quarta-feira, junho 28, 2006

Meditação Ki - O correto sentimento ao sentar-se em Seiza

O Centro do Universo
(Koichi Tohei, in How to unify Ki)

Uma vez entendido que o universo é Um é que no universo absoluto todas as coisas são a mesma, vamos tomar em consideração nossa existência. O universo é um círculo ilimitado com linhas radiais ilimitadas. É uma esfera ilimitada, portanto. Qualquer um pode imaginar que o universo é sem limites acima de si, à sua direita e à sua esquerda, para a frente e para trás. Mas, como é abaixo de si? Nós estamos em pé sobre a terra, mas, além da terra, o universo também não tem limites. Mesmo que nos movamos em alguma direção, o universo não fica mais curto nessa direção a qual nos movemos. Por exemplo, se vamos à direita ou à esquerda, é absurdo dizer que o universo ficou um passo mais curto para a direita ou para a esquerda. Deste modo, estejamos em pé em um lugar ou nos movendo, onde quer que estejamos, podemos pensar que estamos no centro do universo.
Mas, porque estamos pisando a terra, muitas pessoas, inconscientemente, esquecem que o universo é infinito também abaixo delas. Então, porque dependem demais da terra sob elas, seu Ki pára sob seus pés.
Em uma emergência, quando eles pensam que precisam manter a calma e a estabilidade seja em pé ou sentados, tentam pressionar seus corpos contra o chão. Mesmo nas caminhadas do dia-a-dia, eles se vêem caminhando a pressionar o chão sob eles. Este é um grande erro. Fazendo isso em Seiza, não é possível sentar-se calmamente e de modo estável, nem relaxar completamente. O modo correto de sentar-se em Seiza é pensar e sentir que se está situado no centro de uma esfera sem limites e que se estar sentado é como flutuar no ar, sem depender de suporte algum.
Assim como alguém que nunca sentiu a doçura do doce pode entender ou acreditar no que seja o doce sem prova-lo, do mesmo modo é impossível saber o que é a Meditação Ki sem praticá-la, apenas pensando a respeito ou lendo.

Nenhum comentário: