoje, pelo menos mais uma pessoa sabe essa regra. Além disso você se tornou um professor com a qualificação para ensinar outra pessoas. Se você aprendeu o braço indobrável hoje, você estará em posição para ensinar a qualquer um amanhã.
Quantas qualificações mais avançadas você terá para ensinar se você se disciplinou ao ponto de poder verdadeiramente aplicar as leis do universo!
Se cada pessoa estudasse com o conhecimento de que um dia se tornará um líder da sociedade e será capaz de fazer sua contribuição, o mundo seria muito mais brilhante.
(trad. Kendi Chikude_

Conheça os princípios do Setsudo (Ensinando o Caminho do Universo)
.

Nenhum comentário: