terça-feira, abril 24, 2007

Indicação de livros




O Monge e o Filósofo: o Budismo Hoje
de MATTHIEU RICARD e JEAN-FRANCOIS REVEL

Porquê o sucesso crescente que o Budismo tem vindo a registar no Ocidente? Ninguém melhor que Matthieu Ricard, ao mesmo tempo intelectual ocidental e monge budista, para responder a esta questão, sobretudo se confrontado com seu pai, Jean-François Revel, um dos mais reputados filósofos franceses, agnóstico e avesso a todas as formas de metafísica.
Nascido em França em 1946, Matthieu Ricard, depois de uma brilhante carreira científica no campo da biologia molecular, instalou-se na Ásia, em 1972, para aí seguir os ensinamentos dos seus mestres tibetanos. Tornou-se monge, estudou os textos sagrados e passou a acompanhar de perto o Dalai Lama.
Em Maio de 1996, no Nepal, filho e pai, o monge e o filósofo, aceitaram dialogar sobre o 'fenómeno' budista, dando origem a este livro fundamental para compreender as razões que levam o ocidente, face ao declínio dos grandes sistemas filosóficos e das grandes utopias políticas, a sentir-se atraído por uma forma de sabedoria que é, simultaneamente, muito antiga e muito nova.


Indico o livro para aqueles interessados em entender as origens dos conceitos propostos por Koichi Tohei sensei. Não quero afirmar que foi do budismo tibetano que Tohei sensei extraiu os conceitos trabalhados dentro das aulas de Desenvolvimento de KI, apenas que pela leitura do livro proposto, é possível ter maior clareza em relação a conceitos como ação e reação e o porque da opção pela não reação como caminho para o desenvolvimento de uma atitude positiva perante a existência.

Clique no título para uma brevíssima biografia de Matthieu Ricard, com direito a um link sobre os resultados da meditação budista sobre a região no cérebro reconhecida como relacionada à emoção positiva.

Nenhum comentário: