sexta-feira, maio 25, 2007

Outras pessoas podem realmente nos fazer algo?

(por Shinichi Tohei)

Uma aula breve:

O propósito deste tipo de artigo é a prática e a validação dos princípios do Ki (Mente move o corpo) os quais são o fundamento do Ki-Aikidô em sua vida diária.
Então, não tem sentido apenas ler e não praticar.

O método fundamental de obter a maestria em algo é a prática. Além disso, não apenas a prática, mas também é importante validar as mudanças que estão ocorrendo com você como sendo resultado da prática.

É fácil perder o que você aprendeu sem a prática. Por outro lado, você nunc aperde o que aprendeu por meio da prática e da validação. Então, por favor leia, pratique e valide os conteúdos de meu artigo pelo menos quatro vezes ao mês.

Outros podem realmente nos fazer algo?

A essência do Ki-Aikido é encontrado nos princípios do Ki, os quais são praticados mostrando como a mente move o corpo. "A mente move o corpo" significa "A mente sempre tem um efeito sobre o estado do corpo".

Esta história diz respeito à técnica de Ki-Aikidô:

UMa pessoa segura seu punho com toda a força. Você consegue moiver seu oponente de forma livre e liderar de um modo harmônico? Isso é importante para sua realização se você pode ou não fazê-lo.

Que o oponente segura seu punho é um fato. Mesmo assim, há dois modos de experenciar o fato: "o oponente me segurou" ou "você permitiu que o oponente te segurasse".

Se você percebe como tendo sido seguro, sem sua permissão, você não pode ser mover. Porém, se você se percebe como permitindo que o oponente te segure, você pode se mover livremente. Isso é realmente incrível para os iniciantes. O que importa é o estado de sua mente.

A mente não tem forma. POr isso algumas pessoas imaginam que outros não podem saber de sua mente. Então, eles pensam que está tudo bem usar a mente de qualquer modo. No entanto, esse tipo de pensamento não funciona no Ki-Aikidô. A prática é melhor que a regra, então o modo como usamos nossa mente na prática é importante. Você não pode executar uma técnica de Ki-Aikidô se você usa sua mente de modo impróprio.

Aqui está o mesmo exemplo do uso da mente na vida diária:

Muitas pessoas ficam realmente muito nervosas em público. Ele sentem uma forte sensação de estarem "sendo vistas" por outras pessoas. Como resultado, elas retraem Ki para si mesmas.

No entanto, se elas mudarem a percepção de estarem "sendo vistas" para "vendo", o nervosismo diminui absurdamente. É isto, envie Ki para os outros.

Quando você retrái Ki, você apenas pensa em si mesmo. Por exemplo, "O que vai acontecer se eu falhar?" "O que vai acontecer se eu não sou respeitado?"

Sendo assim, apenas envie Ki para os outros, não para si mesmo. Por exemplo, apenas "veja a personalidade outros", ou "veja a expressão nos outros rostos", ou "veja a aparência dos outros". Estes são exemplos de enviar Ki para os outros. Mude a direção de seu Ki, de para dentro para para fora.

Eu costumava ficar nesvoso no passado. Então, depois nque eu aprendi a estender Ki para os outros, mesmo o nervosismo tornou-se uma grande vantagem, e eu fiquei muito forte ante os outros.

Outro exemplom é quand pedem que você execute algum tipo de trabalho:

Muitas pessoas recebem isso como "outros estão me forçando a trabalhar". Se você vê dessa maneira, você não pode trabalhar de modo eficiente e ficará desgastado desnecessáriamente. Nn entanto, mesmo quando é o mesmo trabalho, se você vê isso como "Eu estou trabalhando por mim mesmo", você pode fazer aumentar sua eficiência e não ficará tão cansado.

Em termos simples, "Sempre é melhor fazer as coisas de um modo positivo e prazeiroso, do que pensando que outros estão nos forçando". Mesmo assim, muitos encontram dificuldades em fazer essa transição de mente. É terrível que eles usem suas mentes de modo incorreto e então digam "Eu estou cansado". Desse modo eles perdem a própria motivação.

Nós praticamos o efetivo uso da mente no Ki-Aikidô. Se você aplica isso na sua vida diária, você pode fazer as coisas de modo confortável. Mesmo ao aprender uma técnica de Ki-Aikidô, esse princípio é muito profundo.

Vamos praticar e validar o seguinte:
1. Quando encontrar algumas pessoas, pense "Outras pessoas estão me olhando".
Então, qunado encontrar outras pessoas, pense "Eu estou olhando para vocês".

2. Quando estiver trabalhando, pense "Outros estão me forçando a trabalhar".
Então, em outro momento, pense "eu faço este trabalho por mim mesmo".

O ponto de validação é:

1. Quando você encontra outras pessoas, em qual dos modos você sente a mente mais calma?
2. Quando você trabalha, qual dos modos é mais confortável?

Nenhum comentário: