terça-feira, março 10, 2009

Técnicas Corporais Chinesas

Olá!

Gostaria de pedir sua ajuda na divulgação deste módulo, que será o primeiro de 3. O seguinte será o Xian Gong (treinamento perfumado) e o Shaolin Ba Duan Jin (8 Brocados de Seda); e no segundo semestre estaremos ministrando Curso de Formação em Lian Gong em 18 Terapias. Maiores informações cotim@superig.com.br ou elizamaral@symbolon.com

Universidade Positivo

CURSO DE EXTENSÃO 24 E 25 DE ABRIL de 2009



Técnicas Corporais Chinesas

QI GONG DOS SÍMBOLOS

&

ZHU YEN SHU

(treinamento para Rejuvenecimento do Rosto)


Cursos de Extensão >> Cursos PEC >> Técnicas Corporais Chinesas - Qi Gong dos Símbolos & Zhu Yen Shu - (Treinamento para Rejuvenescimento do Rosto)

http://www.up.edu.br/imagens/imagem_titulo.jpg Técnicas Corporais Chinesas - Qi Gong dos Símbolos & Zhu Yen Shu - (Treinamento para Rejuvenescimento do Rosto)

As práticas corporais orientais são mais que apenas exercícios físicos e legado cultural. Portanto, são ferramentas em potencial para a realização da harmonização do ser humano. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, saúde está relacionada com estar inteiro e em harmonia e a verdadeira cura é o resgate da Plenitude.

PÚBLICO-ALVO
Estudantes e profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, profissionais da área de Saúde e público em geral

OBJETIVOS
Oferecer ao público o conhecimento de novas modalidades das práticas orientais chinesas como instrumento de manutenção da saúde integral. Esse tipo de prática é muito simples e, ao mesmo tempo, são muito vigorosa e eficazes. Em pouco tempo de prática, percebe-se um aumento da concentração, as emoções e o coração se acalmam, a serenidade e a tranqüilidade podem ser sentidos facilmente. Através de movimentos suaves, aliados à respiração profunda, o Qi (Energia Vital) pode ser liderado pela mente e promover a saúde integral do ser humano.

METODOLOGIA
Aulas teórico-práticas, podendo incluir outras técnicas corporais chinesas, se necessário.

PROGRAMA
− O Qi Gong dos Símbolos − É uma prática corporal fundamentada na Filosofia Taoísta e na Alquimia Chinesa. São 18 movimentos pertencentes às artes corporais chinesas tradicionais que possuem significativo conteúdo simbólico, imagens arquetípicas, da natureza e de antigos ofícios. Expresso em imagens, os símbolos guiam o movimento e harmonizam o Yin e o Yang do cérebro, os Três Tesouros no Homem: Jing (essência ), Qi (sopro ), e Shen (espírito ) e os Cinco Movimentos dos Elementos da Natureza (madeira, fogo, terra, metal e água).
Trazer as imagens para o corpo, refletindo seus significados, permite que as emoções e os conteúdos afetivos que estejam a elas ligados, vão sendo integrados de forma suave na consciência, tornando assim a vida mais rica, serena e equilibrada.
− O Zhu Yen Shu – É uma automassagem composta de 8 movimentos a serem realizados pela manhã, ao acordar, com a finalidade de facilitar a fluência do Yang Qi (energia yang) no nosso corpo, garantindo a vitalidade dos órgãos internos e a juventude do rosto. Criado pelo mestre Hu Yao Zhen, médico e mestre de Qi Gong, o Zhu Yen Shu foi transmitido no Brasil pela sua filha, Dra. Hu Yue Xien, por ocasião de sua visita ao Brasil no ano de 1998.
− QI Gong dos símbolosExecução dos 21 movimentos que compõe a prática
• Os movimentos e sua relação com os símbolos
• O pensamento simbólico e o seu efeito terapêutico
− ZHU YEN SHU
• Introdução teórica ao pensamento chinês
• Fundamentos da técnica
• Prática do Zhu Yen Shu

CARGA HORÁRIA
12 horas

CORPO DOCENTE
Elizabeth Almeida do Amaral − Psicóloga com especialização Latu Sensu em Psicologia Analítica pela PUCPR. 1996. Fez sua formação como Instrutora de Lian Gong em 18 Terapias e demais Artes Terapêuticas Chinesas, pela Via5 Oriente Ocidente, sob a orientação de Maria Lucia Lee,São Paulo, em 1999. Foi Instrutora de Artes Corporais Chinesas para a Saúde no Hospital Psiquiátrico Bom Retiro, de maio/2002 a outubro/2004. Atuou como preparadora corporal do Coro Collegium Cantorum de março 2001/junho 2005, com as Técnicas Corporais Chinesas. Foi integrante da Comissão Organizadora do “I Seminário Sul-Brasileiro de Lian Gong” realizado em Curitiba em agosto/2000. Ministra palestras e workshops em congressos, eventos, faculdades, sobre temas relacionados à Psicologia Analítica e Artes Corporais Chinesas. Registro no Conselho Regional de Psicologia PR. CRP08/02719 e no Conselho Regional de Educação Física PR. CREF09/002789

Marli Sayomi Kubota − Instrutora de Tai Chi Chuan há mais de 19 anos, discípula do mestre taoísta chinês Liu Pai Lin do Instituto Pai Lin de Cultura Chinesa em São Paulo, de 1995 a 2000. Possui formação em Lian Gong em 18 Terapias pela Via5, com a professora Maria Lúcia Lee, introdutora da técnica no Brasil. Instrutora de Lian Gong dentro do projeto atividade promovido pela Unimed Curitiba, há mais de 8 anos. Foi ntegrante da Comissão Organizadora do “I Seminário Sul-Brasileiro de Lian Gong” realizado em Curitiba em agosto/2000. Possui formação em massoterapia chinesa pelo Centro Cultural Brasil-China de Curitiba, com o mestre Pan Yi Bo. Tem experiência em workshops, palestras, instrutora de Tai Chi e Lian Gong na UniSul/SC (1999), Prefeitura Municipal de Paranaguá(2004), academias em São José dos Pinhais, Paranaguá e Curitiba, como a academia Bodhidharma, Clube Santa Mônica, participação no projeto Viva o Verão do governo estadual (1994) e no Festival de Inverno da UFPR (2001). Graduanda do curso de Fisioterapia da UFPR Litoral. Registro no Conselho Regional de Educação Física PR CREF9/005688

DATAS E HORÁRIO:
Sexta-feira das 19h às 22h e sábado das 8h às 12h e das 14h às 18
24 e 25/04


INVESTIMENTO
Inscrições até 17/04 − R$ 120,00
Inscrições após 17/04 – R$ 150,00


VAGAS LIMITADAS
Observações:
A Universidade Positivo tem o direito de cancelar o curso que não atingir um mínimo de participantes até 24 horas antes da sua realização, restituindo integralmente o valor pago.
Em caso de desistência do curso, a pessoa inscrita deverá efetuar a comunicação por escrito até um dia antes do início das aulas. O cancelamento da matrícula será realizado com devolução de 80% do valor pago. Os 20% restantes referentes as despesas de administração não serão restituídos. Após o início do curso, não será aceito o cancelamento da inscrição e a cessão do compromisso financeiro assumido.
Os participantes que usufruírem o desconto para estudantes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, a carteira de estudante ou o comprovante de matrícula.
Os certificados somente serão emitidos com a freqüência de 75% da carga horária total do curso. Estarão disponíveis para a retirada na secretaria da Pró-Reitoria de Extensão no prazo de 30 dias, a contar da data de conclusão do curso.
É indispensável a entrega de uma cópia de RG e CPF no primeiro dia de aula.
Eventualmente, o cronograma do curso poderá ser alterado.

Nenhum comentário: