quinta-feira, maio 25, 2006

Palavras de O-Sensei Morihei Ueshiba

“O Budo não é um meio para se derrotar um oponente pela força ou com armas letais. Também não é seu propósito levar o mundo a destruição pelas armas ou por outros meios impróprios. O verdadeiro BUDO visa ordenar a energia do Universo, preservando a paz mundial, moldando e protegendo tudo na natureza em sua forma original. Praticar BUDO é essencial para fortalecer, em meu corpo e em minha alma, o amor do KAMI, a divindade que gera, preserva e nutre todas as coisas na natureza”.

“Lembrem-se todos os meus alunos: eu não criei o AIKIDO. Aiki é a sabedoria de Deus. AIKIDO é o caminho que ele criou”.

“Se vocês querem estudar o Aikido, precisam estudar a criação e o movimento do universo, os princípios que o criaram, o fluxo e a função da energia da natureza, o movimento das galáxias.. Tudo esta inter-relacionado, tudo faz parte da lei universal . As forcas da vida – a reação nuclear, corrente eletromagnética, gravidade – são o principio do Aikido e a base da técnica”.

“Não sou eu quem controla minha energia e meu poder. Eu sou vazio, mas pelo meu corpo correm as energias do universo. Meu poder não e meu: é o poder universal”.

“Quando o adversário atacar, enfrente-o com a confiança da intuição. Traga-o para o seu centro e recrie a dinâmica, o poder da marcha das galáxias”.

Nenhum comentário: