terça-feira, maio 22, 2007

"Respiração com Ki", Koichi Tohei (31)

Este artigo é uma tradução do livro de Koichi Tohei, "Respiração com Ki" (Ki no Kokyuho)".

Shinichi Tohei

O princípio do não conflito

Isto é importante para manter a saúde das relações humanas e para manter a saúde da mente e do corpo.
O Universo é absoluto, com o qual não temos motivos para lutar. Batalhas surgem primeiro quando a idéia de dualidade aparece.

Focando em um mundo relativo, nós damos espaço à atitude na qual o luta é uma coisa natural. Nós temos esquecido a verdadeira natureza do Universo.
As pessoas de hoje encontram grande dificuldade de entender este conceito.

Há pessoas demais atualmente que sentem que é impossível viver sem conflitos. Também há muitos que, pensando que isso significa oprimir outras, fazem de tudo para ganhar ascendência e para vencer, não importando os meios.
Naturalmente, essa situação fica ainda mais difícil se as pessoas em questão estão juntas para discutir a paz no mundo.

Se realmente queremos um mundo pacífico, cada indivíduo precisa retornar ao básico espírito do Universo e entender o significado do princípio do "não-conflito".

A crença geral é que o princípio da não-agressão significa que nós devemos concordar com qualquer coisa que possam nos dizer, que não devemos resistir se alguém ´por ventura nos atacar, e que esse é um meio muito fraco de se viver.
Esse não é realmente o caso. O princípio da não-agressão demanda o mais forte espírito.
Demanda um completo suprimento de Ki na mente e corpo para ajudar-nos a evitar de receber mesmo que um mínimo do Ki minus do oponente.

A situação é similar na natureza, no caso para uma corrente de águas claras a borbulhar escapando do fundo de um lago. No seu caminho para a superfície, nenhuma parte volta para o lodo no fundo do lago depois de entrar no corrente clara.

Quando você está cheio com o Ki plus e emitindo-o, nem um pouco do Ki minus ao seu redor pode entrar em seu corpo. Do mesmo modo como as águas barrentas do fundo do lago poderiam avançar e sujar as águas claras se a corrente parasse de fluir por um único momento, se você atrair Ki minus para si, mesmo que uma mínima parte, você receberá todo o Ki minus ao seu redor.


Então, o princípio da não-agressão demanda uma forte mente, contantemente cheia de Ki e constantemente enviando nosso Ki npara o Universo. Uma mente cujo Ki está em perfeito confluxo com o Ki do Universo.

O caminho da não-conflito te habilita a superar desapontamentos sem raiva, a rir das injúrias e liderar qualquer ataque sem receber o golpe.

Aqueles que se lamentam para poder descansar sem resistir a nada e respondem que não querem ficar mal por responder a terceiros, não é o que para nós significa o princípio do não-conflito.

Guardar as palavras e atos de seu oponente em sue coração não é o não-conflito verdadeiro; isso é tolerância. Mesmo que você nada diga com seus lábios, seus sentimentos podem ser percebidos em você. Conflitos e contradições em sua mente também são um tipo de batalha.

O não conflito que estamos falando nasce quando você não guarda mals sentimentos a respeito da mente minus de seus oponentes, mas com a magnitude do mar que aceita todas as correntes tributárias, mantém a calma em seu coração.

Um empregado de uma certa companhia começou estudando unicidade de mente e corpo. Ele veio até mim um dia com um problema. Ele disse, "Eu estou tendo frequentes conflitos de opinião com meu chefe no escritório e essas diferenças normalmente terminam em discussão. Meu chefe é teimoso e eu também tenho temperamento esquentado. Mesmo que eu saiba que brigas não são boas, eu não consigo parar. Toda hora que meu chefe diz algo ruim de mim, eu sempre fico furioso. Eu quero saber o que eu posso fazer para resolver esse problema."
"Ensinaram a você unicidade de mente e corpo e você aprendeu a realizá-la?" Eu perguntei.
"Sim, eu compreendi isso bem."
"Então é realmente fácil. Quando alguém diz algo desagradável sobre você, mantenha um ponto no baixo abdômen, expanda um poderoso Ki, e não tome como pessoal o que disserem. Se você fizer isso, todas as coisas ruins que te disserem irão reverter para quem falou. No caso de seu chefe te chamar de idiota e você recusar a tomar parte no que ele provoca, isso irá retornar para ele, que, de fato, está dizendo que ele mesmo é idiota. Você poderia rir e concordar se seu chefe te dissesse 'Eu sou um idiota', não concordaria? Apenas tente pensar desse modo, e observe o rosto da outra pessoa. O rosto de um homem que está zangado, tudo por ele mesmo, é especialmente divertido.”

Ele aparentemente colocou de imediato meus conselhos. Não importando quão bravo estivesse seu chefe, ele simplesmente sorria e dizia "sim, sim." Finalmente seu chefe anunciou, como ele estava irritando-se, que conversar com meu estudante apenas o fazia furioso. Então ele foi adiante.
Ele percebeu que ver a face sorridente de seu parceiro o fazia parecer tolo e desprezado, ficando raivoso sozinho.
O mesmo é verdade para ameaças. Se a pessoa ameaçada mantém um ponto no baixo abdômen e a calma de sua mente, quem fica assustado é o homem que fazia a ameaça.

Uns poucos dias depois, o chefe perguntou a meu estudante, "Tem algo engraçado aqui. Você parece ter aprendido algo diferente nos últimos tempos."

Meu estudante explicou toda a coisa para seu chefe, que disse que todas aquelas brigas foram demais e não tinham razão de ser e assim resolveram parar.

Nenhum comentário: